terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Governo Lula prepara mudanças nas regras que entregaram a Eletrobrás de bandeja ao capital privado

As medidas do último governo levaram a 3G Radar, dos bilionários que fraudaram a Americanas, a tornar-se a maior acionista preferencialista da Eletrobrás

Lula, Jair Bolsonaro e Paulo Guedes (Foto: ABR)

O governo Lula (PT) prepara uma ação na Justiça para anular duas regras "leoninas" implementadas pelo governo Bolsonaro (PL) na privatização da Eletrobrás, informa a CartaCapital. 

As medidas do último governo levaram a 3G Radar, dos bilionários que fraudaram a Americanas, a tornar-se a maior acionista preferencialista da Eletrobrás.

O primeiro dispositivo em questão impede o governo federal de ter mais de 10% dos votos na empresa, mesmo possuindo cerca de 40% das ações dela. Já a segunda norma determina que, caso o governo queira comprar mais ações da Eletrobrás, o valor cobrado será 200% maior do que o regular - ou seja, três vezes mais caro. 

“Possivelmente, o advogado-geral da União vai entrar na Justiça para que a gente possa rever esse contrato leonino contra o governo. Porque é contra o governo", afirmou Lula durante encontro com jornalistas na manhã desta terça-feira (7).

As medidas bolsonaristas visam remover a influência do governo na empresa e criar barreiras para evitar que tal influência possa ser recuperada. “Foi quase uma bandidagem para que o governo não volte a adquirir maioria na Eletrobras. É uma coisa irracional, maquiavélica, que nós não podemos aceitar.” 

Ainda de acordo com a CartaCapital, "os comentários indicam que o presidente planeja reestatizar a Eletrobras em algum momento ao longo do mandato. Derrubar a regra legal que encarece as ações em caso de recompra pelo governo seria um passo nessa direção, pois baratearia a operação".

Durante sua fala, Lula destacou que a prioridade do governo vai ser cuidar das urgências da população, mas não negou a possibilidade de aumentar a participação na empresa: “eu não disse durante a campanha e não vou dizer agora que eu vou comprar essa empresa de volta. Até porque o pouco dinheiro que a gente tiver nós vamos cuidar dos benefícios de que o povo precisa. (Mas) Se a gente conseguir fazer a economia crescer, e a gente puder [ter dinheiro para] comprar mais ações, a gente vai comprar".

'Bandidagem'

O presidente Lula criticou nesta terça-feira (7), durante o café da manhã com a mídia progressista, o processo de privatização da Eletrobrás, que chamou de "errático", "lesa-pátria" e "quase que uma bandidagem".

"Foi feito quase que uma bandidagem para que o governo não volte a adquirir maioria na Eletrobrás. Nós, inclusive, possivelmente o advogado-geral da União, [ele] vai entrar na Justiça para que a gente possa rever esse contrato leonino contra o governo", disse Lula. 247.



BLOG DO BILL NOTICIAS

BRASÍLIA - Lula vai decidir comandos da Sudene e do BNB; Paulo Câmara deve ser confirmado hoje no BNB

 

Presidente vai acelerar o processo de definição dos titulares da Sudene e do Banco do Nordeste. Marília e Paulo Câmara estão entre os cotados


                          Por Magno Martins, especial para a Folha

presidente Lula (PT) deve mesmo bater o martelo esta terça (07) nomeando o ex-governador Paulo Câmara para a presidência do Banco do Nordeste (BNB). O ex-socialista tem audiência com o chefe da Nação às 16h de hoje. Lula vai tentar acelerar as nomeações do segundo escalão esta semana quando reúne o seu Conselho Político. 

O nó da Sudene e do Banco do Nordeste, cargos visados por políticos pernambucanos, inclui respectivamente a ex-deputada Marília Arraes (SD) e o ex-governador Paulo Câmara (sem partido). O mapa também mira até aliados fora da base de apoio oficial, como políticos dos partidos Republicanos e Progressista (PP). A Sudene foi prometida a Marília, dentro da cota do Solidariedade, mas o PT de Pernambuco, que ainda não tem espaços federais no Estado, também entrou na briga pela indicação.

Discussões passam por Conselho

Segundo a senadora petista Teresa Leitão, o partido deve discutir a indicação para a Sudene com o Conselho e o próprio Lula. “Temos dois nomes que já estão postos”, disse, sem revelar quem são. Segundo fontes da direção nacional do PT, esses nomes são ligados diretamente ao senador Humberto Costa, que estaria agindo para atrapalhar a ida de Marília para a superintendência do órgão.

Quanto ao Banco do Nordeste, cuja escolha deve sair ao longo desta semana também, numa sequência à posse de Aloísio Mercadante na presidência do BNDES, o líder do PT na Câmara, José Guimarães(PT), entrou na disputa para derrotar Paulo Câmara, que seria, segundo fontes do Planalto, preferido de Lula, a contragosto do PSB, legenda enfurecida com o ex-governador depois da sua saída abrupta do partido.

José Guimarães quer manter o atual presidente do BNB, José Gomes da Costa. O Banco do Nordeste é uma sociedade de economia mista, de capital aberto e tem mais de 90% do seu capital sob o controle do Governo Federal. “Por ser sediado no Ceará, o BN tem tradição de ser da cota de políticos cearenses, mas cabe a Lula reverter essa ordem”, disse um deputado petista do Ceará em reserva.


BLOG DO BILL NOTICIAS

PF deflagra 5ª fase da operação “Lesa Pátria” para prender terroristas bolsonaristas

As equipes cumprem três mandados de prisão temporária, um de prisão preventiva e seis de busca e apreensão, expedidos pelo STF

(Foto: Marcelo Camargo/Ag. Brasil)

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (7), a quinta fase da Operação Lesa Pátria, que visa identificar participantes, financiadores e fomentadores dos atos terroristas de 8 de janeiro, em Brasília. 

>>> Operação Lesa Pátria: Polícia Federal cumpre 11 mandados de prisão e 27 de busca e apreensão contra golpistas

>>> Idosa bolsonarista que ‘quebrou tudo’ em Brasília tem antecedentes por tráfico, falsificação e estelionato

Na fatídica data, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos por extremistas bolsonaristas, que promoveram violência e dano generalizado nas sedes dos Três Poderes, reivindicando um golpe de estado no país. 

As equipes cumprem três mandados de prisão temporária, um de prisão preventiva e seis de busca e apreensão, expedidos pelo STF, informa o portal Metrópoles. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

É preso pela PF coronel que comandava ações da PM do Distrito Federal no dia do terrorismo bolsonarista

A quinta fase da Operação Lesa Pátria tem entre os alvos, além do coronel, um major, um capitão e um tenente

João Eduardo Naime Barreto (Foto: PMDF/Reprodução)

Na quinta fase da Operação Lesa Pátria, deflagrada nesta terça-feira (7), a Polícia Federal prendeu o coronel da Polícia Militar do Distrito Federal João Eduardo Naime Barreto. Era ele o comandante de Operações da PM no dia 8 de janeiro, quando terroristas bolsonaristas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília.

Naime Barreto foi exonerado pelo interventor federal na Segurança do DF, Ricardo Cappelli, no dia 10 de janeiro.

Segundo disse a defesa do coronel à TV Globo em janeiro, o coronel estava em um hotel fazenda no dia dos ataques.

Nesta quinta fase na Operação Lesa Pátria, a Polícia Federal cumpre três mandados de prisão preventiva, um de prisão temporária e seis de busca e apreensão no DF, todos expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a TV Globo, há entre os alvos um coronel, um major, um capitão e um tenente. A Corregedoria da Polícia Militar do Distrito Federal acompanha a ação. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...