domingo, 29 de novembro de 2020

Eleito em Recife, João Campos dedica vitória ao pai

 

João Campos (Foto: Reprodução)

O prefeito eleito no Recife, João Campos (PSB), dedicou a vitória ao ex-governador de Pernambuco e seu pai, Eduardo Campos (PSB), falecido em 2014, após ser vítima de um acidente de helicóptero em Santos (SP).

"Não tem como vir aqui hoje celebrar essa vitória e não lembrar daquele que é minha referência na política, como pessoa, como cidadão, que é meu pai, Eduardo Campos João Campos (PSB)", disse ele em discurso neste domingo (29).

"Meu pai me disse uma vez: sempre que puder ajudar uma pessoa, faça sem esperar nada em troca. E sempre que fizer alguma coisa na vida, faça bem feito. É assim que vamos governar o Recife", acrescentou.

O agora ex-candidato teve 56,27% dos votos (447.913), contra 43,73% (348.126) da deputada federal Marília Arraes (PT). (247)


Blog do BILL NOTICIAS

Recontagem no Wisconsin confirma vitória de Biden

A campanha de Donald Trump teve de pagar US$ 3 milhões para as autoridades do Wisconsin recontarem os votos. Antes disso, a recontagem na Geórgia também já havia assegurado a vitória de Joe Biden

(Foto: Reuters)

As autoridades eleitorais do Wisconsin concluíram neste domingo (29) a recontagem de votos pedida pelo presidente Donald Trump e confirmaram a vitória de Joe Biden no estado.

Após a nova apuração, a vantagem do democrata sobre o republicano ainda aumentou em 87 votos, ficando em cerca de 20,5 mil, em um universo de quase 3,3 milhões. O triunfo no estado, que havia sido conquistado por Trump em 2016, garantiu 10 dos 306 votos de Biden no colégio eleitoral.

A campanha do republicano teve de pagar US$ 3 milhões para as autoridades do Wisconsin recontarem os votos. Antes disso, a recontagem na Geórgia também já havia assegurado a vitória do democrata.

Trump já tentou impedir as autoridades eleitorais do Michigan de certificaram o resultado no estado e acionou a Justiça para interromper a apuração na Pensilvânia, mas sem sucesso. Com o fim da recontagem, a comissão eleitoral do Wisconsin deve se reunir na terça-feira (1º) para certificar o resultado.

Apesar da derrota nas urnas e nos tribunais, Trump insiste em questionar o sistema democrático americano e, em entrevista à Fox News - a primeira após as eleições -, disse que as eleições de 2020 foram "as mais fraudadas da história".

Dias atrás, no entanto, a própria Agência de Cibersegurança e Segurança de Infraestrutura (Cisa) do governo havia definido o pleito como o "mais seguro da história". Por conta disso, Trump demitiu o diretor da Cisa, Chris Krebs. (ANSA) 



Blog do BILL NOTICIAS

Kayo Amado se elege prefeito de São Vicente, na Baixada Santista

 

Kayo Amado (Foto: Reprodução/Facebook)

O candidato a prefeito de São Vicente (PODE) Kayo Amado foi eleito neste domingo (29), com 56% dos votos, contra 43% de Solange Freitas (PSDB). Ao todo, 99% das urnas foram apuradas. 

De acordo com as estatísticas, os brancos somaram 1,9%; os nulos, 4%, e as abstenções, 31%. (247)



Blog do BILL NOTICIAS

Hildon Chaves (PSDB) é reeleito no segundo turno em Porto Velho

 

Hildon Chaves (Foto: Divulgação/Facebook)

Hildon Chaves (PSDB) continuará prefeito de Porto Velho. O tucano foi reeleito no segundo turno e Porto Velho, com 54,4% dos votos válidos (105.504), junto com seu vice Edgar do Boi, do PSD. O resultado foi confirmado com 100% das urnas apuradas. A vereadora da cidade Cristiane Lopes (PP), teve 45,5% dos votos (87.724). Brancos e nulos somaram 7,7%. A abstenção foi de 113mil, que não comparecem às zonas eleitorais.

Atual prefeito da capital de Rondônia, Hildon de Lima Chaves foi promotor do Ministério Público de Rondônia (MP-RO) e se candidatou pela primeira vez em 2016, quando venceu no segundo turno. Uma pesquisa Ibope, encomendada pela Rede Amazônica, já apontava Hildon como favorito à vitória.

Colégio eleitoral

Porto Velho possui 539.354 habitantes de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade possui como peculiaridade ser a mais extensa do Brasil, e menos povoada. A área territorial da capital supera a de estados como Alagoas e Sergipe, e é até mesmo maior que países como a Bélgica. (Rede Brasil Atual)



Blog do BILL NOTICIAS

Esquerda e centro-esquerda elegem 12 prefeitos no 2º turno; veja lista de cidades

PT elege prefeitos em 4 das 100 maiores cidades; PSOL governará Belém (PA) e PDT venceu nas quatro cidades que disputou

(Foto: Catarina Barbosa/Brasil de Fato)

Partidos de esquerda e centro-esquerda elegeram prefeitos em 12 cidades de nove estados diferentes neste domingo (29). Ao todo, 57 cidades foram às urnas em 2º turno, e 25 delas com candidatos do campo democrático na disputa. 

O PT, que hoje não tem nenhum prefeito entre as cem maiores cidades do país, saltará para quatro a partir de 2021: José de Filippi Jr., em Diadema (SP); Marília Campos, em Contagem (MG); Margarida Salomão, em Juiz de Fora (MG); e Marcelo Oliveira, em Mauá (SP).

Também no 2º turno, o PSOL elegeu Edmilson Rodrigues em Belém (PA) e foi derrotado com Guilherme Boulos em São Paulo (SP).

O PDT foi o único partido do campo progressista que venceu todas as prefeituras que disputou neste domingo. José Sarto triunfou em Fortaleza (CE); Edvaldo Nogueira, em Aracaju (SE); Sergio Vidigal, em Serra (ES); e Caio Vianna, em Campos dos Goytacazes (RJ). 

O PSB elegeu João Campos no Recife (PE); João Henrique Caldas, em Maceió (AL), e Rubens Bomtempo, em Petrópolis (RJ). O PCdoB foi derrotado com Manuela D'Ávila em Porto Alegre (RS).

Para a cientista política da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Maria do Socorro Sousa Braga, a eleição 2020 marcou a reorganização do sistema partidário dois anos após a vitória de Jair Bolsonaro (sem partido).

"Os partidos da direita neoliberal, PSDB, PP e DEM, tiveram um avanço significativo, enquanto a esquerda teve certa divisão, especialmente no 1º turno, apesar da unidade em algumas cidades”, analisa.

"O PT continua como partido mais importante do campo da esquerda, embora sem a mesma hegemonia de antes. O PSOL emerge com lideranças importantes, como o Boulos, mas o PT ainda tem uma capilaridade muito maior. Então, a tendência é uma oxigenação maior do campo da esquerda", finaliza. (Brasil de Fato)



Blog do BILL NOTICIAS

David Almeida é eleito prefeito de Manaus

 

David Almeida (Foto: Reprodução/Facebook)

Com 99% das urnas apuradas, David Almeida (AVANTE), foi eleito com 51% dos votos, contra 48% de Amazonino Mendes (PODE).

Segundo os dados, brancos somaram 4%; nulos, 7%, e abstenções, 22%. (247)


Blog do BILL NOTICIAS

"Não foi nessa eleição, mas a gente vai ganhar”, diz Boulos

 

Guilherme Boulos (Foto: Reprodução/GloboNews)

Guilherme Boulos (PSOL), que perdeu o segundo turno da eleição pela Prefeitura de São Paulo, agradeceu o voto dos eleitores e afirmou que é preciso “seguir acreditando”. 

“Quero agradecer de coração a cada um que acreditou e segue acreditando. Agradecer a todos que sonharam. Nós vamos vencer, não foi nessa eleição mas a gente vai ganhar. Tamo junto!”, disse Boulos aos eleitores que acompanhavam a apuração em frente à sua residência, no Campo Limpo.

Apesar de ter perdido a eleição para o atual prefeito Bruno Covas (PSDB) – que foi eleito com 59,45% dos votos válidos – a avaliação geral é que Boulos se firmou com um nome forte do campo progressista para as próximas disputas eleitorais. 

Este foi o melhor resultado registrado pelo PSOL desde que o partido começou a lançar candidatos próprios nas eleições das capital paulista. (247)


Blog do BILL NOTICIAS

Marcelo Oliveira, do PT, é eleito prefeito de Mauá

 

Marcelo Oliveira (Foto: Reprodução/Facebook)

Com 100% das urnas apuradas, o candidato Marcelo Oliveira (PT) foi eleito prefeito de Mauá, no ABC Paulista, com 50,74% dos votos, contra 49,26% de Átila Jacomussi (PSB).

Por meio do ex-prefeito Oswaldo Dias, o Partido dos Trabalhadores governou a cidade por três vezes, entre 1997 a 2000, 2001 a 2004 e de 2009 a 2012.

A eleição no município teve 28,26% de abstenção, 5,04% votos brancos e 12,99% votos nulos. (247)


Blog do BILL NOTICIAS

Margarida Salomão (PT) é a primeira mulher eleita prefeita de Juiz de Fora

A deputada federal Margarida Salomão foi eleita pelo PT no segundo turno com 54,98% dos votos, contra 45,02% de Wilson Rezato, adversário do PSB

(Foto: Divulgação)

A deputada federal Margarida Salomão (PT-MG) foi eleita prefeita de Juiz de Fora neste domingo (29). É a primeira vez que o município, quarto maior do Estado de Minas Gerais, elege uma mulher à Prefeitura.

Margarida, candidata do PT, foi eleita no segundo turno com 54,98% dos votos, contra 45,02% de Wilson Rezato, adversário do PSB.

“Florescemos e vencemos. Obrigada, Juiz de Fora! Obrigada pelo carinho, obrigada pela confiança, obrigada pelo encontro. Nosso compromisso é fazer a melhor gestão de toda a história de Juiz de Fora! Viva!”, celebrou Margarida nas redes sociais.

“Pela primeira vez Juiz de Fora será governada por uma mulher! Margarida Salomão (PT) foi eleita prefeita para conduzir a cidade que é uma referência do trabalhismo brasileiro. Parabéns companheira!”, parabenizou a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR). (247)


Blog do BILL NOTICIAS

José Sarto, do PDT, é eleito prefeito de Fortaleza

José Sarto (Foto: Reprodução/Facebook)

Prefeito eleito registrou 51,69% dos votos na capital do Ceará. Candidato do PROS e do bolsonarismo, Capitão Wagner foi derrotado com 48,31%

O candidato do PDT à Prefeitura de Fortaleza, José Sarto, foi eleito prefeito no segundo turno, derrotando o candidato do PROS, Capitão Wagner, que era apoiado por Jair Bolsonaro. 

Com 99,95% das urnas apuradas, não há mais possibilidade matemática de o resultado ser revertido. As pesquisas de intenção de voto já apontavam a vitória de Sarto.

Sarto é médico, foi eleito deputado estadual por sete vezes seguidas. Na atual legislatura, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa e assumiu interinamente o Governo do Estado em duas ocasiões. (247)


Blog do BILL NOTICIAS

Marilia Campos, do PT, é eleita prefeita de Contagem

 

(Foto: Divulgação)

A candidata Marilia Campos, do PT, foi eleita prefeita de Contagem (MG) neste domingo (29). 

Com 99,75% das urnas apuradas, Marilia obteve 51,35%, enquanto o candidato Felipe Saliba (DEM), ficou logo atrás, com 48,65%.(247)


Blog do BILL NOTICIAS

Eduardo Paes é eleito prefeito do Rio

 

Eduardo Paes e Marcelo Crivella (Foto: Reprodução/TV Globo | Marcos Corrêa/PR)

Com 96% das urnas apuradas, Eduardo Paes (DEM) está com 64% dos votos na disputa do segundo turno das eleições municipais no Rio de Janeiro. O atual prefeito e candidato à reeleição Marcelo Crivella (Republicanos) tem 35%. (247)



Blog do BILL NOTICIAS

Sebastião Melo, do MDB, é eleito prefeito de Porto Alegre

Sebastião Melo (Foto: Reprodução/Facebook)


Com 97,79% das urnas apuradas, o candidato do MDB à Prefeitura de Porto Alegre, está matematicamente eleito para comandar o Executivo da capital gaúcha com 54,58% dos votos válidos. 

A candidata do PCdoB, Manuela D’Ávila, registrou 45,42% dos votos válidos. (247)


Blog do BILL NOTICIAS

Bruno Covas vence Boulos e é eleito em São Paulo


Bruno Covas e Guilherme Boulos (Foto: Reprodução/Facebook)

Numa campanha marcada pelo crescimento expressivo do candidato Guilherme Boulos (PSOL), o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), está matematicamente eleito eleito neste domingo (29), após um segundo turno marcado pelo crescimento da candidatura de Guilherme Boulos (PSOL). 

Com 88,54% das urnas apuradas, Covas tem 59,77%, enquanto Boulos tem 40,23%. 

A abstenção impressiona na capital paulista. Até o momento, o percentual está em 30,80%. (247)


Blog do BILL NOTICIAS

Ministério da Saúde descarta vacinar toda a população em 2021

Francieli Fantinato (Foto: Reprodução/TV Brasil)

A informação foi dada pela coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Francieli Fantinato. "Definimos objetivos para a vacinação, porque não temos uma vacina para vacinar toda a população brasileira", disse

A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Francieli Fantinato, informou na sexta-feira (27) que o Ministério da Saúde, comandado pelo general Eduardo Pazuello, não deve oferecer uma vacina contra para toda a população brasileira em 2021, mas apenas para os grupos de maior risco.

"Definimos objetivos para a vacinação, porque não temos uma vacina para vacinar toda a população brasileira. Além disso, os estudos não preveem trabalhar com todas as faixas etárias inicialmente, então não teremos mesmo como vacinar toda a população brasileira", disse. 

De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, "o fato de determinados grupos da população não serem imunizados não significa que não estarão seguros, porque outros grupos que convivem com aqueles estarão imunizados e dessa forma não vão ter a possibilidade de se contaminar". "Nossa meta é vacinar 80 milhões de brasileiros por ano, não falamos em toda a população", disse.

Estimativa divulgada pelo ministério em outubro previa cerca de 140 milhões de doses disponíveis para a população brasileira nos primeiros seis meses de 2021 por meio da vacina AstraZeneca/Oxford e da Covax Facility.

Na última segunda-feira (23), o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, afirmou que o cronograma estimado pela fundação prevê a produção de vacinas contra a Covid-19 em dezembro e janeiro, e a disponibilização de doses em março, após submissão a órgãos de vigilância sanitária. De acordo com o dirigente, a previsão da fundação é vacinar 65 milhões de pessoas no primeiro semestre de 2021 e outras 65 milhões no segundo.

Atualmente, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking global de casos da Covid-19 (6,2 milhões), atrás da Índia (9,4 milhões) e dos Estados Unidos (13,6 milhões). O governo brasileiro também contabiliza 172 mil mortes provocadas pela pandemia, a segunda maior quantidade em nível mundial. A primeira é a dos EUA (272 mil). (247)


Blog do BILL NOTICIAS

Edmilson Rodrigues, do PSOL, é eleito prefeito de Belém

Com 98,56% dos votos apurados, Edmilson está matematicamente eleito, com 51,76% dos votos, enquanto o candidato Delegado Eguchi (Patriota) aparece em seguida, com 48,24%

Edmilson Rodrigues e Delegado Federal Eguchi (Foto: Reprodução)

O candidato do PSOL a prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, está eleito na capital paraense. 

Com 98,56% dos votos apurados, Edmilson está matematicamente eleito, com 51,76% dos votos, enquanto o candidato Delegado Eguchi (Patriota) aparece em seguida, com 48,24%. (247)


Blog do BILL NOTICIAS

João Campos vence Marília Arraes e se elege prefeito do Recife

Com 91,65% das urnas apuradas, o candidato do PSB à Prefeitura do Recife, João Campos, registra 56,01% dos votos válidos, contra 43,99% de Marília Arraes (PT), e está matematicamente eleito

(Foto: Luis Macedo - Agência Câmara)

O candidato do PSB à Prefeitura do Recife, João Campos, lidera a disputa deste segundo turno, com 56,01% dos votos, contra 43,99de Marília Arraes (PT), e está matematicamente eleito. Ao todo, 91,65%das urnas foram apuradas até o momento. 

De acordo com o último levantamento Datafolha antes do segundo turno, divulgado nesse sábado (28), Marília e João Campos apareceram com 50% dos votos válidos cada um - excluindo votos brancos e nulos. 

No primeiro turno da eleição o candidato do PSB alcançou 29,17% dos votos e a petista, 27,95%. (247)


Blog do BILL N0TICIAS

"Cada voto conta", diz Marília Arraes, que pode ser a primeira prefeita de Recife

"São as últimas horas pra conversar com quem ainda não sabe em quem votar. Essa virada vai ser nossa", postou a candidata

Marília Arraes (Foto: Reprodução)

A candidata Marília Arraes, do PT, fez um apelo para que todos os seus eleitores compareçam às urnas neste domingo, no Recife, cidade que pode eleger sua primeira prefeita. "São as últimas horas pra conversar com quem ainda não sabe em quem votar. Essa virada vai ser nossa", postou. Confira, abaixo, a pesquisa mais recente:

A apuração em Recife será emocionante, com os dois candidatos, Marília Arraes, do PT, e João Campos, do PSB, chegando empatados. É o que aponta o último levantamento Datafolha antes da disputa.  João Campos (PSB) tinha 45%, subiu para 48% e, agora, tem 50%. Marília Arraes (PT): tinha 55%, desceu para 52% e, agora, tem 50% O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos. Marília foi alvo de uma campanha extremamente negativa de João Campos nas últimas semanas, o que deve acentuar as feridas entre PT e PSB. (247)



Blog do BILL NOTICIAS

"A onda da mudança não pode parar", diz Manuela, que está na frente em Porto Alegre

"Temos poucas horas para conquistar a vitória, vamos com tudo", postou a candidata

Miguel Rossetto e Manuela D´Ávila (Foto: Danilo Christidis)

A candidata Manuela D'Ávila, que lidera em Porto Alegre, segundo a mais recente pesquisa Ibope, exaltou o resultado em seu post mais recente nas redes. "A onda da mudança não pode parar Mulher dançando Levantando as mãos Ela chegou no Ibope e precisa chegar na casa e nos corações de todas e todos porto-alegrenses! Temos poucas horas para conquistar a vitória, vamos com tudo", disse ela.

"A pesquisa Ibope/RBS TV ouviu 805 eleitores de Porto Alegre entre os dias  27 e 28 de novembro. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a a margem de erro, que é de 3 pontos, para mais ou para menos. Registro no TRE: RS-05561/2020", apontou ainda a candidata do PCdoB. Saiba mais sobre o resultado:

A pesquisa Ibope encomendada pela RBS TV, divulgada neste sábado (28), aponta os seguintes percentuais de votos válidos para segundo turno das Eleições 2020 para a Prefeitura de Porto Alegre: Manuela D'Ávila (PC do B): 51% e Sebastião Melo (MDB): 49%, segundo reportagem do G1, publicada neste domingo. Em relação ao levantamento anterior do Ibope, divulgado em 24 de novembro, Manuela D'Ávila (PC do B) tinha 46% e subiu para 51%, enquanto  Sebastião Melo (MDB): tinha 54% e caiu para 49%. (247)



Blog do BILL NOTICIAS

Boulos lembra que 12% decidem o voto no dia da eleição e chama para a virada em São Paulo

"Então aproveite eleições para postar nas suas redes e mandar mensagem pra família, amigos, vizinhos", postou o candidato em suas redes

Guilherme Boulos (Foto: Divulgação (Facebook)

O candidato do Psol em São Paulo, Guilherme Boulos, pediu que sua militância se engaje totalmente no movimento pela virada em São Paulo. "Sabia que 12% dos eleitores DECIDIRAM o voto NO DIA DA ELEIÇÃO em 2018?E que as REDES SOCIAIS influenciam o voto de 45% da população? Então aproveite para postar nas suas redes e mandar mensagem pra família, amigos, vizinhos! Vamos virar!", postou ele, na noite de ontem.

"Esse projeto não é meu ou da @luizaerundina.. Esse projeto é de todos aqueles que acreditam na necessidade de mudança. Vamos mostrar que podemos transformar sonhos em realidade. Confira nosso último vídeo dessa campanha feita a muitas mãos", disse ainda Boulos. (247)

Confira abaixo o vídeo:



Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...