Pesquisa Datafolha aponta favoritismo do presidente Lula contra possíveis candidatos da extrema direita
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva derrotaria o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em um eventual segundo turno nas eleições presidenciais de 2026, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (5).
Lula também derrotaria outros nomes da extrema direita em uma eventual disputa de segundo turno, contra Michelle Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro. Contra Jair Bolsonaro, que está inelegível, o Datafolha também prevê uma vitória do atual presidente.
Confira abaixo os cenários da pesquisa:
Cenário 1 – segundo turno
- Lula (PT): 48%
- Tarcísio de Freitas (Republicanos): 39%
- Branco/Nulo/Não votariam: 13%
- Não sabem: 1%.
Cenário 2 – segundo turno
- Lula (PT): 50%
- Michelle Bolsonaro (PL): 38%
- Branco/Nulo/Não votariam: 12%
- Não sabem: 1%.
Cenário 3 – segundo turno
- Lula (PT): 51%
- Eduardo Bolsonaro (PL): 34%
- Branco/Nulo/Não votariam: 14%
- Não sabem: 1%.
Cenário 4 – segundo turno
- Lula (PT): 49%
- Jair Bolsonaro (PL): 40%
- Branco/Nulo/Não votariam: 10%
- Não sabem: 1%.
No primeiro turno, segundo o levantamento, Lula mantém a dianteira com 35% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparecem empatados tecnicamente Tarcísio, com 15%, e Ciro Gomes e Pablo Marçal, ambos com 11%. Ratinho Junior, Romeu Zema e Eduardo Leite oscilam entre 3% e 5%. Ronaldo Caiado, o único que já anunciou publicamente sua pré-candidatura, pontua apenas 2%.
No cenário simulado com a presença de Bolsonaro, Lula aparece com 36% das intenções de voto, contra 30% do ex-mandatário. Também figuram nesse cenário Ciro, com 12%; Marçal, com 7%; e Leite, com 5%.
O Datafolha ouviu 3.054 pessoas em 172 municípios entre terça 1º e quinta-feira 3. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. - 247.