segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar para Roberto Jefferson

Bolsonarista deverá usar tornozeleira eletrônica, precisará se apresentar à Justiça periodicamente

Alexandre de Moraes e Roberto Jefferson (Foto: Nelson Jr./SCO/STF | Reprodução)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu nesta segunda-feira (24) prisão domiciliar para o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB). O regime domiciliar será cumprido em Comendador Levy Gasparian, no Rio de Janeiro.

Segundo o UOL, o ministro, entretanto, estabeleceu restrições ao ex-deputado bolsonarista. Jefferson deverá usar tornozeleira eletrônica, precisará se apresentar à Justiça periodicamente, não poderá se comunicar com outros investigados ou sair de casa à noite. Caso uma dessas regras seja descumprida, o STF poderá prender Jefferson preventivamente de novo. 

Com covid-19 pela segunda vez e outras complicações de saúde, a defesa do ex-deputado argumentou que o cliente sofria risco de vida na prisão preventiva.

Roberto Jefferson está detido desde agosto de 2021 por determinação de Moraes por suspeita de envolvimento com uma milícia digital que atua contra a democracia. O ex-deputado já defendeu o fechamento do STF e do Congresso Nacional. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

'Espero trabalhar ao lado de Lula', diz Boric

"Espero trabalhar ao lado de Luis Arce, na Bolívia, de Lula, se ele ganhar as eleições no Brasil", disse o presidente eleito do Chile, Gabriel Boric

Gabriel Boric e Lula (Foto: Reuters | Ricardo Stuckert)


O presidente eleito do Chile, disse que espera trabalhar ao lado de Luiz Inácio Lula da Silva, que disputará as eleições de outubro e aparece em primeiro lugar nas pesquisas. 

Eleito em 19 de dezembro, Boric, que completa 36 anos em 11 de fevereiro, vai tomar posse exatamente um mês depois e indicou que se reconhece mais na esquerda boliviana e brasileira do que na venezuelana. 

"Espero trabalhar ao lado de Luis Arce, na Bolívia, de Lula, se ele ganhar as eleições no Brasil, de Gustavo Petro, cuja experiência se consolida na Colômbia. Acho que pode ser um eixo interessante", declarou Boric em entrevista à rede britânica BBC, ao ser questionado se ele se reconhece em líderes da esquerda latino-americana.

"No caso da Nicarágua, não consigo encontrar nada lá, e no caso da Venezuela, é uma experiência que fracassou, e a principal demonstração de seu fracasso é a diáspora de 6 milhões de venezuelanos", acrescentou. 

O futuro presidente do Chile ainda afirmou que valoriza "muito a experiência de Lula", mas que também procura "conhecer" a de Fernando Henrique Cardoso. "Não se pode ter referências estáticas", disse. ANSA.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula terá encontros com FHC e Boulos nesta semana

O ex-presidente Lula tem procurado ampliar cada vez mais o diálogo com variados setores, inclusive com representantes do PSDB, rival histórico do PT

Lula, Fernando Henrique Cardoso e Guilherme Boulos (Foto: Ricardo Stuckert | Reuters | Reprodução/Facebook)

Em sua cruzada por ampliar cada vez mais o diálogo com variados setores da política brasileira e mundial, o ex-presidente Lula (PT) se encontrará nesta semana com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). O petista também vai conversar com o líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) e pré-candidato a governador de São Paulo pelo PSOL, Guilherme Boulos. As informações são de Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Lula tem intensificado suas relações com membros do PSDB. Além de FHC, que conversará com o petista nesta semana, outros tucanos também já dialogaram com o petista recentemente, como o ex-chanceler Aloysio Nunes e o ex-ministro Arthur Virgílio Neto.

Lula tem inclusive um forte nome do PSDB cotado para ser seu vice em sua chapa presidencial na campanha deste ano. Apesar de ter deixado o tucanato há pouco tempo, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (sem partido) é um importante nome da sigla. 

Em entrevista à mídia independente na última semana, Lula defendeu a ampliação do diálogo para fazer frente ao bolsonaristmo. Ele pediu que as divergências fiquem de lado e que sejam privilegiadas as convergências, até mesmo para garantir a governabilidade de seu eventual terceiro governo.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...