terça-feira, 29 de novembro de 2022

Lula quer diplomação dia 12 de dezembro

Presidente eleito prefere que diplomação ocorra uma semana antes do prazo final

Lula com a bandeira do Brasil (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) trabalha com o plano de ser diplomado no dia 12 de dezembro - uma semana antes do prazo final de 19 de dezembro. 

A informação foi dada por ele em reunião com lideranças do MDB nesta segunda-feira (28) no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o QG da transição."Ele falou que dia 12 será a diplomação dele. (...) Portanto, terá mais tranquilidade depois desse dia para anunciar os nomes do governo – disse o líder do MDB na Câmara, deputado Isnaldo Bulhões (AL), que havia acabado de participar do encontro", informa O Globo.

No início de novembro, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, anunciou que Lula e o vice, Geraldo Alckmin, seriam diplomados até 19 de dezembro. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

"Seria muito bem visto pelas Forças Armadas", diz Mourão sobre Múcio na Defesa

O ex-deputado e ex-presidente do TCU José Múcio deve ser anunciado como ministro da Defesa na próxima semana

José Múcio e Hamilton Mourão (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil | RomérioCunha/VPR)

O vice-presidente e senador eleito, Hamilton Mourão (Republicanos-RS), general da reserva, afirmou que o ex-deputado e ex-presidente do TCU José Múcio é um bom nome para ocupar o Ministério da Defesa. Segundo o Estado de S. Paulo, Múcio deve ser anunciado como ministro do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na próxima semana.

"Julgo que seria muito bem visto pelas Forças Armadas”, afirmou Mourão a Igor Gadelha, do Metrópoles. “Tenho muito apreço e respeito pelo ministro Múcio, com quem tive ótimo relacionamento quando ele estava no TCU”, acrescentou, classificando-o como "muito educado e jeitoso".

Múcio participou de uma reunião na segunda-feira (28) com Lula, o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), o ex-ministro Aloizio Mercadante (PT), e militares: o ex-comandante da Aeronáutica do governo Lula, brigadeiro Juniti Saito, os também brigadeiros Nivaldo Rossato e Ruy Chagas Mesquita e o general Gonçalves Dias. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

Após punição do TSE ao PL, Valdemar Costa Neto apela: 'Bolsonaro precisa falar com o povo dele'

Presidente do PL quer que Bolsonaro mantenha seus apoiadores radicais aglutinados: '"tdo pessoal que votou nele quer manifestação, ele precisa falar para manter todos unidos"

Valdemar Costa Neto e Jair Bolsonaro (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino | REUTERS/Adriano Machado)

O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, disse que pedirá para Jair Bolsonaro (PL) romper o isolamento e o mutismo - vigentes desde a derrota eleitoral para o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), - visando manter seus apoiadores radicais aglutinados. “O Bolsonaro precisa falar com o povo dele. Todo pessoal que votou nele quer manifestação, ele precisa falar para manter todos unidos”, disse à CNN Brasil. Valdemar deverá participar de uma reunião com Bolsonaro nesta terça-feira (29).

Valdemar também defendeu que Bolsonaro reafirme “a postura de liderança e apoio a livre manifestação, inclusive, nas redes”, como forma de manter a mobilização do eleitorado mais radical, que vem realizando protestos em frente aos quartéis e promovendo bloqueios em rodovias desde o fim da eleição, no dia 30 de outubro. 

Valdemar declarou, ainda, que o partido irá recorrer da multa de R$ 22 milhões imposta pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes. A punição veio após o partido divulgar um relatório de cunho golpista questionando a segurança e apontando supostas falhas no código de registro de parte das urnas eletrônicas utilizadas nas eleições. “Queremos que expliquem o que aconteceu (nas urnas)”, ressaltou. 

Valdemar também disse que aproveitará o encontro para convidar Bolsonaro para um jantar que o PL vai promover na noite desta terça-feira,  com a presença de parlamentares eleitos e reeleitos. “Vai ser um jantar de confraternização para as pessoas se conhecerem. O pessoal não se conhece”, justificou. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

Em nome da governabilidade, PT anunciará apoio à reeleição de Arthur Lira

O deputado José Guimarães (PT-CE) disse que o apoio do PT a Lira "já está explícito"


Arthur Lira e Lula (Foto: Ricardo Stuckert)


A bancada do PT prevê anunciar nesta terça-feira (29) o apoio  à reeleição de Arthur Lira (PP) à presidência da Câmara dos Deputados. 

O apoio vinha sendo costurado desde a semana passada, mas havia alguns entraves, em especial envolvendo a participação do partido na mesa diretora e a disputa por comissões, informa a Folha de S.Paulo.

Nesta segunda-feira (28), o deputado José Guimarães (PT-CE) afirmou que o apoio do partido a Lira "já está explícito". "Provavelmente amanhã [será feito o anúncio]. Governabilidade é o interesse do governo." - Brasil247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Governadores aliados de Bolsonaro já buscam diálogo com Lula

Chefes de executivos estaduais dizem que relação com o Planalto deve ser mantida

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Reprodução/YouTube/Lula)

Governadores aliados de Jair Bolsonaro já começaram a se aproximar do futuro governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva , mesmo que Bolsonaro continue sem reconhecer sua derrota nas urnas.

A necessidade de recursos para equilibrar as contas públicas faz com que chefes do Executivo nos Estados recorram ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva em busca de acordos. Eles também se posicionam contra manifestações que defendam intervenção militar.

Na prática, quem esteve ao lado de Bolsonaro na disputa evita tanto incentivar o questionamento ao resultado das urnas como fazer críticas ao presidente.

Sob o argumento de que a relação com o Palácio do Planalto precisa ser mantida e passa pelas bancadas federais, governadores não escondem a preocupação com a redução do ICMS sobre os combustíveis, iniciativa que foi tomada por Bolsonaro durante o período eleitoral e atingiu o caixa dos Estados. Agora, eles vão pedir ajuda a Lula. O assunto é tratado como prioritário e emergencial.

Um dos mais influentes apoiadores de Bolsonaro na campanha, o governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), admitiu interesse em se reunir com Lula para levar a ele demandas do Estado, informa reportagem do jornal O Estado de S.Paulo. O mesmo ocorre com Wilson Lima, do Amazonas e Gladson Cameli, do Acre.

Por sua vez, o governador do Rio, Cláudio Castro, já conversou com Lula e o cumprimentou após o resultado da eleição. Em São Paulo, Tarcísio de Freitas, que venceu a disputa para o Palácio dos Bandeirantes após ser apadrinhado por Bolsonaro – de quem foi ministro da Infraestrutura –, classificou o resultado das urnas como “soberano”. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...