sexta-feira, 20 de maio de 2022

Varíola dos Macacos: governo federal monta grupo de especialistas para monitorar a doença

 

O primeiro caso de Varíola dos Macacos confirmado na Alemanha é de um brasileiro de 26 anos


                            Por Agência O Globo

Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovações (MCTI) organizou um grupo de sete pesquisadores em virologia, microbiologia, imunologia e temas relacionados, para acompanhar o avanço da doença infecciosa conhecida como “Varíola dos Macacos”, com registros de casos em nove países.

O grupo se dedicará a analisar pesquisas científicas sobre o tema e descrever o mecanismo da infecção compreendendo quais seus sintomas e modo de transmissão. O grupo é chamado de CamaraPox MCTI e usará estrutura da chamada RedeVirus — que, entre outras tarefas, orienta o desenvolvimento de vacinas brasileiras contra a covid-19.

— Não é momento para pânico. O que ocorre é que desenvolvemos a capacidade de mobilização rápida para acompanhar o desenvolvimento de uma doença com a covid-19. Então, já nos reunimos de antemão para realizar pesquisas sobre essa infecção antes que um eventual caso ocorra no Brasil — afirmou ao Globo Flavio Fonseca, presidente da Sociedade Brasileira de Virologia e integrante do time.

Fonseca contou que há autoridades do MCTI em contato com o Ministério da Saúde para avaliar os eventuais impactos de um caso índice no Brasil. Procurada, a pasta da Saúde não comentou se há um plano de análise da doença em andamento.

O grupo montado pelo MCTI já publicou duas notas técnicas nas quais descreve os achados internacionais sobre a doença. Em uma delas, explica que a confirmação diagnóstica se dá “por testes moleculares (RT-PCR) que detectam sequências específicas do vírus em amostras do paciente”.

Os pesquisadores ainda explicam que é necessário ter cuidado ao obter essas amostras, devido ao seu alto potencial infeccioso.

Primeiro caso na Alemanha

O primeiro caso de Varíola dos Macacos confirmado na Alemanha é de um brasileiro de 26 anos. O jovem está isolado em uma clínica na cidade de Munique, onde foi diagnosticado. Antes disso, passou por Frankfurt e Düsseldorf, conforme comunicado do Instituto de Microbiologia da Bundeswehr, ligado às forças armadas alemãs.

A nota do instituto de microbiologia, inclusive, diz que o rapaz buscou diagnóstico médico depois de relatar sintomas da doença. Seus contactantes também estão sob investigação. Um sequenciamento genômico desse caso inicial será realizado para saber a origem da infecção.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Apac emite alerta de chuvas fortes para Sertão e Agreste; temperatura pode chegar a 17º C

 

Condições do tempo ficaram instáveis por causa da influência de um resquício do sistema frontal que atua sobre algumas áreas do Estado


                               Por Portal Folha de Pernambuco

Um alerta de chuvas para Sertão Agreste de Pernambuco foi emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). O aviso, que indica precipitação com intensidade de moderada a forte, vale até o fim desta sexta-feira (20), a princípio. 

Os termômetros podem chegar aos 17º C de mínima no Agreste e aos 18º C no Sertão. Na Região Metropolitana, a mínima deve ser de 22º C.

Segundo a agência, as condições do tempo para o Sertão e Agreste ficaram instáveis por causa da influência de um resquício do sistema frontal que atua sobre algumas áreas do Estado.

O aviso meteorológico indica risco maior sobre pontos do Sertão desde a quinta-feira (19) e deslocamento para o Agreste a partir desta sexta. 

Moradores devem acionar a Defesa Civil em caso de emergências.

Confira a previsão do tempo para Pernambuco para esta sexta:

Região Metropolitana do Recife
Parcialmente nublado sem chuva em toda a região no período da noite
Temperatura Máxima: 31° C    
Temperatura Mínima: 22° C

Mata Norte
Parcialmente nublado sem chuva em toda a região no período da noite.
Temperatura Máxima: 31° C    
Temperatura Mínima: 21° C

Mata Sul
Parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da noite com intensidade fraca.
Temperatura Máxima: 32° C    
Temperatura Mínima: 22° C

Agreste
Parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da noite com intensidade moderada.
Temperatura Máxima: 31° C    
Temperatura Mínima: 17° C

Sertão de Pernambuco
Nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da noite com intensidade moderada a forte.
Temperatura Máxima: 30° C    
Temperatura Mínima: 18° C

Sertão de São Francisco
Nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da noite com intensidade moderada a forte.
Temperatura Máxima: 30° C    
Temperatura Mínima: 20° C

Fernando de Noronha
Parcialmente nublado sem chuva em toda a região no período da noite.
Temperatura Máxima: 31° C    
Temperatura Mínima: 24° C


BLOG DO BILL NOTICIAS

Mais um prefeito do União Brasil, partido de Miguel, declara apoio a Danilo

 

No último sábado, outro prefeito do partido, Flávio Gadêlha, já havia declarado voto em Danilo


                              Por Blog da Folha

Mais um prefeito do partido de Miguel Coelho, o União Brasil, aderiu à pré-campanha de Danilo Cabral a governador. Eduardo Honorário, gestor de Goiana, na Região Metropolitana, declarou apoio ao pré-candidato da Frente Popular nesta quinta-feira (19).

No último sábado, outro prefeito metropolitano do partido, Flávio Gadêlha, de Abreu e Lima, já havia anunciado voto em Danilo.

“Com certeza, não tenha dúvida! Vou votar em Danilo e vou pedir muito voto para ele”, destacou o prefeito de Goiana, ressaltando que Danilo fez muito pela cidade quando secretário de Educação de Eduardo Campos.


BLOG DO BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...