quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Maduro diz que 'vai arrebentar os dentes de Brasil e Colômbia' em caso de agressão

Nicolás Maduro
Nicolás Maduro (Foto: Telesul)

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, afirmou que as Forças Armadas do país estão prontas para "arrebentar os dentes" de Brasil e Colômbia, caso esses países agridam a Venezuela. Ele diz: "conheço os planos imperiais, conheço em detalhes os planos da oligarquia colombiana e de Jair Bolsonaro."
Maduro ainda falou: "se eles se atreverem, vamos arrebentar seus dentes para que aprendam a respeitar a Força Armada Nacional Bolivariana e o povo de (Simón) Bolívar."
A reportagem do jornal O Estado de S. Paulo destaca que "as tensões entre Maduro e Bolsonaro cresceram nas últimas semanas, quando um grupo de cinco militares que a Venezuela acusa de ser responsável por um ataque a um quartel do país iniciaram os trâmites para serem recebidos como refugiados em Roraima."
A matéria ainda sublinha que "Maduro já reconheceu que considerou pedir à Força Armada Nacional Bolivariana que capturasse no Brasil os cinco militares, chamados pelo governo chavista de 'terroristas e desertores'." (247)


Blog do BILL NOTICIAS

Nasa: fumaça dos incêndios na Austrália completará uma volta na Terra

Um vizinho utiliza uma mangueira para umedecer sua casa, em Nowra.
Um vizinho utiliza uma mangueira para umedecer sua casa, em Nowra. 
(Foto: TRACEY NEARMY/REUTERS)

A Nasa, agência espacial norte-americana, divulgou a informação de que a nuvem de fumaça dos incêndios na Austrália vai dar uma volta ao mundo, retornando ao céu de seu país de origem. A fumaça chegou a 17,7 quilômetros de altitude, alcançado a estratosfera inferior. 
Uma vez na estratosfera, a fumaça pode viajar milhares de quilômetros, afetando globalmente as condições atmosféricas“, destacou a Nasa.
A reportagem do site Poder360 destaca afirma que "com satélites, a agência está monitorando a nuvem de fumaça vinda da Austrália e disse que ela já viajou por metade do globo. Além de modificar a cor do céu por onde passa, a fuligem prejudica a qualidade do ar nas regiões atingidas. Na semana passada, ela chegou ao Chile, Argentina e no sul do Brasil." (247)



Blog do BILL NOTICIAS

Compesa informa. Nomeado novo gerente da companhia para Petrolina e região

Resultado de imagem para compesa
A Compesa informou que está fazendo uma mudança em sua gerencia regional, com sede em Petrolina.
João Rafael deixa a unidade do sertão e será substituído  pelo engenheiro de carreira, Marcelo André Ramos.
A Companhia ainda não adiantou a data de posse do novo gerente regional, que deve ser divulgado nos próximos dias.
Novas informações a qualquer momento.

Blog do BILL NOTICIAS

Privatização dos Correios pode causar demissão de 40 mil trabalhadores





Defendida pela equipe econômica, a venda da estatal pode acarretar demissões em massa; dias atrás, Jair Bolsonaro declarou que não venderia a empresa para não prejudicar os servidores, mas há setores no governo que defendem a venda da empresa até 2021

A privatização dos Correios está sendo planejada para o final de 2021 e pode acarretar a demissão de 40 mil trabalhadores.  
Executivos de empresas privadas dizem que fariam o mesmo serviço com praticamente a metade do quadro atual de 100 mil funcionários. 
A equipe econômica do governo não pretende absorver os trabalhadores que forem descartados com a venda da estatal.  Isto poderia criar um precedente para as próximas privatizações.   
Devido à complexidade da operação - que envolve também o passivo do fundo de pensão Postalis, a data prevista para a apresentação do formato de privatização ficou para o fim de 2021, informa o Painel da Folha de S.Paulo.  
O  presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM) propõe a quebra do monopólio dos Correios, mas a execução não é simples. A avaliação é que alcançaria apenas o setor de cartas e há dúvidas sobre se as empresas se interessarão em atuar fora dos grandes centros urbanos.(247)


Blog do BILL NOTICIAS

Avião é obrigado a jogar combustível sobre escola em Los Angeles

                  Por: Agência Brasil
 (Foto: NBC Los Angeles/Reprodução)
Foto: NBC Los Angeles/Reprodução


Um avião que retornava ao Aeroporto Internacional de Los Angeles, nos Estados Unidos, jogou combustível de aviação sobre uma escola, deixando algumas pessoas com ferimentos leves, segundo relatos da mídia local.

O avião da empresa Delta decolou com 149 passageiros e ia para Xangai, na China, mas instantes depois voltou para o aeroporto, segundo o jornal Los Angeles Times.

"Logo após a decolagem, o vôo 89 para Xangai sofreu um problema no motor que exigia que a aeronave retornasse", disse o porta-voz da Delta, Adrian Gee. "A aeronave pousou em segurança após uma liberação de combustível de emergência para reduzir o peso da aterrissagem", explicou.

Dezessete crianças e nove adultos de uma escola primária de Cudahy, localizada no sudeste de Los Angeles, foram tratados por ferimentos leves, segundo o Departamento de Bombeiros. Ninguém foi levado para um hospital e nenhuma evacuação foi iniciada.

O porta-voz Nicholas Prange disse que duas classes estavam do lado de fora quando o líquido choveu pouco antes das 12 horas de ontem (14). Estudantes e funcionários foram instruídos a ir para o interior do prédio.

Em um comunicado, o porta-voz da Administração Federal de Aviação dos EUA, Allen Kenitzer, disse que o voo 89 da Delta Air Lines declarou uma emergência após decolar, depois retornou ao aeroporto e "pousou sem incidentes".



Blog do BILL NOTICIAS

BRASIL - Desmatamento na Amazônia cresce 183% em dezembro em relação ao mesmo mês de 2018

Segundo os dados do Inpe, o crescimento do desmatamento (sempre em comparação com os mesmos meses de anos anteriores) tem sido constante
           
 Queimadas na Amazônia
Queimadas na AmazôniaFoto: Joao Laet / AFP

O desmatamento na Amazônia cresceu 189% em dezembro, em comparação ao mesmo mês de 2018, segundo dados do Deter (Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real), do Inpe.

O Deter tem a função de auxiliar as ações do Ibama no combate ao desmatamento, mas também pode ser usado para analisar as tendências de desmate. Ou seja, pode-se visualizar se a destruição da floresta está aumentando ou diminuindo. Além disso, os dados do Deter costumam subestimar os dados anuais consolidados de desmate (Prodes).

Segundo os dados do Inpe, o crescimento do desmatamento (sempre em comparação com os mesmos meses de anos anteriores) tem sido constante. Desde maio de 2019, os aumentos têm sido acentuados, com exceção de outubro, que apresentou crescimento menor, de cerca de 5%.
Em julho e agosto foram registrados os maiores aumentos do período, de 278% e 222% respectivamente. Os números de outros meses, mesmo menores, também foram expressivos, com novembro com 104% de crescimento, setembro, 96% e junho com 90%.

Em novembro, foram divulgados os dados anuais de desmatamento, o Prodes, também do Inpe, que conta com maior precisão. Entre agosto de 2018 e julho de 2019 foram devastados 9.762 km² de Amazônia, o maior valor da última década.
O crescimento em relação ao ano anterior (2017/2018) foi de 29,5%, o maior crescimento percentual em mais de 20 anos.

No anúncio dos dados, o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles afirmou que o crescimento ocorreu devido à "economia ilegal" na Amazônia.

Quando questionado sobre o assunto, Salles disse, em entrevista recente à Folha e ao UOL, que o desmatamento ilegal zero não deve ser alcançado e que se o aumento do desmate no próximo ano for menor do que 29,5% "será uma conquista".

Na última semana, o ministro afirmou, sem apresentar detalhes, que criaria uma Secretaria da Amazônia, em Manaus. Segundo a pasta, a ideia é "materializar a presença do Ministério do Meio Ambiente [MMA] na região".(
Por: Folhapress )





Blog do BILL NOTICIAS

COLETA - Sobe para 17 o número de saguis encontrados mortos em Aldeia

                 Por: Diario de Pernambuco
População deve alertar às autoridades sobre os sinais de doença no animal. (Foto: Ricardo Fernandes/Arquivo DP)
População deve alertar às autoridades sobre os sinais de doença no animal. 
(Foto: Ricardo Fernandes/Arquivo DP)


Aumentou para 17 o número de saguis mortos em Camaragibe. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), foram coletados mais 3 macacos em Aldeia, além dos 14 que foram encontrados em um condomínio localizado no bairro. O órgão tem feito a coleta dos primatas não humanos e encaminhado amostras, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), para laboratórios de referência na Bahia e no Pará. Doenças como raiva, herpes e febre amarela estão entre as suspeitas.

Desde o último sábado (11), a Secretaria de Saúde de Camaragibe realizou vacinação preventiva contra a febre amarela para moradores e funcionários de condomínio onde foram encontrados 14 dos 17 primatas. Já na última sexta-feira (10), em reunião com representantes da SES e da secretaria de Saúde de Camaragibe, ficou acordado que, a partir desta semana, o município irá disponibilizar a vacina contra febre amarela em postos de saúde de Aldeia para atender à população em geral dessa localidade. Técnicos da SES-PE têm realizado ações educativas com o público da região de Aldeia e capacitação dos profissionais de Camaragibe.

A Secretaria Estadual de Saúde reforçou que em caso de macaco morto ou aparentando estar doente a população deve entrar em contato com a secretaria de Saúde do seu município. A orientação é para não manusear os animais. Além disso, jamais se deve alimentar animais silvestres.

Por fim, a SES-PE informa que não registra casos autóctones de febre amarela em Pernambuco desde 1938. Ou seja, não há a confirmação da circulação do vírus da doença no Estado desde então. Destaca-se que os macacos não transmitem a enfermidade para os humanos, sendo vítimas também do vírus. Importante lembrar, ainda, que Pernambuco realiza, desde 2017, a vigilância em epizootia para monitorar a mortalidade de primatas não humanos. Desde então, não há nenhum óbito relacionado à febre amarela desses animais no Estado.

Imunização
A partir deste mês de janeiro, a vacinação contra a febre amarela entra na rotina de imunização de 43 cidades que compõem a III e V Gerências Regionais de Saúde (Geres), com sede em Palmares, na Mata Sul, e Garanhuns, no Agreste pernambucano, respectivamente. A determinação de ampliar e incluir a vacina de forma rotineira é uma proposta do Ministério da Saúde (MS) para todo o Brasil. A proteção será voltada para crianças de 9 meses até adultos de 59 anos.

Neste primeiro momento, mais de 1 milhão de pessoas já podem se vacinar contra a febre amarela. A partir de março de 2020, a expansão acontecerá para todo o estado de Pernambuco, totalizando 8,4 milhões de pessoas beneficiadas. Essa ação busca manter a população protegida contra a doença e, com isso, evitar a reintrodução do vírus em solo pernambucano. 





Blog do BILL NOTICIAS

Com aplicativo, usuários já podem consultar linhas e horários dos novos ônibus de Petrolina

                       Via:Santanavinicius
Resultado de imagem para Com aplicativo, usuários já podem consultar linhas e horários dos novos ônibus de Petrolina

Os petrolinenses terão mais uma vantagem para utilizar o transporte público na cidade. Com 83 veículos novinhos circulando desde dezembro, os usuários já podem voltar a consultar, em tempo real, as linhas e os horários dos ônibus pelo aplicativo CittaMobi que passou por manutenção para se adaptar à nova empresa. Além disso, a população pode visualizar as paradas próximas ao local onde está ou que deseja ir, e acompanhar o trajeto do veículo.
O diretor presidente da Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla), Edilson Leite, explica que o serviço ficou suspenso devido à mudança da empresa concessionária, mas, a partir de agora, os usuários já podem voltar a utilizar o serviço gratuito.
Este aplicativo é fundamental para garantir mais conforto e até mais segurança aos passageiros, uma vez que, eles podem se dirigir ao ponto de ônibus mais próximo do horário, ficando assim, menos tempo exposto. As atividades precisaram ser suspensas devido a essa fase de adaptação, mas nós vamos continuar fazendo os ajustes necessários para que o aplicativo funcione da melhor maneira”, afirma “Edilsão do Trânsito”.
Edilson também lembra que para ter acesso aos serviços, o usuário deve atualizar o aplicativo antigo ou reinstalá-lo. Após isso, o aplicativo vai mostrar todas as informações, como paradas, linhas e itinerários.
Devido às transições, neste primeiro momento, o aplicativo pode apresentar algumas linhas da cidade de Juazeiro, neste caso, os usuários devem clicar sobre no ícone “ponto de ônibus”, voltar e clicar novamente quando serão apresentadas apenas as linhas de Petrolina. Segundo a empresa responsável, trata-se de uma fase de teste e gradativamente, o aplicativo ficará mais acessível.(Ascom)

Blog do BILL NOTICIAS

Putin: 'Os países com armas nucleares devem trabalhar juntos para neutralizar a ameaça de uma guerra global'

Vladimir Putin 
Vladimir Putin  (Foto: Ekaterina Chesnokova/Sputnik)

Em seu discurso anual nesta quarta-feira (15) perante a Assembléia Federal, o parlamento russo, Vladimir Putin fez um apelo aos países membros do Conselho de Segurança da ONU a unirem esforços para evitar uma conflagração generalizada.   
Putin enfatizou que Rússia, China, EUA, Reino Unido e França, os cinco membros do Conselho que são também potências nucleares têm uma "responsabilidade especial de garantir o desenvolvimento sustentável da humanidade".  
"Essas cinco nações devem começar a elaborar medidas destinadas a neutralizar qualquer condição para uma guerra global e a desenvolver novas abordagens para garantir a estabilidade do planeta", afirmou Putin. (247)
As informações são do site Russia Today

Blog do BILL NOTICIAS

MUNDO Novo vírus causa surto na China e OMS emite alerta

Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou um plano para preparar os hospitais de todo o mundo para um novo vírus que já contagiou dezenas de pessoas na China

                 Por: AFP e Agência Brasil
Novo vírus já matou uma pessoa na China
Novo vírus já matou uma pessoa na ChinaFoto: Noel Celis / AFP

O risco de que o novo surto de pneumonia viral que afeta a China atualmente seja transmissível entre seres humanos é "baixo", mas "não está descartado" - anunciaram autoridades de saúde chinesa nesta quarta-feira (15).

Até agora, o novo vírus já provocou a morte de uma pessoa e afetou outras 41, que registram sintomas semelhantes aos de uma pneumonia. Dos 41 casos confirmados na China, seis estão em estado grave e outros sete já tiveram alta, disse a porta-voz da Organização Mundia de Saúde (OMS), Tarik Jasarevic.

Em meio aos 41 doentes registrados Wuhan, cidade onde a epidemia começou, uma mulher pode ter sido contaminada pelo marido, afirmou a Comissão Municipal de Higiene e Saúde, nesta quarta-feira (15).

Em um comunicado, o órgão informou que o homem em questão trabalha em uma feira de mariscos, onde se detectou a maioria dos casos. Sua mulher diz que nunca esteve no local. "Não se descobriu qualquer prova explícita de transmissão entre humanos" desde o início desta epidemia ligada a um novo coronavírus, explicou a comissão.

"Não se pode excluir a possibilidade de uma transmissão limitada entre humanos, mas o risco de uma transmissão entre humanos continua sendo relativamente baixa", concluiu.

Alerta
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou um plano para preparar os hospitais de todo o mundo para um novo vírus que já contagiou dezenas de pessoas na China, provocando uma morte. A OMS também mencionou a possibilidade de o vírus ser transmitido “de forma limitada de pessoa para pessoa”, apesar de “ser cedo e ainda não existir um quadro clínico claro”.




Blog do BILL NOTICIAS

IF-Sertão-PE disponibilizará 679 vagas pelo Sisu 2020

                    Via:Carlos Britto


O Instito Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) vai dar a largada nesta sexta-feira (17), com a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para candidatos interessados em ingressar nos cursos de graduação ofertados pelo instituto concorrerem às 679 vagas disponíveis nos Campi Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Salgueiro, Santa Maria da Boa Vista e Serra Talhada. As inscrições ocorrem, de acordo com o cronograma do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020, entre os dias 21 e 24 de janeiro, por meio do endereço eletrônico.
No Campus Petrolina, são 60 vagas para os cursos de Licenciatura em Física, Computação e Química e 64 para o curso de Tecnologia em Alimentos. Já o Zona Rural oferece 60 vagas em Agronomia e 25 em Viticultura e Enologia. Para o Campus Floresta, são 25 vagas disponíveis no curso Gestão de Tecnologia da Informação. Em Salgueiro, os candidatos poderão escolher entre Licenciatura em Física, Sistemas para Internet ou Tecnologia em Alimentos, cada um com 60 vagas disponíveis. Em Santa Maria da Boa Vista, são 40 vagas na Licenciatura em Matemática. Em Serra Talhada serão 70 vagas para o curso de Licenciatura em Física e 35 para Engenharia Civil.
De acordo com o cronograma do Sisu, o resultado da chamada regular deve ocorrer no dia 28 de janeiro. Os candidatos que não forem selecionados poderão participar da lista de espera entre os dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro. A partir do dia 7 de fevereiro haverá a convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições (o edital nº 70/2019 e demais documentos referentes ao Sisu 2020.1 no IF Sertão-PE podem ser acessados pelo link).





Blog do BILL NOTICIAS

Governo contratará 7 mil militares para reforçar atendimento no INSS

Expectativa é acabar com processos em atraso até o fim de setembro


Previdência Social 2019

O governo pretende contratar temporariamente cerca de 7 mil militares da reserva para reforçar o atendimento nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e reduzir o estoque de pedidos de benefícios em atraso. O anúncio foi feito nesta terça-feira (14) pelo secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, que prometeu que o estoque de processos acumulados caia para próximo de zero até o fim de setembro.
A contratação dos militares será voluntária, sem haver convocação. Eles serão treinados em fevereiro e em março, devendo começar a trabalhar nos postos em abril, recebendo adicional de 30% na reserva remunerada.
Segundo Marinho, a medida custará R$ 14,5 milhões por mês ao governo, mas ele disse que o custo deve ser compensado pela diminuição da correção monetária paga nos benefícios concedidos além do prazo máximo de 45 dias depois do pedido.
Paralelamente, entre 2,1 mil e 2,5 mil funcionários do INSS que hoje trabalham no atendimento presencial serão remanejados para reforçar a análise dos processos.
Outras medidas
De acordo com Marinho, até o fim da semana, o Diário Oficial da União publicará um decreto do presidente Jair Bolsonaro com as medidas. Ele anunciou ainda que, para diminuir o atraso, o governo dará prioridade às perícias médicas dos cerca de 1,5 mil funcionários do INSS afastados por problemas de saúde. Segundo o secretário, a expectativa é que cerca de dois terços dos servidores (cerca de 1 mil funcionários) voltem ao trabalho nos próximos meses.
Além disso, uma portaria do presidente do INSS restringirá a cessão de funcionários para outros órgãos. De agora em diante, a autarquia só cederá funcionários para cargos comissionados de nível 4 (DAS-4) e para cargos vinculados diretamente à Presidência da República. Atualmente, o INSS tem cerca de 200 funcionários cedidos.
O INSS também pretende ampliar os convênios com o setor privado para que o setor de recursos humanos de empresas formalizem os pedidos de aposentadoria. Atualmente, fundos de pensão de grandes empresas encaminham conjuntamente ao INSS os documentos exigidos dos empregadores, acelerando os processos. O governo quer estender o modelo a mais empregadores.
Simplificação
O decreto a ser editado também simplificará a tramitação dos pedidos de benefícios. O INSS passará a aceitar certidões antigas. O órgão vai verificar as súmulas administrativas em que o INSS foi vencido no Judiciário para deixar de recorrer dos pedidos dos benefícios em situações já pacificadas pela Justiça. O INSS também deixará de exigir a demonstração do vínculo quando o empregado e o empregador contribuam atualmente para a Previdência Social. Segundo Marinho, a medida acelerará principalmente a aposentadoria de empregados domésticos.
Segundo Marinho, desde meados do ano passado, o governo está reduzindo o estoque de processos empoçados no INSS. O número de pedidos de benefício com mais de 45 dias de atraso caiu de 2,3 milhões em julho do ano passado para 1,3 milhão atualmente. Nos últimos cinco meses, o governo tem conseguido diminuir o empoçamento em 67 mil e 68 mil processos por mês.
Caso esse ritmo continuasse, o estoque de processos em atraso só seria zerado em 16 ou 17 meses, nas estimativas de Marinho. Com as medidas anunciadas, o secretário disse que a redução nos processos em atraso deverá saltar para 160 mil por mês, permitindo a redução a quase zero dos pedidos com mais de 45 dias de atraso até o fim de setembro. Apenas os processos em que o INSS discorda da concessão do benefício, com falta de documento ou que dependem da Justiça. continuariam em atraso.
O secretário disse que o principal fator que provocou o aumento da fila de atendimento do INSS até a metade do ano passado foi a automatização dos pedidos de benefício. Em maio de 2018, com a inauguração da página Meu INSS, os pedidos dispararam. O número de requerimentos de aposentadorias, pensões, auxílios da Previdência Social e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) saltou de cerca de 715 mil por mês no início de 2018 para 988 mil mensais atualmente. O estoque começou a cair em agosto do ano passado.



Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...