quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Por engano, bebê é vacinada com um frasco inteiro da Pfizer em São Paulo

 ERRO MÉDICO

                                 Por: Ana Laura Queiroz - Estado de Minas

Foto: HAZEM BADER / AFP

Por um erro médico, uma bebê de seis meses foi vacinada com um frasco inteiro do imunizante Pfizer contra a Covid-19, na cidade de Altinópolis, interior de São Paulo. A quantidade aplicada equivale a seis doses da vacina. No Brasil, a vacinação para crianças menores de cinco anos ainda não foi autorizada e o caso preocupou especialistas e profissionais de saúde.

De acordo com a família, a bebê deveria receber a vacina preventiva contra meningite, tétano, coqueluche e hepatite. À imprensa, a mãe afirmou que imediatamente a técnica de enfermagem, responsável pela aplicação das doses, reconheceu o erro e contatou a equipe médica e a vigilância sanitária. O caso ocorreu no dia 17 de janeiro. 

A criança foi internada  no Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto, onde permaneceu em observação por três dias. Segundo a mãe, a bebê apresentou inchaço na perna, febre e dor. Sem outras complicações médicas, recebeu alta e segue sob acompanhamento de profissionais de saúde em casa. 

Quanto ao erro da técnica de enfermagem, a mãe afirma não guardar rancor e elogiou a conduta da profissional em relatar imediatamente o ocorrido. 


Pernambuco prorroga até 15 de fevereiro as medidas de restrição contra a Covid-19

 PLANO DE CONVIVÊNCIA

Entre as medidas estão a necessidade de apresentação de cartão de vacinação em estabelecimentos como bares e restaurantes


                          Por Jaqueline Fraga

Governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta-feira (27), em coletiva de imprensa realizada no Palácio do Campo das Princesas, a prorrogação das medidas direcionadas ao enfrentamento da Covid-19 no Estado.

Plano de Convivência em vigor atualmente, que iria até o fim deste mês, será prorrogado por mais 15 dias, indo até o dia 15 de fevereiro.

Entre as medidas estão a necessidade de apresentação de cartão de vacinação em estabelecimentos como bares e restaurantes e de teste negativo para a Covid em eventos com mais de 300 pessoas

Segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo, houve uma desaceleração nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), devido à diminuição dos casos de Influenza, mas houve aumento nos casos de coronavírus, o que motivou a prorrogação das medidas preventivas. 

“Nós estávamos passando por uma epidemia de H3N2 dentro da pandemia de Covid-19 e isso está em franca desaceleração. Mas, por outro lado, a introdução da variante Ômicron da Covid-19 em nosso estado demonstra estar em franca e forte aceleração, com grande aumento de casos leves nos nossos pontos de testagem”, disse. 

“O resultado de testes positivos para Influenza, que estava em 16% na semana passada, está agora em 5%, ou seja reduziu a a positividade. Já a positividade para a Covid-19, que agora praticamente tudo é Ômicron, já está em 37%. A gente vai precisar da cooperação de todos, ou podemos ter mais sofrimento, mais perda de vidas”, completou. 

O secretário estadual de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, afirmou que o governo espera a diminuição de casos para flexibilizar as medidas atualmente em  vigor.

“Neste momento, vamos dar continuidade às regras atuais de proteção, que é a decisão mais adequada, renovando as restrições impostas nos últimos 15 dias”, frisou.

Novos testes rápidos
 
Durante a coletiva, André Longo informou que Pernambuco possui em estoque um milhão de testes rápidos para a identificação do novo coronavírus e que mais um milhão deve ser recebido nos próximos dias.

Segundo o secretário, 234 mil unidades serão enviadas ainda nesta quinta-feira para os municípios e outros 600  mil exames, disponibilizados pelo Ministério da Saúde, devem ser repassados às cidades até meados de fevereiro.
 
Importância da vacinação 
 
O secretário de Saúde reforçou o pedido para que a população cumpra as medidas de prevenção. “Pedimos a atenção e a necessidade de respeito aos protocolos e o reforço nos cuidados, com o uso correto da máscara, cobrindo boca e nariz, e a lavagem das mãos. Essas são ações que ajudam a diminuir a aceleração viral e demonstram respeito às medidas, respeito à vida, às pessoas que amamos e àqueles que estão a nossa volta”, disse. 
 
Longo também frisou a necessidade de se completar o esquema vacinal. “Destaco também a importância da vacinação. A Ômicron tem a capacidade de transmissão muito superior às outras variantes, é uma contaminação muito rápida. E a doença em não vacinados pode ter um impacto muito pior, podendo significar hospitalização e morte. Contra a Ômicron, não estar em dia com todas as doses é o mesmo de estar desprotegido”, alertou.

BLOG DO BILL NOTICIAS

Previsão de chuvas em Petrolina até segunda-feira(31). Prefeitura já de plantão para as possíveis emergências

                       Via: Vinicius de Santana


A partir de aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a Prefeitura de Petrolina, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (Sedurbhs) da qual faz parte a Defesa Civil, está em atenção para a possibilidade de chuva até segunda-feira (31), na capital do Sertão do São Francisco.

A Defesa Civil emitirá um alerta do serviço SMS 40199, para que a população redobre o estado de atenção, especialmente nas áreas de risco.

Além do aviso emitido aos mais de 5 mil números telefônicos cadastrados, o órgão monitora a instabilidade e possíveis impactos que venham a ocorrer, principalmente após a cheia do Rio São Francisco.

O secretário da Sedurbhs, Emicio Júnior, ressalta que a Prefeitura de Petrolina atua de maneira estratégica, com ações integradas, para minimizar os possíveis transtornos. “Realizamos o monitoramento da instabilidade e das áreas mais vulneráveis aos possíveis impactos da chuva. Estamos em atenção aos chamados que possam surgir através do serviço emergencial 153, que funciona 24h para atendimento às demandas da população”, frisou.

Segundo o secretário executivo da Defesa Civil, José Welton de Aquino, com base no monitor de intensidade de chuva, o acumulado do mês de janeiro já vai de 68 para 86,4 milímetros, superando a média do mesmo mês em 2021, que variava entre 52,6 e 73,2 milímetros. “Não temos registro de ocorrências até o momento. Dedicamos especial atenção às áreas de risco, e indicamos que a população nos acione imediatamente diante de possíveis situações de anormalidade”, ressaltou.

 Ascom Prefeitura Petrolina


BLOG DO BILL NOTICIAS

PT aposta em federação e candidatos de peso à Câmara para garantir governabilidade de Lula

Partido resgata nomes experientes e conhecidos e ainda aposta em jovens populares para aumentar presença na Câmara Federal

Lula e bancada de deputados federais (Foto: Gabriel Paiva/PT na Câmara)

O PT elencou como prioridade eleger uma bancada expressiva de deputados federais de esquerda para garantir a governabilidade a um eventual terceiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera todas as pesquisas para as eleições. 

Como mostra reportagem da Folha de S. Paulo, a legenda aposta tanto no resgate de políticos experientes como em nomes populares conectados com a juventude e a diversidade. Nesta estratégia também se inclui a formação de uma federação com PSB, PV e PC do B. 

Além da questão da governabilidade, a eleição para as 513 vagas da Câmara dos Deputados se tornou crucial para todas as legendas por causa da distribuição dos fundos eleitoral e partidário e devido à cláusula de desempenho.

Em Minas Gerais, por exemplo, o ex-governador Fernando Pimentel foi incentivado por Lula a buscar uma vaga na Câmara. Em São Paulo, Douglas Belchior, da Coalizão Negra por Direitos, deve concorrer a convite do ex-prefeito Fernando Haddad. Também em São Paulo, o PT também aposta nas candidaturas da vereadora da capital Juliana Cardoso e da ativista Symmy Larrat, presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (Abglt).

Outra candidatura que vem sendo estimulada, principalmente por mulheres que compõem o diretório estadual do PT, é a da professora Ana Estela Haddad, esposa de Fernando Haddad, assim como o ex-deputado e atual secretário de Comunicação do PT, Jilmar Tatto. O vereador Eduardo Suplicy também é cotado para uma vaga na Câmara ou na Assembleia paulista.

Outro quadro conhecido do PT que discute a possibilidade de uma candidatura é o ex-deputado João Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara. João Paulo foi condenado na Ação Penal 470, o chamado "mensalão" e foi preso em 2014. Ele teve sua pena perdoada pelo Supremo Tribunal Federal em 2016, considerando que o caso dele se enquadrava no indulto de natal concedido pela então presidente Dilma Rousseff (PT). 247



DEFINIÇÕES - PSB deve apresentar seu candidato ao governo na próxima semana, diz Humberto Costa

                                    Por: Lara Tôrres 
Foto: Reprodução/Instagram

Em entrevista ao Diario de Pernambuco, o senador e pré-candidato ao governo de Pernambuco indicado pelo PT, Humberto Costa, afirmou que foi definido durante uma reunião entre membros do PT e do PSB - com a presença do governador, Paulo Câmara (PSB) - na manhã desta quarta-feira (26), no Palácio do Campo das Princesas, que os socialistas anunciarão o nome que indicarão como candidato ao governo, para apreciação dos partidos aliados, na próxima semana. 


“O governador fez um relato do que ele tem feito, discutido com os partidos. Falou da preocupação dele de construir um caminho de unidade política. Disse que espera, na semana que vem, apresentar à Frente Popular o nome do PSB para essa disputa política e chamaria a gente novamente para conversar em relação a isso”, afirmou o senador.

Quanto ao seu próprio partido, ele contou que o PT manteve e defendeu a indicação de seu nome para o pleito. “O PT falou da sua resolução de ter trazido meu nome, defendeu a indicação e vamos conversar com ele novamente na semana que vem. Depois que o PSB tiver sua decisão, ele deverá chamar os demais partidos. Enquanto isso nosso nome continua aí para apreciação da Frente Popular”, afirma Humberto.

Enquanto o tempo passa e o PSB toma sua decisão, de acordo com o petista, haverá uma reunião - virtual e a portas fechadas - na quinta-feira (27), dos diretórios estaduais e nacionais do PT, PSB e PCdoB para continuar aparando as arestas de sua aliança, que já é dada como certa por membros dos partidos, em torno de um objetivo maior, ao nível nacional: derrotar Bolsonaro por meio da eleição de Luís Inácio Lula da Silva. 

Também falando ao Diario, a deputada estadual Teresa Leitão disse que Paulo está fazendo “um roteiro de conversas com os partidos da Frente Popular e o PT”  (que não foi concluído ainda) para alinhar as questões estaduais com foco no apoio a Lula. Ela confirma a manutenção do PT pela posição de indicar Humberto, tomada internamente por meio de uma votação, diante da falta de consenso, em que o senador foi escolhido por ampla maioria. 

“São favas contadas, ele conquistou maioria de votos. E, no PT, não precisa ser consenso ou unanimidade. É melhor, mas quando não é, se vai à democracia do voto. E, no voto, com maioria larga ele conquistou a indicação do nome dele. O candidato do PT oferecido à Frente é ele”, disse a deputada. 

Teresa ainda afirma que, de acordo com Paulo Câmara, a posição partidária do PSB é pela indicação de um nome à Frente Popular, ou seja, o mesmo pleito do PT. “Quem vai abrir? A gente vai ver no processo”. Ainda de acordo com ela, Paulo não citou nomes de possíveis indicados pelo seu partido.

A principal posição da deputada, que não acredita na possibilidade de palanque duplo,  para resolver a questão é o diálogo entre o diretório de Pernambuco e o nacional. “Para não ficar um cabo de guerra, porque o foco principal é Lula, o governador afirmou que também é o foco do PSB, e concordam conosco que quem é capaz de fazer isso é Lula”.
 
(Foto: Reprodução/Instagram )
Foto: Reprodução/Instagram
Em reserva, uma pessoa com nome forte no Partido dos Trabalhadores afirma que a indicação do nome de Humberto, da maneira como ocorreu, foi “extemporânea” e carecia de mais debates. “Não se lança uma pré-candidatura ao governo na atual conjuntura, com Lula candidato a presidente, sem amadurecimento e uma combinação prévia. Resultado: está aí o nome de Humberto, não teve um partido ainda que dissese, em público, que o nome de Humberto é melhor que o de qualquer nome do PSB. E o PSB também não está com esse balaio todo”. 

A mesma fonte continuou, afirmando que “Humberto é melhor que alguns nomes do PSB do ponto de vista político”, mas que se está lidando com o partido do governador, portanto “isso já estava costurado”. 

“O PSB já teve a Prefeitura do Recife do jeito que teve, e Humberto sendo governador a vaga do Senado seria de Paulo Câmara, não é uma construção descabida. Mas não tem como. Humberto forçou isso, conversou com algumas pessoas do PT e aprovou seu nome no diretório. Depois Lula dá uma entrevista praticamente dispensando Humberto e trazendo de volta Marília, que já estava lá, quietinha, como candidata a deputada federal. Onde cabe Humberto, não cabe Marília. Não tem lugar pros dois na mesma chapa”, disse, ainda sob acordo de confidencialidade, um membro do partido. 

A mesma pessoa comentou ainda quais são as decisões que o PT terá que tomar, num futuro - muito - próximo, caso a escolha de candidatura seja de fato com um membro do PSB na cabeça de chapa. 

“O PT vai ter lugar na chapa? Sim. Qual? Pela nacional, é o senado, aqui vejo algumas pessoas falarem do vice. Porque tem pouca gente com perfil para ir ao Senado além de Marília. Humberto corre de Marília, Humberto não ser o governador e Marília ser a senadora também é uma indigestão grande para esse grupo. Vai ter muita coisa para se resolver caso se consolide a aliança do PSB com o PT e o PSB na cabeça, porque envolverá todos os outros partidos, eles têm pleito ao Senado, e pode aparecer outro pleito para vice”, disse a fonte em reserva. 

O deputado estadual e presidente do PT Pernambuco, Doriel Barros, falou ao Diario que caso a candidatura de Humberto não seja viável, o diretório estadual ainda irá avaliar qual será a alternativa a ser construída. “A reunião foi mais para o pessoal colocar a realidade que estão vivendo, as escutas que estão fazendo e esse sentimento que o PSB internamente está trabalhando de ter um nome deles para encabeçar”, disse o deputado. 

Doriel alegou também acreditar que “até o dia 15 [de fevereiro] o governador deve ter uma definição” de quem irá, efetivamente, representar o grupo político representado pela aliança entre o PT e a Frente Popular, e torná-lo público à sociedade. Ele enfatiza, ainda, que o diálogo do diretório com a nacional depende também dos acertos que são feitos em outros estados, e podem interferir nas decisões estratégicas do PT no Brasil. 

O dirigente estadual petistal também comentou a afirmação de Lula sobre o PT não entrar numa disputa se o PSB colocar um nome para a cabeça de chapa, espaço esse que, segundo o ex-presidente, seria cedido se assim o desejar o PSB. 

“O PT não vai fazer um movimento de cavalo de batalha, vai sentar e dialogar. Lula fez uma fala num contexto geral, pois se houver entendimento em todo o Brasil sobre as estratégias de cada estado, essa fala [de Lula, sobre a retirada do nome de Humberto em prol do PSB] se confirma. Caso contrário, é uma fala que Lula faz olhando a realidade de Pernambuco, mas não é só ela que define a realidade política do PT com o PSB”, disse Doriel. 

O presidente do PT-PE opinou no mesmo sentido que Teresa, ao afirmar que acha a possibilidade de palanque duplo remota. “Se houver unidade nacional, um compromisso efetivo aqui em Pernambuco dentro dessa estratégia de Frente, acho que não acontece dois palanques. Mas se houver dificuldades aqui e em outros estados, aumenta. Acho que a possibilidade de dois palanques no momento não seria colocada, mas na política tudo acontece”, afirmou o parlamentar. 


Pernambuco segue com retorno presencial de aulas nas redes pública e particular

 

Secretaria de Educação informou que não será exigido passaporte sanitário


                          Por Fabio Nóbrega
                                 Higienização em escola da rede estadual - Foto: Hesíodo Góes/Secretaria de Educação

Estudantes das redes pública estadual e particular de educação básica de Pernambuco retornarão às escolas para o ano letivo de 2022 com aulas presenciais.

Em comunicado emitido nesta quarta-feira (26), a Secretaria de Educação e Esportes (SEE) de Pernambuco informou que continua podendo ser admitido o ensino remoto caso o estudante ou seu responsável não queira regressar ao modelo presencial. O padrão segue a forma como foi encerrado o ano letivo de 2021.

Na rede particular, a volta está marcada para a próxima terça-feira (1º). Já na rede pública, o início das aulas está agendado para 3 de fevereiro.

As recomendações da SEE valem para todo o Estado. Nesta quarta-feira, o Recife também anunciou que seguirá com aulas presenciais, já Paulista, Ipojuca e Carpina adotarão o modelo remoto no início do semestre letivo.

Para tentar garantir um retorno seguro, a SEE destaca a importância da sequência dos protocolos sanitários contra a Covid-19, como higienização das mãos, dispenser com álcool em gel 70%  e uso obrigatório de máscara para todos no ambiente escolar.

Dados de novembro da Secretaria de Educação indicam que, na rede estadual, 90% dos alunos já optavam pelo modelo presencial. A rede conta com 1.055 unidades de ensino e 569 mil estudantes.

Secretário diz que que escola é 'ambiente seguro'

O secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Marcelo Barros, classifica o retorno presencial como "importante" e por isso, o Estado irá reforçar a necessidade do cumprimento dos protocolos.

“Tivemos quase dois anos de muitos desafios para a educação e diversos estudos nacionais e internacionais apontam o impacto da pandemia na aprendizagem, além dos problemas psicossociais dos nossos estudantes. Então, este retorno é necessário e a escola é um ambiente seguro, desde que cumpridos os protocolos”, afirma.

Passaporte sanitário não será exigido

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco ainda afirmou que não exige a apresentação do comprovante de vacinação de Covid-19 para os estudantes para acesso e permanência na instituição de ensino.

Apesar disso, pede que as instituições  de ensino promovam campanhas e ações de sensibilização com pais e responsáveis sobre a importância da vacinação para os estudantes e do respeito ao protocolo setorial e demais orientações.

“As escolas têm um papel de sensibilização e de orientação dos estudantes, pais e responsáveis. Temos a consciência de que a vacina é a nossa principal arma de combate a pandemia. Então, a escola precisa ser um ambiente de orientação e de esclarecimento sobre a importância da vacinação”, ressalta o secretário Marcelo Barros.

Casos de Covid-19

Pais e responsáveis deverão ser orientados, de acordo com a SEE, para que os estudantes que apresentarem sintomas gripais fiquem em casa e busquem orientação médica. 

Em caso de teste positivo para Covid-19, a instituição de ensino deve ser informada, e o estudante, permanecer em quarentena.

Estudantes e profissionais que testarem positivo deverão ficar 10 dias afastados em casos sintomáticos e sete dias em casos assintomáticos, como prevê as orientações do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19.

"Ressaltamos que a Secretaria Estadual de Educação e Esportes está em constante diálogo com a Secretaria Estadual de Saúde acompanhando os números da pandemia no Estado e anunciando, sempre que necessário, novas medidas", ressalta a pasta de Educação.

 

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...