terça-feira, 21 de junho de 2022

VIOLÊNCIA CONTRA MULHER - Procuradora é agredida brutalmente por "colega" em SP após abertura de processo disciplinar (vídeo)

 VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Os procuradores trabalham para a Prefeitura de Registro, no interior de São Paulo.

              Por:G1
Foto: Arquivo pessoal

A procuradora-geral do município de Registro, no interior de São Paulo, foi agredida por um colega dentro da própria prefeitura, onde trabalham, e ficou com o rosto ensanguentado.

A ação foi filmada por outra funcionária e mostra que o também procurador Demétrius Oliveira Macedo, de 34 anos, desferiu socos e chutou a colega.

O caso aconteceu na tarde de segunda-feira (20), por volta das 16h50. O g1 apurou que a agressão teria sido motivada pela abertura de um processo administrativo contra o procurador por conta de sua postura no ambiente de trabalho. Um Boletim de Ocorrência sobre o caso foi registrado no 1º Distrito Policial (DP) do município.

Gabriela Samadello Monteiro de Barros, de 39 anos, estava trabalhando quando foi surpreendida pelo ataque de Macedo. Segundo consta no BO, ele a agrediu primeiro com uma cotovelada na cabeça e continuou com socos no rosto.

A procuradora informou ter tentado se defender e, inclusive, recebeu ajuda de uma funcionária que foi empurrada contra a porta e bateu as costas na maçaneta.

A procuradora informou ter tentado se defender e, inclusive, recebeu ajuda de uma funcionária que foi empurrada contra a porta e bateu as costas na maçaneta.

Processo disciplinar

A procuradora relatou à polícia que o colega Demetrius Macedo apresentava comportamento suspeito e que já havia sido grosseiro com outra funcionária do setor. Ela disse que cobrou providências, pois estava com medo de trabalhar no mesmo ambiente com ele. A procuradora informou ter enviado um memorando à Secretaria Administrativa com uma proposta de procedimento administrativo.

Na segunda-feira (20), foi publicado em Diário Oficial a criação de uma comissão para apurar os fatos. Provavelmente, segundo ela, foi isso que desencadeou as agressões.

Agora, a procuradora quer que Macedo seja processado em decorrência das agressões e ofensas contra ela. O g1 tentou entrar em contato com o agressor, mas não obteve resposta.



O que diz a prefeitura de Registro
Em nota, a Prefeitura de Registro manifestou "o mais absoluto e profundo repudio aos brutais atos de violência realizados pelo procurador municipal contra a servidora municipal mulher que exerce a função de procuradora-geral do município".

"A administração municipal está tomando as providências necessárias e já determinou, de imediato, que o agressor seja suspenso, nos termos do art. 179, c/c inc. III do art. 180, ambos da Lei Complementar nº 034/2008 – Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Registro, com prejuízo de seus vencimentos, a partir de 21 de junho".

O Executivo continuou: "reafirmamos nosso compromisso com a prevenção e enfrentamento a todas as formas de violência, principalmente aquelas que vitimizam mulheres.

Os servidores da Procuradoria-Geral Municipal e da Secretaria de Negócios Jurídicos receberão todo apoio necessário, inclusive acompanhamento psicológico".


BLOG DO BILL NOTICIAS

JUSTIÇA ELEITORAL - Presidente do TSE lança sistema para recebimento de denúncias sobre desinformação

 

Eleitoras e eleitores poderão comunicar à Justiça Eleitoral o recebimento de notícias falsas que envolvem as eleições.


                          Por Carol Brito

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, lançou na sessão desta terça-feira (21) o Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições. Por meio da ferramenta, cidadãs e cidadãos poderão comunicar à Justiça Eleitoral o recebimento de notícias falsas, descontextualizadas ou manipuladas sobre o processo eleitoral brasileiro.

“A partir de agora, qualquer pessoa poderá acessar esse sistema, que já está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral, e reportar episódios envolvendo a circulação de notícias falsas, portadoras de inverdades sobre o sistema eleitoral brasileiro, que atentem contra a imagem de segurança e integridade do processo de votação e que possam afetar a normalidade do pleito eleitoral”, anunciou o ministro.

Segundo Fachin, nas Eleições Municipais de 2020, o canal exclusivo da Justiça Eleitoral com o WhatsApp – que integrava parte do memorando de entendimento firmado entre a empresa e o TSE – recebeu mais de 5.229 denúncias de comportamentos inautênticos. Por meio da iniciativa, o aplicativo de mensagens baniu 1.042 contas que fizeram disparos em massa naquele pleito.

“Se em 2020 a parceria foi com apenas uma plataforma e obtivemos resultados tão expressivos, não podemos deixar de ressaltar o importante avanço que representa a criação deste sistema, que conta com todas as plataformas parceiras da Justiça Eleitoral no enfrentamento à desinformação”, analisou o presidente do TSE.

[Assista ao vídeo em que Fachin anuncia o projeto]

 

Atualmente, o Tribunal Superior Eleitoral mantém acordos de cooperação com as plataformas digitais Google Brasil, YouTube, Facebook, Instagram, WhatsApp, Telegram, Kwai, TikTok, LinkedIn, Twitter e Spotify.

O ministro agradeceu as empresas pela contribuição à democracia brasileira e enfatizou que o protagonismo no combate à propagação de narrativas falsas é das cidadãs e dos cidadãos brasileiros. “Com isso, reitero que a Justiça Eleitoral está preparada para conduzir as Eleições de 2022 de forma limpa e transparente, como tem feito nos últimos 90 anos”, disse.

BLOG DO BILL NOTICIAS

No dia do aniversário de Floresta, Marília prestigia aliado de família tradicional

 


Foto: divulgação

Um dia depois de anunciar o deputado federal Sebastião Oliveira (Avante) como pré-candidato a vice e apresentar sua chapa majoritária completa aos pernambucanos, Marília Arraes (SD) esteve em Floresta (PE), Sertão de Itaparica no dia do aniversário de 115 anos de fundação do município para o evento de lançamento da pré-candidatura do deputado estadual Fabrízio Ferraz à Assembleia Legislativa (Alepe).

Além de Marília e Fabrízio, estiveram no evento Sebastião Oliveira, o pré-candidato ao Senado, André de Paula, e o pré-candidato a federal, Waldemar Oliveira. “É uma grande responsabilidade estar aqui liderando esse projeto. Vir a Floresta com Sebastião e André de Paula mostra que, apesar do pensar diferente, respeitamos nossas histórias e não queremos que Pernambuco continue sendo tratado dessa maneira“, afirma Marília.

Durante o evento, ‘Sebá’ foi enfático sobre resgatar Pernambuco. “Acreditamos que Marília Arraes vai liderar um novo tempo para o Estado”, afirmou. A fala dele foi ratificada por Waldemar. “Marília será a primeira mulher a governar Pernambuco”.

André de Paula reforçou sua admiração pela liderança exercida por Marília. “Vejo com muita alegria Marília liderar uma mesa com tantas pessoas experientes. Marília irá liderar Pernambuco pelos próximos anos“.

Reeleição

Fabrízio Ferraz, que vai tentar a reeleição na Alepe, agradeceu por Marília ter ido a Floresta no dia do aniversário do município. “É bem simbólico Marília estar no nosso município em um dia tão importante para nós. Ela está preparada para assumir o Governo de Pernambuco“. (por Carlos Britto).



BLOG DO BILL NOTICIAS

Investimento público, reindustrialização, economia verde e empreendedorismo: Lula e Alckmin firmam eixos para retomada econômica

O texto também ressalta a necessidade de valorizar o salário mínimo, "visando à recuperação do poder de compra de trabalhadores e trabalhadoras"

Alckmin e Lula (Foto: Ricardo Stuckert)

As diretrizes do programa de governo da chapa formada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) prevêem a retomada da indústria nacional, a implantação de uma política de reforma agrária com o estímulo à economia solidária, criativa e verde, além de uma reformulação do Bolsa Família e da valorização do salário mínimo, como forma de retomar o crescimento econômico do Brasil. 

“O Brasil precisa criar oportunidades de trabalho e de emprego. Para isso, propomos a retomada dos investimentos em infraestrutura e em habitação; a reindustrialização nacional em novas bases tecnológicas e ambientais; a reforma agrária e o estímulo à economia solidária, à economia criativa e à economia verde inclusiva, baseada na conservação, na restauração e no uso sustentável da nossa biodiversidade. Também deve estender o apoio ao cooperativismo, ao empreendedorismo e às micro e pequenas empresas”, destaca o documento “Diretrizes para o Programa de Reconstrução e Transformação do Brasil”.

O texto também ressalta a necessidade da retomada da “política de valorização do salário mínimo visando à recuperação do poder de compra de trabalhadores, trabalhadoras, e dos beneficiários e beneficiárias de políticas previdenciárias e assistenciais, essencial para dinamizar a economia, em especial dos pequenos municípios”. Também está prevista a “reconstrução da seguridade e da previdência social, para ampla inclusão dos trabalhadores e trabalhadoras, por meio da superação das medidas regressivas e do desmonte promovido pelo atual governo.” 

"A proteção previdenciária voltará a ser um direito de todos e de todas. Frente aos milhares de trabalhadores e trabalhadoras hoje excluídos, o desenvolvimento econômico, a geração de empregos e a inclusão previdenciária serão centrais para a sustentabilidade financeira do regime geral de previdência social”, ressalta o material. 

O documento diz ser "estratégica a retomada da centralidade e da urgência no enfrentamento da fome e da pobreza, assim como a garantia dos direitos à segurança alimentar e nutricional e à assistência social”. “Além de uma questão de soberania, o enfrentamento da fome exigirá mais empregos e mais renda para os mais pobres e será prioridade em nosso governo. Trabalharemos de forma incansável até que todos os brasileiros e as brasileiras tenham novamente direito ao menos a três refeições de qualidade por dia” ressalta um trecho do material elaborado pela Fundação Perseu Abramo. 

O programa destaca, ainda, que um programa “Bolsa Família renovado e ampliado precisa ser implantado com urgência para garantir renda compatível com as atuais necessidades da população. Um programa que recupere as principais características do projeto que se tornou referência mundial de combate à fome e ao trabalho infantil e que inove ainda mais na ampliação da garantia de cidadania para os mais vulneráveis”. 247

ESTATAL - Após pedido de demissão, Petrobras anuncia diretor como presidente interino

 

Fernando Borges é, atualmente, o diretor executivo de Exploração e Produção da Petrobras


                                Por Portal Folha de Pernambuco

                     Fernando Borges assume a presidência da Petrobras interinamente - Foto: Alaor Filho/Agência Petrobras


Após o pedido de demissão de José Mauro Coelho da presidência da Petrobras, a estatal anunciou, nesta segunda-feira (20), a nomeação de Fernando Borges como interino para ocupar o cargo.

Borges é, atualmente, o diretor executivo de Exploração e Produção da Petrobras e assume a presidência até a eleição e posse de novo presidente, conforme previsto no Estatuto Social da companhia.

Formado em engenharia civil pela Universidade Federal de Uberlândia, Fernando Borges iniciou sua carreira na Petrobras em 1983, e desde então ocupou diversos cargos de crescente responsabilidade na área de Exploração e Produção no Brasil e no exterior como Diretor Geral de E&P na Petrobras Bolívia. 

Caio Paes de Andrade, assessor do ministro da Economia, Paulo Guedes, é o principal nome cotado para assumir a presidência da Petrobras. 


         BLOG DO BILL NOTICIAS

Petrobras paga R$ 24,25 bilhões a acionistas; União recebe R$ 8,85 bi

                           Por: Michelle Portela - Correio Braziliense

                                                         Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press

Em meio ao turbilhão político que atinge a maior empresa brasileira, a Petrobras anunciou, nesta segunda-feira (20), o pagamento da 1ª parcela da distribuição de R$ 24,25 bilhões em remuneração aos acionistas. Desse total, a União receberá R$ 8,85 bilhões.

O Conselho de Administração aprovou o repasse em maio, mas o comunicado ao mercado foi feito nesta segunda. "O valor bruto distribuído hoje corresponde a dividendos e juros sobre capital próprio (JCP) de R$ 1,857745 por ação ordinária e preferencial em circulação, com base na posição acionária de 23 de maio de 2022", informou. 

A segunda parcela da remuneração será paga em 20 de julho. Também em maio deste ano, a companhia reportou ao mercado lucro líquido de R$ 44,561 bilhões no primeiro trimestre de 2022, o maior da história.

União 

O governo federal detém 36,6% do capital total da companhia e é o maior acionista da Petrobras. A alta lucratividade e os preços elevados dispararam uma crise política em torno da estatal e levaram o presidente Jair Bolsonaro (PL) a pressionar a empresa por mudanças na direção da companhia, que culminaram na renúncia do agora ex-presidente José Mauro Ferreira Coelho. 

De acordo com o pesquisador Eduardo Costa Pinto, do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo (Ineep), o lucro se deve à atual política da estatal por preços máximos, resultado da combinação do PPI e da visão de curto prazo da direção da empesa na gestão Bolsonaro, não de mercado, como divulgado.

De acordo com Eduardo Costa Pinto, caso a Petrobrás praticasse preços 20% mais baixos em 2021, o lucro cairia dos R$ 106,5 bilhões obtidos no ano passado, para R$ 46,8 bilhões, mantendo a alta lucratividade dos acionistas. 


PT não irá apoiar CPI da Petrobrás: “cortina de fumaça”

“Eu não apoio a CPI e o PT também não apoia”, disse a deputada Gleisi Hoffmann, presidenta do PT

Gás de cozinha, Petrobrás, combustível e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (Foto: ABr)

A bancada do PT na Câmara dos Deputados se reúne, nesta terça-feira (21), e deverá formalizar a decisão de rejeitar a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Petrobras. A instauração do colegiado foi sugerida pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) após anúncio da petroleira de novo aumento nos combustíveis.

Conforme apurado pelo Metrópoles, a tendência é de que a bancada seja contra a CPI da Petrobras. A avaliação é de que a instalação do colegiado não irá contribuir para a solução para a crise.

A informação foi confirmada pelo líder do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (MG) e pela presidente nacional do partido, a também deputada federal Gleisi Hoffmann (PR). “Eu não apoio a CPI e o PT também não apoia”, cravou Gleisi.

“Nosso objetivo é acabar com PPI que não deixa baixar os preços dos combustíveis e o que o Bolsonaro quis fazer é demagogia para acabar com a Petrobras”, defendeu Lopes. (Metrópoles).


 BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...