sábado, 15 de maio de 2021

Governo proíbe entrada de estrangeiros em voos provenientes da Índia, Irlanda do Norte e África do Sul

 

(Foto: Reuters)

O governo federal publicou na noite desta sexta-feira (14) uma portaria que proíbe temporariamente a entrada no país de passageiros estrangeiros de voos com origem ou passagem pela Índia, pelo Reino Unido, pela Irlanda do Norte e pela África do Sul.

O texto é assinado pelos ministros Marcelo Queiroga (Saúde), Luiz Eduardo Ramos (Casa Civil) e Anderson Torres (Justiça e Segurança Pública) e foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). Um dos motivos alegados na portaria é o impacto epidemiológico das novas variantes do coronavírus identificadas justamente nesses países. A Índia, por exemplo, vive um agravamento da pandemia, com cerca de 4 mil mortes diárias e centenas de milhares de novos contaminados a cada dia.

O Brasil já havia proibido voos do Reino Unido, da Irlanda do Norte e da África do Sul no final do ano passado e em janeiro deste ano, mas é a primeira vez que a Índia sofre o mesmo tipo de restrição. A nova portaria restringe também a entrada de estrangeiros, de qualquer nacionalidade, por fronteiras terrestres e aquaviárias.

As restrições não se aplicam a brasileiro nato ou naturalizado; imigrante com residência de caráter definitivo no território brasileiro; profissional estrangeiro em missão a serviço de organismo internacional, desde que identificado; funcionário estrangeiro acreditado junto ao governo brasileiro; estrangeiro que tenha cônjuge, companheiro, filho, pai ou curador de brasileiro, ou que tenha ingresso autorizado especificamente pelo governo brasileiro ou portador de registro nacional migratório. O transporte de carga também não será afetado.

No caso de um estrangeiro que se enquadre nessas exceções, com origem ou histórico de passagem pelo Reino Unido, Irlanda do Norte, África do Sul e Índia nos últimos quatorze dias, ao ingressar no território brasileiro ele deverá permanecer em quarentena por quatorze dias.

Todos os viajantes internacionais que chegam ao Brasil ficam obrigados a apresentar à companhia aérea o exame RT-PCR com resultado negativo nas últimas 72 horas contadas do início do embarque no país de origem. Nestes casos, serão aceitos exames em português, espanhol ou inglês, que tenham sido realizados em laboratório reconhecido pela autoridade de saúde do país de embarque. (Agência Brasil).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Mais de 60 bairros de Petrolina sem água neste sábado(15)

     Via:Vinicius de Santana

                                                                        Foto: ilustrativa 

Mais de 40 bairros de Petrolina,  ficarão sem água neste sábado(15) entre as 13h e 19h. De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), haverá uma manutenção preventiva na subestação de energia das unidades de captação de água que abastecem as Estações de Tratamento de Água Petrolina 1 e 2.

A  Compesa informa, que a previsão de retorno gradual do abastecimento após a conclusão dos serviços. Duas áreas serão  afetadas nos bairros da Zona Leste e Oeste, além do centro da cidade.

Confira a lista de bairros

Zona leste:

Loteamento Recife, Vila Marcela, Vila Eulália, Parte do José e Maria, Mandacaru, Terras do Sul, Santa Luzia, São Jorge, Vila Débora, Loteamento Padre Cícero, Dom Avelar, São Joaquim, Areia Branca, Dom Malan, Caminho do Sol, Maria Auxiliadora, Pedra Linda, Vale Dourado, Vila Esperança, Condomínio Mais Viver, Mais Viver Vinhedos, Morada Nova, Monsenhor Bernardino, Lot. Santa Barbara, Vivendas I e II, Buona Vita, Campos do Conde, Jardim Amazonas, Alto do Cocar, Pedro Raimundo, Quati, Jardim São Paulo, Campus Agrário Univasf, Vila Eduardo, Vila dos Ingás, Lot N. Sra Rainha dos Anjos, Vitivinícola, Alto Cheiroso, São José, Henrique Leite, Novo Horizonte, Jatobá, Carneiros, Cidade Universitária, Cond. Água Viva, Cond. Portal das Águas, Vila das Imbiras, Vila Mocó, Parte do Gercino Coelho, Km 2, Lot Arco-íris, Jardim Maravilha, Ouro Preto, Alto Grande, Antônio Cassimiro, Vale do Grande Rio

Zona Oeste:

Cohab IV, Cohab V, Distrito Industrial, Colinas do Rio E Condomínio Rio Verde.


BLOG DO BILL NOTICIAS

TRAGÉDIA EM SUCUPIRA - Vítimas do deslizamento em Jaboatão, pai e filha de 11 anos são achados abraçados, sem vida

             Por Portal Folha de Pernambuco

Imagens do deslizamento da barreira em Sucupira, na 6° travessa Murilo Braga

Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco


Abraçados e sentados no sofá da casa. Assim foram encontrados, na manhã deste sábado, o pai e a filha de 11 anos que morreram no desabamento de terra ocorrido no fim da tarde da última quinta-feira (13) em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. 

Osvaldo Pessoa de Siqueira, 39 anos, e a filha Isabeli eram as últimas vítimas que faltavam ser achadas pelo Corpo de Bombeiros entre os escombros formados pela terra e pela residência da família, no bairro de Sucupira.

Na hora do desabamento, ocorrido por volta das 17h de quinta-feira, na 6ª Travessa Murilo Braga, estavam na residência o casal Osvaldo e Silvia Regina da Silva, de 36 anos, e dois filhos, Isabeli e o irmão Otávio Pessoa de Siqueira, de 16 anos. Todos morreram.
 
Três horas depois de a barreira ruir sobre a casa, foi retirado do desabamento o corpo do adolesente na noite de quinta-feira. Já na manhã dessa sexta (14), foi achado o da mãe.

Mais informações em instantes

BLOG DO BILL NOTICIAS

Juazeiro registra 56 novos casos da Covid-19 nesta sexta-feira

              Por:Ricardo Banana


Juazeiro registrou 56 casos novos do novo coronavírus nas últimas 24 horas. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) desta sexta-feira

(14).

De acordo com o levantamento, 14.179 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 13.658 já estão recuperados. Os casos descartados somam 24.760. Juazeiro tem 267 casos ativos do novo coronavírus.

Não foi registrado óbito causado pela doença. Com isso, o município permanece com 254 mortes pela Covid-19.

Testes

Foram realizados desde o início da pandemia 32.688 testes rápidos pela prefeitura e 1.647 pelo Lacen, em Salvador.

Ocupação de leitos

Na rede hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 92%, com 18 leitos disponíveis. Somente em Juazeiro, 100% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 estão ocupados, com nenhum leito disponível.

Texto: Amanda Franco – Assessora de Imprensa da Secretaria de Saúde


BLOG DO BILL NOTICIAS



Petrolina - 152 casos do novo coronavírus e 3 óbitos; ocupação de UTIs é de 86,6%

            Via:Carlos Britto                                                    Foto: Jonas Santos/PMP divulgação

Petrolina somou no dia de ontem (14) mais 152 casos positivos do novo coronavírus (Covid-19). Agora o total de infectados chegou a 25.901, enquanto o de curas clínicas é de 22.053, o que representa 85,1% dos casos da doença. Os números estão no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A pasta informou ainda que a taxa de ocupação dos leitos de UTI desta sexta-feira está em 86,6 %. Dos 82 leitos, 71 estão ocupados – sendo 45 por pacientes de Petrolina e 26 por aqueles de outras cidades da região.

Dos diagnosticados ontem, 73 são do sexo masculino, com idades entre três  e 93 anos, e 79 do sexo feminino, entre quatro meses e 81 anos.  Foram obtidos 136  resultados através de exames realizados pela prefeitura de Petrolina e 16 por meio de exames laboratoriais.

Houve também o registro de três óbitos: dois homens  e uma mulher, com as respectivas idades, 91, 40 e 57 anos. Todos apresentavam histórico de comorbidades. As mortes ocorreram do dia  14 de março até quinta-feira (13). No entanto, as confirmações só chegaram nesta sexta à Secretaria. Assim, o município passa a registrar 403 óbitos ocasionados pela Covid-19.

Mais detalhes

Dos casos investigados, a SMS monitora 1.713 que pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas. Quanto aos casos por raça/cor, 15 pessoas se declaram pretas; 90 pardas; cinco amarelas; 41 brancas; e uma optou  por não declarar. Até o momento, 96.852 casos já foram descartados porque as pessoas testadas tiveram resultados negativos. Sobre casos ativos, o município tem 3.445. Todas as informações sobre a pandemia também estão disponíveis no site da prefeitura.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...