sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

'Biden enxerga Lula como líder global', diz nova embaixadora dos EUA no Brasil

A nova embaixadora estadunidense, Elizabeth Bagley, comentou sobre a visão que Washington tem de Lula

Lula e Joe Biden (Foto: Stuckert | Reuters)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta sexta-feira (3) as credenciais de nove novos embaixadores no Brasil. Entre eles estão os representantes diplomáticos de China e Estados Unidos.

 Durante solenidade organizada no Palácio do Planalto, Lula recebeu os novos embaixadores de China, Estados Unidos, Reino Unido, Zimbábue, Síria, El Salvador, República Tcheca, Turquia e Filipinas. O mandatário afirmou que busca retomar o diálogo com todos os continentes e que está disposto a trabalhar pela promoção da paz.

>>> Leia mais: Embaixadora dos Estados Unidos fala em 'novo momento' das relações Brasil-EUA

 "Vamos retomar as relações com todos os continentes e trabalhar pela promoção da paz. É um diálogo para ampliação das relações e cooperação com o mundo", afirmou Lula. 

Na próxima semana, o presidente embarca para os EUA para se encontrar com seu homólogo norte-americano, Joe Biden. A nova embaixadora estadunidense, Elizabeth Bagley, comentou sobre a visão que Washington tem de Lula.

 "Eu falei para o presidente Lula que o presidente Biden o enxerga não apenas como líder nacional ou da região, mas como líder global. Falamos sobre comércio e investimentos, e da necessidade de unirmos nossas nações para melhorar a qualidade de vida econômica dos nossos povos", disse Bagley.

  Segundo Planalto, a conversa com o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, "teve como prioridade o estreitamento de relação entre os dois países, os encontros previstos no BRICS e no G20, e a visita que o presidente pretende fazer à China em março".

 Brasil quer fórum de paz para resolver conflito entre Rússia e Ucrânia

 Na terça-feira (31), o presidente Lula propôs a criação de um fórum de paz para auxiliar as negociações entre Rússia e Ucrânia diante do conflito em solo europeu.

 Lula defendeu a construção do mecanismo de diálogo entre Rússia e Ucrânia após encontro com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, que havia pedido que o Brasil se comprometesse com o envio de munições a Kiev. O mandatário brasileiro, no entanto, negou a solicitação e disse que sua guerra é contra a fome, não contra a Rússia. - Sputnik. 


BLOG DO BILL NOTICIAS

Xuxa será nova embaixadora das campanhas de vacinação do governo

"Vem aí: super parceria pela saúde dos baixinhos e baixinhas!", brincou Janja

Daniela Carneiro, Janja, Xuxa, Nísia Trindade e Cida Gonçalves (Foto: Claudio Kbene)

 A primeira-dama Janja da Silva anunciou nesta sexta-feira (3) que a apresentadora Xuxa Meneghel será a embaixadora da campanha de vacinação do Ministério da Saúde.

O anúncio foi feito após uma reunião entre as ministras Nísia Trindade (Saúde), Daniela Carneiro (Turismo) e Cida Gonçalves (Mulheres). Janja também participou do encontro, realizado no Instituto Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz.

"Vem aí: super parceria pela saúde dos baixinhos e baixinhas!", brincou a primeira-dama em postagem no Twitter. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

'Pelas redes sociais, extrema direita transformou pessoas em zumbis', diz Alexandre de Moraes

Em palestra, ministro do STF falou também na necessidade de criar "uma legislação internacional em defesa da democracia"

Presidente do TSE, Alexandre de Moraes 30/10/2022 (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

Em palestra nesta sexta-feira (3) por videoconferência no Lide, evento que ocorre em Lisboa, Portugal, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes afirmou que a extrema direita "transformou pessoas em zumbis" por meio de uma "lavagem cerebral" conduzida pelas redes sociais.

"Essa captura da democracia internamente para que houvesse uma corrosão das instituições por dentro se iniciou a partir de estudos coordenados - e lamentavelmente eficientes da extrema direita norte-americana - ao analisar o papel das redes sociais nas primaveras árabes, Houve a percepção de que era um novo instrumento que poderia ser utilizado como uma verdadeira lavagem cerebral em determinados segmentos da sociedade. O que surgiu de uma maneira democrática [redes sociais] foi capturado pelos populistas, principalmente pela extrema direita, e transformado em um mecanismo de lavagem cerebral. Basta verificarmos o belíssimo trabalho realizado pela Globoplay na série extremistas para verificar que essa lavagem cerebral transformou pessoas em zumbis, pessoas repetindo ideias absurdas, pessoas cantando o hino nacional para pneus, esperando que ETs viessem para o Brasil resolver o suposto problema da urna eletrônica. O que poderia ser uma comédia é uma tragédia, que resultou na tentativa frustrada de golpe no 8 de janeiro", disse.

O ministro declarou ser necessário criar "uma legislação internacional em defesa da democracia, do Estado de Direito, das instituições". Para ele, "isso talvez seja uma das questões mais importantes para que possamos, a partir disso, com tranquilidade, desenvolver a educação, saúde, a proteção ao meio ambiente".

Moraes também disse que, internamente, o Brasil precisa discutir mecanismos de combate a atentados contra a democracia que partam de dentro do próprio país, especialmente do Poder Executivo. "Não temos mecanismos normativos importantes para tratar de situações emergenciais onde a democracia é corroída por dentro. Nós temos historicamente mecanismos para lidar com agressões externas à democracia, estado de defesa, de sítio, de emergência. O nome vai variando mas as medidas são as mesmas: um fortalecimento geralmente do Poder Executivo em situações emergenciais para, com isso, tratar da agressão externa à democracia. Isso vem desde a Roma antiga. Agora, como tratar das agressões internas? Como tratar da corrosão da democracia quando isso vem de políticos populistas que atacam internamente as instituições se todos os mecanismos previstos para ataques externos prevêem um fortalecimento exatamente desse político populista? Como estabelecer novos mecanismos para o controle do abuso do próprio Legislativo e de alguns membros do Legislativo que deturpam suas garantias institucionais quando passam a utilizar isso para atacar a própria democracia?", questionou. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Gilmar Mendes abre inquérito contra Zambelli por apontar arma para homem no meio da rua

Caso aconteceu em São Paulo na véspera do segundo turno da eleição de 2022

Carla Zambelli aponta arma para homem no meio da rua (Foto: Reprodução)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes instaurou, nesta sexta-feira (3), um inquérito contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A investigação, que está sob sigilo, mira o episódio em que a parlamentar bolsonarista perseguiu – armada – uma pessoa em São Paulo, na véspera do segundo turno da eleição de 2022.

Em 25 de janeiro, a Procuradoria-Geral da República denunciou Zambelli ao STF por porte ilegal de arma de fogo. Na peça, a vice-PGR Lindôra Araújo solicita o cancelamento do porte de arma da deputada e sua condenação ao pagamento de multa no valor de 100 mil reais por danos morais coletivos. (CartaCapital).

Leia a íntegra na CartaCapital


BLOG DO BILL NOTICIAS

Perfis nas redes sociais fazem homenagens a Marisa Letícia

Internautas lembraram os seis anos da morte da ex-primeira-dama

Marisa Letícia (Foto: Agência Brasil)

Internautas fizeram homenagens nesta sexta-feira (3) a Marisa Letícia, que morreu nessa data em 2017, quando ela sofreu um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVC).

O Instituto Lula disse pelo Twitter que a ex-primeira-dama foi "vítima de uma perseguição injusta e cruel, D. Marisa  desempenhou um papel central na trajetória política de @LulaOficial e do Brasil".

O PT afirmou que Marisa foi "um exemplo de luta, de compromisso, de esperança por um Brasil melhor para trabalhadoras, trabalhadores, para todo o povo brasileiro". "Alguém que sempre teve luz própria, cujo brilho nos encanta até hoje. Seis anos sem Marisa Letícia. A ela, nossa homenagem".

De acordo com o vereador da cidade de São Paulo (SP) Eduardo Suplicy, Marisa foi "uma mulher comprometida com a justiça social no Brasil". "Marisa, presente!". 247.

 

 

 

 


Se for verdade, revelação de Marcos do Val terá "consequências muito sérias", diz Lewandowski (vídeo).

Ricardo Lewandowski classificou como "inadmissível em uma democracia" grampear um ministro do STF, como queria Bolsonaro

Ricardo Lewandowski, Marcos do Val e Jair Bolsonaro (Foto: STF | Clauber Cleber Caetano/PR | Marcos Oliveira/Agência Senado)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski disse nesta sexta-feira (3), em declaração a jornalistas durante o Lide, evento que ocorre em Lisboa, Portugal, que as afirmações feitas pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES) “são graves e devem ser apuradas para haver uma eventual responsabilização”.

Segundo Do Val, Bolsonaro e o ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) queriam que ele grampeasse ilegalmente o ministro do Supremo Alexandre de Moraes, com o objetivo de obter alguma declaração comprometedora que pudesse justificar a prisão do magistrado. Este seria o estopim para o golpe de estado.

“Isso é realmente inadmissível em uma democracia [grampear ministros do STF]. O Alexandre [de Moraes] respondeu porque ele foi testemunha dos acontecimentos, eu não estive presente e, portanto, não posso responder por ele. Se o que foi relatado pelo senador [Do Val] é verdadeiro, me parece que isto é um fato muito grave e deve ser apurado. E terá, se for verídico, consequências muito sérias", afirmou Lewandowski.

O ministro também foi questionado sobre a possibilidade de prisão de Jair Bolsonaro, mas desconversou. “Não conheço nenhum detalhe de algum processo que esteja tramitando contra ele”, finalizou. 247.

Assine o 247apoie por Pixinscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:





Moraes afirma que Marcos do Val apresentou versões contraditórias e abre investigação contra senador (vídeo).

Do Val apresentou quatro versões antagônicas sobre a reunião golpista com Bolsonaro e Daniel Silveira, segundo Moraes

Alexandre de Moraes e Marcos do Val

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou nesta sexta-feira (3) a abertura de uma investigação para apurar a conduta do senador Marcos do Val (Podemos-ES), que revelou ter tido uma reunião com Jair Bolsonaro e o ex-deputado federal Daniel Silveira sobre grampear Moraes e dar um golpe de estado. 

Moraes afirma na decisão que, em depoimento à Polícia Federal (PF), o senador apresentou uma quarta versão dos fatos, todas elas antagônicas. 247.





Lula recebe credenciais de nove novos embaixadores no Brasil

 

Documento garante prerrogativas de atuação do diplomata em outro país

Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu hoje (3) as credenciais de nove novos embaixadores no Brasil. As cerimônias reservadas começaram às 10h, no Palácio do Planalto, em Brasília, com a apresentação da embaixadora do Reino Unido, Stephanie Al-Qaq. A última a entregar seus documentos foi a embaixadora dos Estados Unidos, Elizabeth Bagley, por volta das 16h.

Ao sair do Palácio do Planalto, Bagley afirmou que foram tratados temas que devem estar em pauta durante a viagem do presidente Lula à Washington, no dia 10 de fevereiro.

Entrevista coletiva da embaixadora dos Estados Unidos da América no Brasil, Elizabeth Bagley.
A embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Bagley, disse que foram tratados temas que devem estar em pauta durante a viagem do presidente Lula à Washington - Valter Campanato/Agência Brasil

"Nós falamos sobre assuntos que serão discutidos na reunião de 10 de fevereiro, como mudanças climáticas, direitos humanos, democracia e atos de fragilidade e os ataques à democracia, não só no nosso país ou no Brasil, mas também no resto do mundo. O presidente Lula falou bastante sobre a questão do crescimento econômico", disse. 

A embaixadora afirmou ainda que os Estados Unidos têm trabalhado com o Congresso Nacional para promover temas como direitos dos povos indígenas e a promoção da igualdade racial. 

Também estão habilitados a despachar no país os representantes da China, Zhu Qingqiao; da Síria, Rania Al Haj Ali; do Zimbábue, Meshack Kitchen; de El Salvador, Luis Oswaldo López Álvarez; da República Tcheca, Pavla Hvrlíková; das Filipinas, Joseph Angeles; e da Turquia, Halil Ibrahim Akça.

“Hoje estou recebendo credenciais de novos embaixadores de nove países no Brasil. Diálogo para a ampliação das relações e cooperação com o mundo”, escreveu Lula em publicação nas redes sociais.

Tradicionalmente, um embaixador assume o posto após a entrega de documentos enviados pelo presidente de seu país ao governo do país onde atuará.

A apresentação das cartas credenciais ao presidente da República é uma formalidade que aumenta as prerrogativas de atuação do diplomata no Brasil. Caso a credencial não seja recebida pelo presidente, o embaixador não pode representar seu país em audiências ou solenidades oficiais, por exemplo. (Por Andreia Verdélio e Heloísa Cristaldo – Repórteres da Agência Brasil - Brasília).

Edição: Fábio Massalli



BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...