quarta-feira, 6 de julho de 2022

No Ceará, Lula lidera com 59% e Ciro tem 11%, aponta Quaest

A pesquisa Quaest mostrou que, no estado nordestino e reduto de Ciro Gomes, Lula tem mais de 40 pontos percentuais de vantagem para o segundo colocado, Jair Bolsonaro

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert)

A pesquisa presencial Quaest, contratada pelo banco Genial e divulgada nesta quarta-feira (6), mostrou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida presidencial entre os eleitores do Ceará com 59% das intenções de voto. Na segunda posição ficou Jair Bolsonaro (PL), com 18%.

O ex-governador do Ceará Ciro Gomes, presidenciável do PDT, apareceu na terceira posição, com 11%. 

André Janones (Avante) conseguiu 3%, e Simone Tebet (MDB), 1%. Felipe D'Ávila (Novo) não pontuou. Indecisos somaram 3%, e branco, nulos ou não pretendem votar, 4%.

Em todo o território nacional, Lula seria eleito no primeiro turno. O petista conseguiu 45% das intenções de voto. Todos os outros candidatos somados têm 42%. Nos votos válidos, o ex-presidente teria 51,7%. 

A pesquisa foi encomendada pelo PDT do Ceará e feita entre os dias 27/6 e 01/7 com1.500 eleitores em 49 municípios. A margem de erro  é de 2,5 pontos  percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no TSE BR-07841/22 e CE-05334/22.

 

 

 

 

 

BLOG DO BILL NOTICIAS

Bolsonaro é o primeiro presidente em 20 anos a concluir o mandato sem reajustar salário do funcionalismo

"Esse fato significa um divórcio entre o atual mandatário e as entidades representativas do serviço público", disse o presidente da Servir Brasil, deputado Israel Batista

(Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil)

Candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL) será o primeiro presidente nos últimos 20 anos a concluir o mandato sem reajustar o salário do funcionalismo público. O prazo para que o reajuste fosse aplicado expirou na segunda-feira (4). 

De acordo com o jornal Extra, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, a Servir Brasil, afirmou que "por negligência do governo, os 1 milhão e 200 mil servidores da União, ativos e inativos, e seus pensionistas, não tiveram seus direitos mínimos respeitados".

“Esse fato significa um divórcio entre o atual mandatário e as entidades representativas do serviço público. As entidades entenderam isso como a gota d'água“, disse o presidente da Servir Brasil, deputado Israel Batista (PSB-DF).

O parlamentar também ressaltou que, além de não terem a recomposição salarial, os servidores federais registraram um aumento da alíquota de contribuição de 11% para 22% após a aprovação da Reforma da Previdência. 

Em nota, o Fórum Nacional Permanente de Categorias Típicas de Estado (Fonacate), que representa 36 categorias, incluindo o Banco Central (BC) e Receita Federal, denunciou o “descaso” do atual governo com o funcionalismo público e afirmou que “a retórica de fortalecimento e valorização do serviço público não passou de promessas vazias". 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

‘Cultura não é bico, é arte. E é emprego’, diz Lula no Rio

Em encontro com sambistas na quadra da Unidos da Tijuca, ex-presidente prometeu recriar o Ministério da Cultura. Amanhã, participa com aliados de grande ato na Cinelândia

(Foto: Reprodução/YouTube)

O ex-presidente e pré-candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta quarta-feira (6) com representantes de escolas de samba do Rio de Janeiro. No evento, na quadra da Unidos da Tijuca, na zona norte, para falar e ouvir sobre propostas de políticas para o setor cultural. Lula se comprometeu a recriar o Ministério da Cultura (MinC). A pasta perdeu status de ministério e virou secretaria no governo Bolsonaro.

“Tenho conversado com diferentes setores da cultura, para que a gente defina de uma vez por todas que cultura não é bico, é arte. E também é emprego. E o povo da cultura precisa de respeito”, afirmou o ex-presidente. Ele ressaltou que o atual governo promoveu uma “política de destruição” no setor cultural.

Além de restaurar o MinC, Lula afirmou que pretende criar, como política pública, “comitês culturais” em todos os municípios do país. “Para que a cultura seja exercitada nas menores cidades. No interior, nas periferias, há uma capacidade cultural excepcional do povo brasileiro”.

“Somos uma cadeia muito rica em oportunidades. Mas os profissionais do samba, da economia criativa, precisam de espaço para trabalhar”, afirmou Celia Domingues, diretora da Federação Nacional das Escolas de Samba (Fenasamba). “Vamos levar o samba cada vez mais alto, que isso é a nossa vida. O samba é a identidade do nosso país, do nosso povo”, disse André Lara, neto da cantora e compositora Dona Ivone Lara. 

O pré-candidato a vice de Lula, Geraldo Alckmin (PSB), também esteve no evento, ao lado do pré-candidato ao governo do Rio Marcelo Freixo (PSB), e o pré-candidato ao Senado André Ceciliano (PT). Nesse sentido, a ida de Lula ao estado também tem o objetivo de aparar as arestas da aliança local com o PSB. Isso porque o deputado Alessandro Molon, que é do partido, também pretende a vaga de candidato fluminense ao Senado.

Educação

Mais cedo, Lula, Alckmin, Freixo e Ceciliano se encontraram com reitores de institutos federais, universidades federais e estaduais no Rio de Janeiro. Os gestores reivindicaram a recomposição orçamentária para o setor, que vem sofrendo com cortes de verbas sob Bolsonaro. Além disso, também pleitearam a retomada da autonomia universitária, que foi violada durante o atual governo. Lula afirmou que, se eleito, pretende voltar a fazer da educação “uma prioridade”.

Juntos pelo Rio

Amanhã (7), Lula vai à Cinelândia, tradicional palco de manifestações no centro histórico, para o ato público “Sempre juntos pelo Rio”. O evento, a partir das 17h, marca o “esquenta” de Lula e aliados para mobilizar a população fluminense com o objetivo de derrotar o bolsonarismo no seu local de origem. (Rede Brasil Atual).


BLOG DO BILL NOTICIAS

 

Divulgação/Ministério da Saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu hoje (6) manter a proibição de importação, propaganda e venda de cigarros eletrônicos no Brasil. A restrição começou em 2009, mas a comercialização continua ocorrendo de forma ilegal no país. 

A decisão foi tomada durante a 10ª reunião da diretoria colegiada do órgão. Por unanimidade, a diretoria seguiu voto proferido pela diretora Cristiane Rose Jourdan. 

Segundo a diretora, estudos científicos demonstram que o uso dos dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs) está relacionado com aumento do risco de jovens ao tabagismo, potencial de dependência e diversos danos à saúde pulmonar, cardiovascular e neurológica. 

Os cigarros eletrônicos são aparelhos alimentados por bateria de lítio e um cartucho ou refil, que armazena o líquido. Esse aparelho tem um atomizador, que aquece e vaporiza a nicotina. O aparelho traz ainda um sensor, que é acionado no momento da tragada e ativa a bateria e a luz de led. 

A temperatura de vaporização da resistência é de 350°C. Nos cigarros convencionais, essa temperatura chega a 850°C. Ao serem aquecidos, os DEFs liberam um vapor líquido parecido com o cigarro convencional.

Os cigarros eletrônicos estão na quarta geração, onde é encontrada concentração maior de substâncias tóxicas. Existem ainda os cigarros de tabaco aquecido. São dispositivos eletrônicos para aquecer um bastão ou uma cápsula de tabaco comprimido a uma temperatura de 330°C. Dessa forma, produzem um aerossol inalável. (Por Agência Brasil - Agência) Brasil).

Edição: Aline Leal


BLOG DO BILL NOTICIAS

Pacheco lê requerimentos e CPI do MEC é criada, mas acordo prevê funcionamento depois da eleição

Rodrigo Pacheco, Ministério da Educação e Dinheiro (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado | ABR)

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do MEC foi oficialmente criada, nesta quarta-feira (6), após o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ler os requerimentos de criação de três novas CPIs, uma das quais para investigar denúncias de corrupção e tráfico de influência no Ministério da Educação (MEC). 

Com a leitura dos requerimentos, as comissões ficam oficialmente criadas, mas líderes partidários precisam indicar integrantes, para iniciar o funcionamento de CPIs.

Uma das comissões tem como objetivo a investigação do crime organizado e do narcotráfico. Outra pretende apurar possíveis irregularidades em obras inacabadas.

Denúncias de corrupção no MEC

A Polícia Federal iniciou as investigações sobre corrupção no MEC após a divulgação de um áudio, em março, quando Ribeiro afirmou que, a pedido de Bolsonaro, liberava dinheiro do MEC por indicação de dois pastores, Arilton Moura e Gilmar Santos.

Servidores disseram que Milton Ribeiro recebia com frequência o pastor Arilton Moura em seu gabinete e na casa do ex-titular do MEC.

O empresário Edvaldo Brito detalhou sobre como funcionava a cobrança de propina para receber repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF),  o ex-assessor do MEC Luciano Musse recebeu R$ 20 mil a pedido do pastor Arilton Moura, para intermediar um encontro de Milton Ribeiro com prefeitos.

O advogado Daniel Bialski, que defende Ribeiro, confirmou a existência de um depósito na conta da mulher do ex-titular do MEC no valor de R$ 50 mil feito por um parente de Arilton Moura. 

Envolvimento de Bolsonaro

Em outro áudio, Ribeiro afirmou a uma pessoa que Jair Bolsonaro (PL) tinha avisado o ex-ministro sobre uma operação no MEC.

Esposa do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, Myrian Ribeiro afirmou a um interlocutor, às 9h19 da última quarta-feira (22) que o ex-titular da pasta "tava sabendo" com antecedência da realização de uma operação contra ele. Naquele dia, Ribeiro foi preso por acusação de envolvimento em tráfico de influência e corrupção no MEC. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

SES-PE notifica primeiro caso suspeito de varíola dos macacos em Pernambuco

 

Foto: OMS/ Centro de Controle de Doenças da Nigéria

Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) foi notificada, nesta terça-feira (05/07), do primeiro caso suspeito de Monkeypox (varíola dos macacos) em Pernambuco. Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 25 anos, residente da cidade de Guarulhos, em São Paulo. O jovem chegou a Pernambuco no dia 23/06 para visitar familiares na cidade de Paulista, na Região Metropolitana do Recife.
 
A investigação epidemiológica constatou que o paciente teve contato com estrangeiros (europeus) em uma comemoração no Estado onde reside. No último dia 30/06, ele começou a apresentar quadro de febre, adenomegalia (aumento dos linfonodos do pescoço), erupção cutânea e linfogranuloma venéreo (linfonodos inchados na região genital e virilha) e buscou atendimento na AHF Brasil - Clínica do Homem Recife na última segunda-feira (04/07). A AHF é uma unidade especializada em prevenção, diagnóstico e tratamento de IST, com foco no público masculino, atuando em parceria com o Programa de IST/HIV/Aids, da SES-PE.
 
No serviço, foi realizado teste de triagem para detecção de sífilis, que apresentou resultado negativo, além da coleta de swab nasofaríngeo e esfregaço da lesão para análise e determinação de diagnóstico. As amostras coletadas serão encaminhadas para o Laboratório de Enterovírus da Fiocruz/RJ, referência para o diagnóstico da Monkeypox. O Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) também realizará investigação para detecção de outras doenças (arboviroses, exantemáticas, enterovirus, vírus respiratórios clamídia e gonococo, por exemplo).
 
O paciente apresenta quadro de saúde considerado estável e foi colocado em isolamento domiciliar. A Secretaria também já realizou a notificação do caso ao Ministério da Saúde (MS) e monitora o caso junto à Secretaria Municipal de Saúde do Paulista, que está realizando o acompanhamento, coleta de exames complementares e a vigilância dos contatos próximos. Até o momento, nenhum familiar do paciente apresentou sintomas da doença.
 
No mês de junho, a Secretaria Estadual de Saúde emitiu nota técnica para os serviços de saúde sobre as diretrizes a serem adotadas para vigilância da Monkeypox no Estado, conforme documento:https://www.cievspe.com/informacoes-estrategicas. (Via:DP).


Brasil tem 106 casos de varíola dos macacos confirmados

 

Maioria dos casos foi registrada em São Paulo

                                                                                  Dado Ruvic/Ruters 

O Brasil tem 106 casos confirmados de varíola dos macacos (Monkeypox), segundo levantamento do Ministério da Saúde. A maioria (75) foi registrada em São Paulo. Em seguida, está o Rio de Janeiro, com 20 casos. 

Em Minas Gerais, foram três casos da doença. No Ceará, no Paraná e no Rio de Grande do Sul foram dois registros em cada estado. Há também confirmação de infecção pelo vírus no Distrito Federal e no Rio Grande do Norte, com um caso cada.

O órgão destacou que segue em articulação direta com os estados para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos dos pacientes. Isso é feito por meio da Sala de Situação e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional).

O vírus

A varíola causada pelo vírus hMPXV (Human Monkeypox Virus, na sigla em inglês) causa uma doença mais branda do que a varíola smallpox, que foi erradicada na década de 1980. 

Trata-se de uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. O contato pode ser por abraço, beijo, massagens ou relações sexuais. A doença também é transmitida por secreções respiratórias e pelo contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies utilizadas pelo doente.

Não há tratamento específico, mas os quadros clínicos costumam ser leves, sendo necessários o cuidado e a observação das lesões. O maior risco de agravamento acontece, em geral, para pessoas imunossuprimidas com HIV/AIDS, leucemia, linfoma, metástase, transplantados, pessoas com doenças autoimunes, gestantes, lactantes e crianças com menos de 8 anos.

Os primeiros sintomas podem ser febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfonodos inchados, calafrios ou cansaço. De um a três dias após o início dos sintomas, as pessoas desenvolvem lesões de pele, geralmente na boca, pés, peito, rosto e ou regiões genitais.

Para a prevenção, deve-se evitar o contato próximo com a pessoa doente até que todas as feridas tenham cicatrizado, assim como com qualquer material que tenha sido usado pelo infectado. Também é importante a higienização das mãos, lavando-as com água e sabão ou utilizando álcool gel. (Por Camila Maciel - Repórter da Agência Brasil - São Paulo).

Edição: Fábio Massalli



BLOG DO BILL NOTICIAS

PT é o partido com mais seguidores no Instagram

A legenda tem quase o dobro de seguidores em comparação com o segundo colocado, o Partido Novo

Militância e bandeira do PT (Foto: PAULO PINTO - AGÊNCIA PT)

O PT é o partido com o maior número de seguidores no Instagram. São 735 mil, quase o dobro do segundo colocado, o Novo, com 375 mil fãs. Os dados foram publicados nesta segunda-feira (4) pela coluna de Aline Macedo, no portal IG. 

Na terceira posição ficou o PSOL, com 362 mil, em um ranking apurado no próprio aplicativo.

O PL, partido de Jair Bolsonaro, tem só 34 mil admiradores, em um quase empate com o PSC, com seus 33,6 mil. 247



BLOG DO BILL NOTICIAS

Inflação do Brasil está entre as mais altas do mundo, diz OCDE

O País teve inflação de quase 12% no acumulado em 12 meses até maio deste ano, segundo relatório pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)

Preço de cesta básica pressiona os mais pobres, que já sofrem mais com os efeitos da pandemia (Foto: Tânia Rêgo - Agência Brasil)

O Brasil teve uma das inflações (11,7%) mais altas do mundo no acumulado em 12 meses até maio deste ano, segundo relatório divulgado nesta terça-feira (5) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Os dados foram divulgados nesta terça pelo jornal Folha de S.Paulo

Segundo um ranking de 19 nações mais a União Europeia, três países apresentaram inflação acima do Brasil - Turquia (73,5%), Argentina (60,7%) e Rússia (17,1%).

No relatório ampliado da inflação dos 38 países que fazem parte da OCDE, o índice de preços ao consumidor aumentou para 9,6% em maio, em comparação com 9,2% em abril, sendo a maior inflação nesse grupo desde agosto de 1988. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...