sexta-feira, 28 de junho de 2024

Petrolina sediará o 1° Congresso Sistêmico do Vale do São Francisco

Entre os dias 19 e 20 de julho, na Fundação Nilo Coelho, em Petrolina, Pernambuco, acontecerá o 1° Congresso Sistêmico do Vale do São Francisco (Vale Sistêmico). O evento tem como objetivo redirecionar o olhar para empresas, carreiras ou profissões a partir de uma abordagem sistêmica, a qual se fundamenta em princípios que são as leis que regem as relações humanas: ordem/hierarquia; pertencimento/inclusão e equilíbrio nas trocas.

O evento é direcionado a pessoas que buscam o desenvolvimento pessoal e profissional, a exemplo de estudantes universitários, professores, gestores, profissionais da saúde, colaboradores de organizações públicas e privadas e empreendedores.

De acordo com a terapeuta sistêmica Edilene Bezerra, organizadora do congresso, nesta primeira edição, serão destacados quatro principais eixos norteadores: O ser e sua história – relação interpessoal; O eu e os outros – o encontro de histórias; A relação êxito pessoal/sucesso profissional; Sucesso nas empresas – êxito coletivo. “O Congresso Sistêmico do Vale do São Francisco é um espaço de reflexões, trocas e desenvolvimento das várias dimensões do ser (física, emocional, mental, espiritual) e de uma visão mais ampla dos vínculos que este precisa desenvolver tanto na relação intrapessoal quanto nas relações interpessoais mais íntimas e, também, nas estabelecidas no mundo do trabalho”, explica.

A programação tem Edilene Bezerra e o psicanalista e hipnoterapeuta Adamo Brasil como mediadores, os quais abordarão as dimensões do ser e a influência do ambiente de trabalho para a saúde da empresa; as leis sistêmicas e o que pode travar o negócio; o comportamento dos líderes e como isso afeta o grupo e os resultados das empresas, entre outros temas. Além disso, eles desenvolverão exercícios sistêmicos e de liberação de tensões e estresses.

O evento também conta com a advogada Cleoneide Diniz, a psicóloga e consteladora familiar Janaina Matias, a terapeuta sistêmica Graciosa Maria, a psicóloga e biblioterapeuta Tereza Roberta Rodrigues e os empresários Milstein Bezerra e Leydiane Nascimento, que são profissionais convidados para relatarem suas experiências exitosas relacionadas ao pensamento sistêmico no contexto empresarial. A professora de Yoga Sofia Correia também integra a programação, trabalhando com meditação e relaxamento na perspectiva sistêmica.

Segundo Adamo Brasil, o congresso oferecerá ambientes, informações, exercícios e técnicas para intervir em dificuldades percebidas e ocultas no cotidiano profissional. “O convite do Vale Sistêmico é um mergulho em fatores, muitas vezes inconscientes, que atuam nas decisões e, através desse movimento, será possível dar um novo direcionamento, superando desafios, bloqueios, dificuldades, revisitando o passado e projetando um novo futuro com os pés firmes no presente”, finaliza. - Por: Edilane Ferreira.

Para se inscrever, acesse o link: 

https://www.valesistemico.com.br/


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula diz que quem apostar em alta de dólar terá prejuízo

 

Presidente defendeu a potencial da microeconomia para o país

Antônio Cruz/Agência Brasil


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que quem apostar na valorização do dólar em relação ao real vai “quebrar a cara”, a exemplo do que já ocorreu em 2008. A declaração foi feita nesta quinta-feira (27) durante a 3ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, mais conhecido como Conselhão, no Itamaraty.

Segundo Lula, muito da alta do dólar se deve à forma “cretina” como as informações são apresentadas por alguns veículos midiáticos. Como exemplo, citou, sem dar nome, alguns comentaristas que teriam associado a alta de ontem, da moeda norte-americana, à entrevista concedida por ele ao portal UOL.

“Quando eu terminei a entrevista, a manchete de alguns comentaristas era de que o dólar subiu pela entrevista do Lula. Os cretinos não perceberam que o dólar tinha subido 15 minutos antes de eu dar entrevista. Esse mundo perverso, das pessoas colocarem para fora aquilo que querem sem medir a responsabilidade do que vai acontecer, é muito ruim”, disse o presidente.

Na sequência, acrescentou: “pode ter certeza: quem tiver apostando derivativo [que tenham como referência a moeda dos EUA para o mercado futuro] vai perder dinheiro nesse país. As pessoas não podem ficar apostando no fortalecimento do dólar e no fracasso do real. Eu já vi isso em 2008. As pessoas que achavam que era importante ganhar dinheiro apostando no fortalecimento do dólar quebraram a cara. E vão quebrar outra vez”, disse o presidente.

Desonerações e responsabilidade fiscal

Lula aproveitou o encontro com lideranças setoriais do Conselhão para novamente defender a forma como a economia do país vem sendo conduzida pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo o presidente, Haddad tem sofrido muitas injustiças por ter cobrado contrapartida de setores beneficiados por desonerações.

“Esse moço [Haddad] sofreu, e eu sei que ele sofreu, com a questão da desoneração dos 17 setores pelo Congresso Nacional. Eu não sou contra desonerações, desde que apresentem contrapartidas para o trabalhador. Pelo menos que transforme isso em estabilidade para os trabalhadores. Não para fazer por fazer”, disse o presidente ao criticar a “ganância por acúmulo de riqueza de alguns” que se recusam a “repartir um pouco do pão produzido nesse país”.

Lula voltou a afirmar que todas suas gestões à frente da Presidência tiveram como princípio a responsabilidade fiscal, e que a situação do Brasil, com relação à dívida pública é muito melhor do que a de diversos países desenvolvidos.

“Eu só posso gastar aquilo que eu tenho. Se eu tiver de fazer uma dívida, tem de ser uma dívida que vá permitir o aumento do patrimônio brasileiro. Portanto, vamos parar de olhar dívida pública brasileira com medo. Comparada à dos Estados Unidos; à do Japão; à da Itália ou da França, ela não é dívida. É troco, de tão pequena que é”, argumentou o presidente.

Microeconomia

Lula defendeu também uma mudança nos olhares sobre a microeconomia e seu potencial para o enriquecimento do país. “A microeconomia muitas vezes gera muitos empregos, junta muitas oportunidades e muitas vezes gera uma produtividade extraordinária. É o que a gente está fazendo neste instante. É preciso que você estude a macroeconomia, mas que saiba o que está acontecendo lá embaixo. Não com a pessoa que tomou bilhões de reais emprestado, mas com quem tomou R$ 5 mil ou R$ 10 mi emprestados”

“É por isso que eu repito: muito dinheiro na mão de poucos significa pobreza. Significa desemprego, prostituição, desnutrição e analfabetismo. Pouco dinheiro na mão de muitos significa exatamente o contrário. Significa uma ascensão social de todas as classes sociais; significa mais educação, melhor transporte, mais salário e mais crescimento”, afirmou o presidente.

Ao questionar que tipo de sociedade se busca para o Brasil, Lula disse que, do ponto de vista do governo federal, o que se busca é que cada trabalhador ou trabalhadora possa consumir aquilo que ele produz. “Não foi Karl Marx quem disse isso. Foi Henry Ford. Ele disse textualmente que queria que seus trabalhadores comprassem os produtos que ele fabricava”.

“O que a gente quer é transformar esse país em um país de classe média. Vocês acham que eu quero um país igual a Rússia ou a Cuba? Não! Eu quero um país com um padrão de vida igual a Suécia, Dinamarca, Alemanha”.

Por fim, Lula reiterou que nos últimos 15 meses quem mais está disponibilizando crédito no país são os bancos públicos. “Eles emprestam mais do que os privados. Provavelmente porque os privados estão comprando títulos do governo a 10,5%”, disse ele, em meio a críticas pelas altas de juros que acabam por desestimular investimentos em setores produtivos. - (Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - Brasília).

Edição: Aline Leal



BLOG DO BILL NOTICIAS


RS: governo federal define regras para identificar moradias atingidas

 

Portaria estabelece critérios de avaliação das unidades habitacionais

Bruno Peres/Agência Brasil

Os Ministérios das Cidades e da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) publicaram, nesta quarta-feira (26), a portaria que define os procedimentos para prefeituras identificarem e avaliarem unidades habitacionais que foram destruídas ou interditadas definitivamente, devido às chuvas volumosas que caíram no Rio Grande do Sul, em abril e maio.

Somente após esta avaliação pelo poder público local, será iniciado o processo no poder federal para a reconstrução das moradias afetadas.

Pelo fluxo definido pela portaria conjunta, para solicitação e avaliação das necessidades de habitação, os municípios devem elaborar um plano de trabalho simplificado, que inclui as metas relacionadas às unidades destruídas ou interditadas, nas localidades que tiveram a situação de emergência ou calamidade pública, devidamente reconhecida em portaria pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. A prefeitura deve indicar se a demanda das unidades habitacionais para área urbana ou rural do município.

O texto da portaria ainda estabelece que os planos de trabalho devem inserir a relação dos futuros beneficiários pelas novas moradias; o relatório fotográfico com as coordenadas geográficas (georreferenciado) das moradias perdidas; além de relatórios de visitas técnicas e laudos técnicos, quando necessários.

Em casos de impossibilidade de apresentar fotografias, o governo federal informa que será necessária uma documentação adicional, como imagens de satélite e mapeamento georreferenciado.

As prefeituras solicitantes ficarão responsáveis por monitorar as áreas desocupadas para evitar a reocupação em zonas de risco e devem apresentar uma declaração de responsabilidade.

A avaliação das unidades habitacionais será realizada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), que emitirá parecer ao Ministério das Cidades indicando a quantidade de unidades enquadradas.

Até o momento, o Ministério das Cidades já realizou seis reuniões com os 116 municípios afetados que se cadastraram no formulário disponível no site do Ministério das Cidades e já registrou 56.637 unidades habitacionais interditadas definitivamente e outras 185.939 danificadas. O preenchimento do formulário é exclusivo para municípios que possuem decreto federal de estado de calamidade e emergência.

Neste preenchimento, a prefeitura deve assinalar se possui terreno disponível e desimpedido para construção em nova área fora de zona de risco de alagamentos, como destacou o ministro das Cidades, Jader Filho, em vídeo publicado na rede social X. “Nosso objetivo é construir as casas em áreas seguras e não sujeitas a novos alagamentos.” - (Por Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil - Brasília).

Edição: Valéria Aguiar



BLOG DO BILL NOTICIAS

ENFERMIDADE Mais três casos de febre Oropouche são confirmados em Pernambuco; Estado tem total de nove

 

A enfermidade foi identificada em um homem e duas mulheres


Foram confirmados, nesta quinta-feira (27), mais três casos de febre Oropouche em Pernambuco, elevando para nove o total de ocorrências no Estado.

O Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) identificou a enfermidade em um homem e duas mulheres nos municípios de Camaragibe, Timbaúba e Jaqueira, respectivamente.


As três pessoas tiveram resultado negativo para dengue, zika e chikungunya através do exame de PCR em tempo real.

Depois dos resultados, foi realizada a análise para Oropouche, seguindo as orientações do Ministério da Saúde.

"O resultado traz um alerta sobre a importância da vigilância laboratorial que deve funcionar de forma rotineira para identificação de arbovírus circulantes na região, que muitas vezes são subnotificados nos sistemas de vigilância em saúde pública", pontua a diretora do Lacen, Keilla Paz.

Como é transmitida a febre Oropouche
A doença é transmitida por maruins e a muriçocas.

“Diferente da Dengue, Zika e Chikungunya, cujo vetor é o Aedes aegypti e o ciclo se dá prioritariamente em água limpa, o maruim e a muriçoca possuem preferência por água com muito material orgânico, seja de mangues, córregos, alagados e até de despejo sanitário. O enfrentamento químico com larvicidas e outros produtos não é efetivo neste caso”, explica o diretor-geral de Vigilância Ambiental, Eduardo Bezerra.

Prevenção
Maruins e a muriçocas têm grande atividade na penumbra, isto é, no amanhecer e no anoitecer.

Sendo assim, é importante:

  • Adotar uso de proteção, como telas e mosquiteiros;
  • usar roupas que protejam pernas e braços;
  • usar repelentes.

BLOG DO BILL NOTICIAS

Presidente do PT, Gleisi Hoffmann recebe título de cidadã recifense na Câmara de Vereadores

 

Cerimônia contou com as presenças de várias lideranças do PT e do PSB



A presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann, recebeu o título de cidadã recifense, na noite desta quinta-feira (27), na Câmara Municipal do Recife. A proposta foi da vereadora Liana Cirne (PT).

A cerimônia contou com a presença de várias lideranças do partido no Estado, como os senadores Humberto Costa e Teresa Leitão, o presidente estadual da legenda, o deputado Doriel Barros, o presidente do diretório municipal, Cirilo Mota, o deputado federal Carlos Veras, e os deputados estaduais Rosa Amorim e João Paulo.

A reunião foi presidida pelo vereador Rinaldo Júnior, líder do PSB na Casa. Liana afirmou que Gleisi é "inspiração, força e referência de coragem" para as mulheres e que a liderança política que ela exerce em todo país tem repercussão também no Recife.

"Quando a gente olha para você, Gleisi, a gente entende que não vamos aceitar ser um milímetro a menos do que sabemos que somos. Você enfrentou o lavajatismo numa época em que queriam caçar o registro do nosso partido. Foi presidente do PT enquanto nosso maior líder (Lula) estava preso", declarou Liana Cirne.

A senadora Teresa Leitão destacou que o desempenho da presidenta do PT à frente do partido traz identidade para os recifenses. "Nós nos reconhecemos no destemor e na coragem de Gleisi, como nas nossas ancestrais. A identidade que Gleisi tem com o Recife é a identidade que o PT tem com o Recife", disse Teresa.

O senador Humberto Costa também discursou no evento. "É na dificuldade que a gente identifica como são as pessoas. Conheço Gleisi há muitos anos e já vi a demonstração de coragem que ela deu em processos de desconstrução do PT, a forma altiva e firme com as quais ela trabalha. Você, como o povo do Recife e de Pernambuco, tem destemor e espírito de luta", declarou Costa.

Gleisi Hoffmann agradeceu a homenagem e disse que o título é coletivo, de todas as pessoas que lutam pelos trabalhadores e minorias. Durante seu discurso, a deputada enalteceu a história do Recife.

"É muito significativo para esta paranaense, que vem lá da outra ponta do Brasil, ser acolhida de forma tão generosa pela capital de Pernambuco, terra marcada por sua tradição libertária, cidade sempre rebelde contra injustiça, de gente corajosa, criativa e solidária", enfatizou.

Integrantes do PSB também compareceram, representando o prefeito do Recife, João Campos. Estiveram na cerimônia o presidente estadual da legenda, Sileno Guedes, e o secretário municipal de Governo e Participação Social, Aldemar Santos. O presidente da Sudene, Danilo Cabral, e a ex-candidata à governadora de Pernambuco, Marília Arraes (SD), também estiveram no evento.

Eleições

Nesta sexta-feira (28), Gleisi Hoffmann dará uma entrevista coletiva, às 14h30, na sede do PT, no bairro de Santo Amaro. No encontro, ela deve falar dos objetivos do partido no Recife e em Olinda nas eleições de outubro deste ano.


BLOG DO BILL NOTICIAS

BRASIL "Estou torcendo para o Biden ganhar nos EUA. Não sabemos o que Trump pode fazer", diz Lula

 

Em entrevista, presidente brasileiro criticou postura 'nociva à política' do candidato do Partido Republicano: "eu sinceramente não gosto dessas pessoas que fazem muitas bravatas"

Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden e o Presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Fotografia oficial. Casa Branca, Washington (EUA). 10/02/2023 (Foto: Ricardo Stuckert/PR)


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a expressar sua preferência pelo candidato democrata Joe Biden na disputa presidencial dos Estados Unidos, em entrevista concedida à Rádio Itatiaia nesta quinta-feira (27). Lula destacou sua simpatia por Biden e a importância de sua vitória para a manutenção da democracia americana, em contraste com os riscos representados pelo extremista de direita Donald Trump.

"Eu sou simpático ao Biden, acho que o Biden é a certeza de que os EUA vão continuar respeitando a democracia; o Trump já deu aquela demonstração, quando invadiu o Capitólio. Ele fez lá um pouco do que se tentou fazer aqui no Brasil com o golpe do 8 de janeiro. Então, como democrata, estou torcendo para que o Biden saia vitorioso e se o Biden ganhar, já o conheço, já temos uma relação sólida com os EUA e pretendo manter", declarou Lula.

A referência ao ataque ao Capitólio dos Estados Unidos, ocorrido em 6 de janeiro de 2021, sublinha a preocupação de Lula com a possibilidade de Trump voltar ao poder. Segundo o presidente brasileiro, Trump representa uma ameaça à estabilidade democrática, não só nos EUA, mas potencialmente em outros países.

"Se o Trump ganhar, a gente não sabe o que ele vai fazer. Porque ele fala muito, chegou a dizer que, se algum país quiser escapar do dólar como moeda de referência comercial, ele vai punir o país. Ele não é presidente do mundo. Então essas pessoas que fazem muitas bravatas, eu sinceramente não gosto. Não acho que é bom na política", afirmou Lula, criticando o comportamento beligerante de Trump em questões internacionais.

Apesar de suas preocupações, Lula afirmou que a vitória de Trump não alteraria diretamente a política brasileira. "Da minha parte não. O que vai alterar é o clima nos EUA. Aqui no Brasil nós tomamos conta do nosso quintal sem precisar que ninguém se meta aqui", disse ele, reforçando a independência e soberania do Brasil em relação às influências externas. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS



Torcedores do Corinthians invadem sala da presidência no Parque São Jorge (vídeo)

 

Objetos foram quebrados e a polícia foi acionada


Torcedores invadindo o Parque São Jorge (Foto: Reprodução (vídeo/Uol))



Cerca de 30 torcedores do Corinthians invadiram o Parque São Jorge em busca de Marcelo Mariano, diretor administrativo do time. O dirigente está envolvido em um escândalo que resultou no término do contrato com a Vai de Bet, casa de apostas. A polícia foi acionada após a mobilização dos corinthianos.

De acordo com informações publicadas no Portal Uol, objetos foram quebrados. Torcedores invadiram o local com morteiros. Representantes do time anunciaram, em 2024, o maior acordo de publicidade da história do futebol sul-americano com a Vai de Bet: R$ 370 milhões (incluindo as luvas) e divididos em três anos. A casa de apostar rompeu o patrocínio cinco meses depois por causa da investigação de "laranja" na intermediação do contrato

O que também deixou corinthianos irritados foi a sequência do time dentro de campo. O Alvinegro paulista também está há seis jogos sem vitória e ocupa a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, na 18ª posição, com nove pontos em 12 jogos. - 247.



AMÉRICA LATINA "Somente a democracia é capaz de permitir que a Bolívia cresça", diz Lula

 

Presidente também afirmou que há "interesses" por trás da tentativa de golpe no país vizinho

Lula e Luis Arce (Foto: Reuters/Bruno Kelly | Reuters/Edgard Garrido)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a rechaçar a tentativa fracassada de golpe de Estado na Bolívia, e afirmou que a democracia é o único caminho para o país encravado. 

Lula também aproveitou para confirmar sua visita à Bolívia, onde buscará fortalecer a democracia, e denunciar os "interesses" por trás da tentativa de golpe. "Conheço bem o Evo Morales e o Luis Arce. Estarei dia 9 em Santa Cruz de La Sierra para fazer uma reunião muito grande com empresários bolivianos e mostrar que somente a democracia é capaz de permitir que a Bolívia cresça. A Bolívia tem muitos interesses internacionais focados lá. Tem muitos minerais críticos e gás. Tem interesse de dar golpe. Sou contra isso. Vou lá para fortalecer a democracia e o Luis Arce. Se a Bolívia não for uma democracia não pode entrar no Mercosul. Não tem mar. Estamos fazendo um projeto de integração que passa pela Bolívia para sair em porto no Peru. Vamos facilitar isso", disse Lula em entrevista à rádio Itatiaia nesta quinta-feira (27). 

Nesta quarta-feira (26), a mídia boliviana noticiou a presença de militares na Praça Murillo, praça central da capital da Bolívia, La Paz, onde estão localizados edifícios governamentais. O presidente boliviano, Luis Arce, apelou ao respeito pela democracia e classificou os acontecimentos em La Paz como uma tentativa de golpe. O presidente boliviano também empossou os novos chefes das Forças Armadas, da Força Aérea e da Marinha em meio à tentativa de golpe militar liderada pelo general Juan Jose Zuniga. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Mais de 17 mil empregadores do RS aderiram ao Programa de Apoio Financeiro

 

A pasta do Trabalho analisa o processo de análise de quantas empresas estão habilitadas e quantos funcionários receberão o apoio

Enchentes no Rio Grande do Sul (Foto: Agência Brasil)


O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), comandado por Luiz Marinho, informou nesta quinta-feira (27) que 17.485 empresas atingidas pela tragédia ambiental aderiram ao Programa Emergencial de Apoio Financeiro para as trabalhadoras e os trabalhadores afetados pela emergência e calamidade nos municípios do Rio Grande do Sul. A pasta analisa o processo de análise de quantas empresas estão habilitadas e quantos funcionários receberão o apoio. Pelo menos 179 pessoas morreram desde o dia 29 de abril por causa das enchentes no estado, onde, segundo autoridades locais, moradores de mais de 470 dos 497 municípios gaúchos tiveram problemas por conta das chuvas. Mais de 600 mil pessoas estão fora de suas casas.

Na próxima quarta-feira (3), trabalhadoras e trabalhadores poderão consultar, por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, sobre a habilitação e pagamento do Apoio Financeiro. O programa vai pagar duas parcelas no valor de um salário mínimo (R$ 1.412,00) cada.

Empresas contempladas não podem demitir por quatro meses, sendo dois meses durante o recebimento do benefício e mais dois meses subsequentes. O pagamento será realizado pela CAIXA, de acordo com o calendário. Os beneficiários não precisam se preocupar em abrir contas para o recebimento do valor.

A CAIXA identifica se o trabalhador já possui conta corrente ou poupança no banco e efetua o crédito automaticamente, sem que seja necessário comparecer a uma agência. Caso o beneficiário não tenha conta, a CAIXA se encarrega de abrir, também de forma automática, uma Poupança CAIXA Tem, que poderá ser movimentada pelo aplicativo CAIXA Tem. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Alckmin confirma visita oficial de Xi Jinping ao Brasil

 

Vice-presidente afirmou que a China é um parceiro fundamental do Brasil, gerando empregos no país

Geraldo Alckmin e Xi Jinping (Foto: Divulgação)

O vice-presidente e ministro, Geraldo Alckmin, confirmou nesta quinta-feira (27) que o presidente chinês, Xi Jinping, visitará o Brasil por ocasião da cúpula do G20, no Rio de Janeiro, que ocorrerá entre os dias 18 e 19 de novembro. 

“O presidente Xi Jinping confirmou que ele estará no Brasil em novembro no G20 e depois terá um encontro bilateral com o presidente Lula”, afirmou Alckmin à CNN Brasil

“A China é hoje o maior parceiro comercial do Brasil. Quem mais compra do Brasil é a China e exportar é fundamental porque você está gerando emprego aqui dentro do país”, complementou. - 247.



BLOG DO BILL NOTICIAS

Militares do Exército começam a combater incêndios no Tocantins

  Brigadistas de outras unidades de conservação foram remanejados Marcelo Camargo/Agência Brasil O combate aos incêndios florestais no Tocan...