quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Prefeitura de Petrolina lança dois editais para concursos públicos com 370 vagas. Veja os cargos

    Via: vinicius de Santana

A Prefeitura de Petrolina lançou nesta quarta-feira (21) dois novos editais para concursos públicos, que juntos, somam 370  oportunidades em diversos níveis de escolaridade. Um dos editais oferece 334 vagas voltadas à área da Saúde e também para profissionais que deverão atuar no âmbito da Administração Municipal.
Há vagas para médicos, auditor fiscal I, enfermeiro, odontólogo, farmacêutico, auxiliar de laboratório, assistente social, bibliotecário, museólogo,  técnico agrícola, técnico em laboratório, técnico de enfermagem,  entre outras.
O segundo edital apresenta 36 vagas para o cargo de professor de Libras e Braile para Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação. As duas seleções serão organizadas pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (Iaupe) e as inscrições poderão ser feitas, exclusivamente, pelo site www.upenet.com.br entre os dias 28 de novembro e 5 de janeiro de 2019.
O secretário de Gestão Administrativa de Petrolina, Henrique Guerra, lembra que estes dois novos editais se somam às 450 vagas abertas recentemente na área da Educação e que um novo certame deve ser divulgado, em breve, para a Guarda Municipal. “Estes concursos públicos fazem parte de um compromisso do prefeito Miguel Coelho em melhorar o serviço público na cidade. São seleções importantes, que juntas, vão oferecer mais de 800 vagas de trabalho na cidade, uma vez que, uma nova seleção da Guarda Municipal também será publicada ainda este ano”, ressalta.
Todos os detalhes das seleções estão disponíveis aos candidatos no site da organizadora: www.upenet.com.br.
Blog do BILL NOTICIAS

Compesa informa falta d’água em Petrolina nesta quinta-feira(22)

   Via:Vinicius de Santana

A Compesa informa que teve que interromper o abastecimento do centro de Petrolina e dos bairros Jardim Amazonas, Alto do Cocar, Pedro Raimundo, Quati, Jardim Sao paulo, Vila Eduardo, Vila dos Ingas, Loteamento Nossa senhora Rainha dos Anjos, Vitivinicola, Alto Cheiroso, São José, Henrique Leite, Jatobá, Novo Horizonte, Carneiros, Cidade Universitária, parte do Gercino Coelho, Vila Vitoria, Vila Moco, Areia Branca, Dom Malan, Caminho do Sol e  Maria Auxiliadora. A interrupção é necessária para uma manutenção emergencial  no registro da Eta Petrolina e deve ocorrer até  o meio dia de hoje(22), sendo o abastecimento restabelecido ao longo do dia.



Blog do BILL NOTICIAS

'Canibais de Garanhuns' vão a júri popular nesta sexta no Recife

Trio é acusado pelas mortes de Alexandra da Silva Falcão, na época com 20 anos, e Gisele Helena da Silva, 31, no município de Garanhuns, Agreste de Pernambuco

  Por: Portal Folha PE
O trio é acusado pelas mortes de Alexandra da Silva Falcão, na época com 20 anos, e Gisele Helena da Silva, 31, no município de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco
O trio é acusado pelas mortes de Alexandra da Silva Falcão, na época com 20 anos, e Gisele Helena da Silva, 31, no município de Garanhuns, no Agreste de PernambucoFoto: Arquivo/Folha de Pernambuco



O caso dos “Canibais de Garanhuns” ganhará um novo capítulo nesta sexta-feira (23). Jorge Beltrão Negromonte da Silveira, Isabel Cristina Pires da Silveira e Bruna Cristina Oliveira da Silva vão enfrentar um segundo júri popular a partir das 9h na 1ª Vara do Tribunal do Júri da Capital, no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, Ilha Joana Bezerra, área Central do Recife. Desta vez, o trio será acusado pela morte de duas das suas três supostas vítimas: Alexandra Falcão da Silva, na época com 20 anos, e Giselly Helena da Silva, 31.

Os réus serão julgados por duplo homicídio triplamente qualificado, ocultação de cadáver e furto qualificado. Jorge Beltrão e Bruna Cristina respondem ainda pelo crime de estelionato. Bruna também é acusada pela Justiça pelo crime de falsa identidade.

Presidida pelo juiz Ernesto Bezerra Cavalcanti, a sessão vai contar com sete jurados do Conselho de Sentença. Além do interrogatório dos réus, o delegado que conduziu as investigações em Garanhuns, Wesley Fernandes Oliveira, também será ouvido a pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A promotoria e os advogados de defesa terão duas horas e meia cada uma para apresentar os argumentos de acusação e defesa.

Entenda o caso
O crime aconteceu no município de Garanhuns, Agreste de Pernambuco, a 230 km do Recife. Gisele Helena da Silva, na época com 31 anos, teria sido assassinada por uma arma branca, por volta das 15h do dia 25 de fevereiro de 2012, na casa onde Jorge, Isabel e Bruna moravam no bairro de Jardim Petrópolis. De acordo com o MPPE, a vítima foi atraída para residência para “ouvir conselhos e falar sobre a ‘Palavra de Deus’”.

Após conversar com Bruna, Jorge Negromonte atingiu Gisele com uma peixeira. Ainda segundo o MPPE, a vítima foi levada para o banheiro, onde foi esquartejada pelo casal. Partes dos corpos teriam sido armazenadas para o consumo dos três acusados. O restante dos restos mortais foi enterrado em um buraco no quintal da casal - previamente aberto por Jorge. De acordo com a denúncia, mesmo depois do assassinato, os réus usaram os pertences da vítima, dentre os quais carteira de trabalho, CPF e cartões de crédito, utilizados para realização de compras no comércio local.

O assassinato de Alexandra da Silva Falcão, então com 20 anos, aconteceu poucos dias depois também na casa dos acusados no dia 12 de março daquele ano. Segundo o Ministério Público, Alexandra teria sido chamada por Bruna para trabalhar como babá de uma criança, que foi apresentada como filha. Durante uma conversa, a segunda vítima teria sido atingida também na garganta por Jorge. Alexandra foi esquartejada no banheiro da casa e parte de seu corpo consumido pelo trio. Os restos mortais foram enterrados também em uma cova no quintal da casa.

Assassinada e esquartejada pelos três, Jéssica Camila da Silva Pereira, de 17 anos, foi a primeira vítima do trioEla era mãe da criança apresentada pelo trio às duas outras vítimas. Pela violência cometida contra Jéssica, Jorge foi condenado a 23 anos de reclusão e Isabel e Bruna, a 20 anos, cada uma, em uma decisão do júri popular no ano de 2014. De acordo com as investigações, o trio assassinava as mulheres como parte de um ritual de purificação. Os corpos eram esquartejados e partes, como coxas, pernas, braços, nádegas e fígados eram consumidos. Além disso, eles confeccionavam coxinhas e empadas, que eram vendidas em diversos locais de Garanhuns.



Blog do BILL NOTICIAS

Em nota, PM detalha prisão de estudante dentro de faculdade particular de Petrolina

  Via:Carlos Britto
Estudante é preso dentro de faculdade em Petrolina. (Foto: Reprodução WhatsApp)

Em nota, a Polícia Militar (PM) detalhou a prisão de um estudante que invadiu a faculdade Uninassau, no Bairro Atrás da Banca, área central de Petrolina, na noite de ontem (21). De acordo com a PM, o suspeito – que é aluno do curso de Nutrição da mesma instituição e teria sido flagrado se masturbando dentro de uma sala dois dias antes – já tem outras passagens pela polícia.
Acompanhem a nota, na íntegra:
A Polícia Militar informa que no último dia 21, por volta das 21h, a PMPE foi solicitada para uma ocorrência no interior da faculdade Maurício de Nassau, em Petrolina. De imediato, a viatura deslocou-se para averiguar a veracidade das informações.
Ao chegar à faculdade os PMs verificaram a vítima das ameaças e o acusado. A ocorrência foi conduzida à delegacia de polícia competente. 
Na ocasião foi constatado que o acusado já tem, apenas neste 2º semestre de 2018, outras passagens pela delegacia por envolvimento em problemas como injúria racial, desordem, desobediência e perturbação do sossego.
Ascom/PMPE


Blog do BILL NOTICIAS

Hospital Dom Tomás é habilitado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia

   Via: vinicius de Santana

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, visitou Petrolina na manhã desta quinta-feira, dia 22, para anunciar investimentos no Hospital Dom Tomás, autorizando a liberação de quatro novos leitos para a unidade de tratamento médico e um reforço de mais de 679 mil para o município. Com a habilitação dos novos serviços, que antes eram terceirizados, agora, a cidade passa a contar com a habilitação de uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom), como explicou o Ministro.
“É uma notícia muito importante para esse hospital e isso que faz com que haja a possibilidade de um atendimento cada vez melhor. Aqui em Petrolina está dentro de um plano de expansão para a ter o serviço de radioterapia”, anunciou Occhi destacando que as atividades devem começar em 14 meses.
O diretor-presidente da instituição, Doutor Augusto Coelho, explicou que, a partir de agora, a unidade passa a receber, anualmente, recursos federais no valor de mais de seis milhões por ano. Além disso, sendo uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, a população poderá fazer, sem sair de Petrolina, exames laboratoriais de prevenção e tratamentos, como quimioterapia, cirurgia de pequeno, médio e grande porte e pediátrica, mastologia, cuidados paliativos, dentre outros serviços.
“A partir de hoje o hospital Dom Tomas é reconhecido como hospital e isso significa melhorias do nível de atendimento e abrimos para conquistar a Radioterapia. Com isso, os recursos dos Governo Federal podem ser repassados com maior velocidade”, destacou Augusto Coelho.
Hospital novo, atrasos antigos 
Apesar dos bons anúncios, o Ministro da Saúde não garantiu que não possa haver atrasos nos repasses das verbas destinadas ao Hospital, como vem acontecendo ao longo dos anos. Em janeiro deste ano, por exemplo, a unidade precisou interromper os atendimentos devido a falta de recursos para o funcionamento. Além disso, há um repasse no valor de 5,5 milhões que estão travados desde 2016 junto à Secretaria de Saúde.
O problema, segundo Occhi, está no Governo do Estado que não está seguindo a programação de repasses de verbas. “Os recursos são via Governo do Estado e vamos continuar passando. O Governo Federal garante o repasse total. Mas há também repasses dos Governos Estadual e Municipal para complementar”, explicou o ministro.
O Secretário de Saúde de Pernambuco, Iran Costa, alegou que as verbas provenientes do Governo Federal não são suficientes para a demanda de hospitais em todo o estado. Ele garantiu que o dinheiro proveniente do Ministério para abastecer as unidades de Saúde de Pernambuco não é suficiente para suprir a demanda.
“O dinheiro que a Secretaria Estadual de Saúde recebe, do Ministério da Saúde, ela repassa integralmente. [Mas] o teto do Governo do Estado de Pernambuco, da Média e Alta Complexidade, que é uma responsabilidade do Ministério da Saúde, num acordo inicial do SUS (Sistema Único de Saúde), o estado de Pernambuco recebe 98 milhões e tem que pagar 114 ou 115 milhões. O dinheiro que se chega, é repassado. Mas esse dinheiro não dá”, explicou Iran Costa.
De acordo com o Secretário, por ano, o Governo do Estado vai investir quase cinco milhões no Hospital Dom Tomás com recursos oriundos exclusivamente do tesouro estadual.  (Ascom)

Blog do BILL NOTICIAS

Prefeito Miguel Coelho rebate críticas sobre novos concursos públicos

   Via:Carlos Britto
Foto: Anderson Stevens/foto reprodução


Diante da grande quantidade de comentários que recebeu pelas redes sociais em relação a dois novos concursos públicos confirmados pela Prefeitura de Petrolina – alguns, inclusive, que beiraram a grosseria –, Miguel Coelho não deixou barato e partiu para rebater alguns críticos.
Também por meio das redes sociais, o gestor explicou que  o salário informado para todos os cargos é o salário-base, e quando somado às gratificações, adicionais de insalubridade e outros benefícios, alcança o piso da grande maioria senão todas as categorias. “Isso não é novidade pra ninguém. Isso não acontece apenas em Petrolina, nem só na nossa gestão. Todos que fazem concursos, que trabalham e  que são das áreas sabem disso. Na verdade, o que não acontecia era um concurso público como esse, e há muitos anos. Em uma rápida busca no Portal da Transparência, é possível ver a remuneração bruta de cada profissão e confirmar o que estamos falando”.
Em relação à quantidade de vagas, Miguel disse que o município é obrigado por lei a chamar um mínimo para cada categoria, mas isso não implica dizer que serão convocadas apenas estas pessoas. “Como tudo na administração pública, isso depende de duas coisas: dos recursos disponíveis e da demanda necessária”, frisou.
Não há motivo para histeria, tampouco para mensagens desrespeitosas como algumas que recebi. Na dúvida, perguntem, procurem a mim ou a Secretaria de Gestão Administrativa, não apenas acusem ou ofendam. Trabalhamos para fazer o melhor para Petrolina e isso significa buscar fazer o melhor para cada um de vocês, mas lembrem-se: ninguém está intimado a fazer o concurso; todos aqueles que não acharem suficiente e quiserem trilhar outros caminhos, têm meu desejo de sorte, mas ao nosso lado eu só espero que estejam todos aqueles que queiram trabalhar por Petrolina, pelas pessoas e por uma cidade mais forte”, completou.

Blog do BILL NOTICIAS

Polícia já identificou envolvidos na morte de Marielle, diz secretário

O secretário de Segurança Pública do Rio, general Richard Nunes, garantiu que a milícia está envolvida com o crime e disse acreditar na participação de políticos

  Por: AE
Foto: Reprodução/Anistia Internacional
Foto: Reprodução/Anistia Internacional

O secretário de Segurança Pública do Rio, general Richard Nunes, informou que a Polícia Civil já identificou alguns dos envolvidos no assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes, ocorrido em 14 março no Rio.

"Não podemos ser precipitados. No momento que prende um (criminoso), não prende os demais. Alguns participantes nós temos. Temos que criar uma narrativa consistente com provas cabais que não venham a ser contestadas em juízo. Seria um fracasso que a sociedade não observasse essas pessoas como criminosas e elas não fossem condenadas no tribunal do júri", disse Nunes, em entrevista à Globonews.

Ele garantiu que a milícia está envolvida com o crime e disse acreditar na participação de políticos.

O secretário disse que o crime tem a ver com a atuação política. "Não é um crime de ódio. E a milícia, com toda certeza, se não estava no mando do crime em si, está na execução", disse Nunes.

Nunes afirmou que pretende entregar o caso solucionado no final do período da intervenção federal, em 31 de dezembro, conforme determina o decreto assinado em fevereiro pelo presidente Michel Temer.



Blog do BILL NOTICIAS

Ação inédita do Prodecon verifica atendimentos em agências bancárias de Petrolina

   Via: Carlos Britto
Foto: Jonas Santos PMP/divulgação


O Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon) realizou nesta quarta-feira (21) uma operação para fiscalizar os atendimentos em agências bancárias de Petrolina. A ação realizada pela primeira vez no município teve como objetivo identificar irregularidades em relação ao tempo de espera nas filas, existência de exemplar do Código de Defesa do Consumidor em local de fácil acesso, além do funcionamento dos caixas eletrônicos e venda ‘casada’ de serviços.
As equipes percorreram mais de cinco agências do Centro da cidade e constataram irregularidades como desrespeito ao tempo de espera em fila, ausência de banheiros para clientes, mau funcionamento de caixas eletrônicos e ausência de funcionários nos guichês dos caixas.
O diretor-presidente do Prodecon de Petrolina, Dhiego Serra, lembra que a ação faz parte de uma preocupação do órgão municipal em prezar pelos direitos do consumidor. “Estamos trabalhando para, de fato, chegar perto do consumidor e identificar quaisquer falhas na prestação de serviços. O Prodecon faz um trabalho diário em defesa do consumidor e todas essas atividades têm o único objetivo de fazer com que o Código de Defesa seja cumprido“, disse.
O diretor do Prodecon lembra ainda que o cliente sempre deve guardar a senha recebida no banco e solicitar autenticação ao atendente no momento do atendimento. “Muita gente recebe a senha e somente entrega ao caixa na hora do atendimento, mas é importante que o cidadão solicite ao atendente que autentique essa senha e a devolva, pois ela é a comprovação de que você buscou o serviço e enfrentou a espera“, destaca.
Reclamações
O cliente que se sentir prejudicado pelo atendimento bancário na cidade deve fazer reclamação junto ao Prodecon, que funciona no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho das 8h às 12h. Para formalizar a denúncia, é preciso apresentar cópia de RG (Identidade), CPF, comprovante de residência, além da senha recebida no banco. Outros detalhes podem ser obtidos através do número (87) 3861-3066. Com informações da assessoria da PMP.

Blog do BILL NOTICIAS

BOLSONARO ANUNCIA COLOMBIANO PARA EDUCAÇÃO: RICARDO VELEZ RODRIGUEZ


247 - O presidente eleito Jair Bolsonaro anunciou pelo Twitter na noite desta quinta-feira 22 o nome do futuro ministro da Educação de seu governo: o colombiano Ricardo Velez Rodriguez. A informação foi divulgada após a polêmica com o nome de Mozart Neves, do Instituto Ayrton Senna, que possui carreira na Educação e tinha posicionamento contra o projeto Escola sem Partido, mas que foi barrado pela bancada evangélica. Rodriguez é filósofo e professor emérito da Escola de Comando do Estado Maior do Exército. 

A bancada evangélica defendia a indicação do procurador regional da República do Distrito Federal, Guilherme Schelb. Para Silas Malafaia, que foi consultado sobre o nome de Mozar Neves, Schelb não teria "medo de tocar onde a esquerda se perpetuou na Educação". Bolsonaro acabou não indicando nenhum dos dois.
"Gostaria de comunicar a todos a indicação de Ricardo Velez Rodriguez, Filósofo autor de mais de 30 obras, atualmente Professor Emérito da Escola de Comando e estado Maior do Exército, para o cargo de Ministro da Educação", postou na rede social, onde tem feito seus anúncios para o novo governo.
Rodriguez escreveu em um blog no último 7 de novembro que havia sido indicado para o Ministério da Educação pelo filósofo Olavo de Carvalho. "Amigos, escrevo como docente que, através das vozes de algumas pessoas ligadas à educação e à cultura (dentre as quais se destaca o professor e amigo Olavo de Carvalho), fui indicado para a possível escolha, pelo Senhor Presidente eleito Jair Bolsonaro, como ministro da Educação", publicou.
"Aceitei a indicação movido unicamente por um motivo: tornar realidade, no terreno do MEC, a proposta de governo externada pelo candidato Jair Bolsonaro, de 'Mais Brasil, menos Brasília'", completou.

Blog do BILL NOTICIAS

Prefeitura de Petrolina lança dois editais para concursos públicos com 370 vagas; as inscrições começam na próxima semana.

Ficheiro:Prefeitura Municipal - Petrolina, Pernambuco, Brasil.jpg
https://pt.wikipedia.org

A Prefeitura de Petrolina lançou nesta quarta-feira (21) dois novos editais para concursos públicos, que juntos, somam 370  oportunidades em diversos níveis de escolaridade. Um dos editais oferece 334 vagas voltadas à área da Saúde e também para profissionais que deverão atuar no âmbito da Administração Municipal.
Há vagas para médicos, auditor fiscal I, enfermeiro, odontólogo, farmacêutico, auxiliar de laboratório, assistente social, bibliotecário, museólogo,  técnico agrícola, técnico em laboratório, técnico de enfermagem,  entre outras.
O segundo edital apresenta 36 vagas para o cargo de professor de Libras e Braile para Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação. As duas seleções serão organizadas pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (Iaupe) e as inscrições poderão ser feitas, exclusivamente, pelo site www.upenet.com.br entre os dias 28 de novembro e 5 de janeiro de 2019.
O secretário de Gestão Administrativa de Petrolina, Henrique Guerra, lembra que estes dois novos editais se somam às 450 vagas abertas recentemente na área da Educação e que um novo certame deve ser divulgado, em breve, para a Guarda Municipal. “Estes concursos públicos fazem parte de um compromisso do prefeito Miguel Coelho em melhorar o serviço público na cidade. São seleções importantes, que juntas, vão oferecer mais de 800 vagas de trabalho na cidade, uma vez que, uma nova seleção da Guarda Municipal também será publicada ainda este ano”, ressalta.
Todos os detalhes das seleções estão disponíveis aos candidatos no site da organizadora: www.upenet.com.br.

Blog do BILL NOTICIAS

UNINASSAU contrata docentes para cursos de Graduação

Podem concorrer especialistas, mestres e doutores

    Via: Vinicius de Santana
Resultado de imagem para uninassau petrolina

A Faculdade UNINASSAU Petrolina abre Processo Seletivo para contratação de docentes para diversos cursos presenciais da Instituição. Os candidatos devem ter formação nas respectivas áreas, além de titulação de Especialista, Mestre ou Doutor. Confira o edital.
Os interessados devem encaminhar o Currículo para o e-mail curriculos.petrolina@mauriciodenassau.edu.br, com o título “Seleção Docente 2019.1”, até o dia 30 de novembro.  A análise do material será eliminatória e levará em consideração quesitos como: formação acadêmica; produção científica, tecnológica, artística ou cultural; atualização profissional; e experiência docente.
Após a seleção os candidatos classificados serão convocados e analisados por uma banca, além de fazer uma prova didático-pedagógica.  Outras informações podem ser obtidas no edital ou pelos telefones (87) 3866-5800 ou 3866-0012.
A UNINASSAU Petrolina está localizada na Av. Coronel Clementino Coelho, 714, bairro Atrás da Banca.

Blog do BILL NOTICIAS

Cupins construíram a maior estrutura do planeta no Nordeste brasileiro

   Via:Vinicius de Santana

Durante milênios, um minúsculo inseto ergueu uma das maiores estruturas jamais criadas por um ser vivo. Uma espécie de cupim, considerado uma praga na cidade, escavou milhões de montículos no nordeste do Brasil. Mesmo sendo conhecidos pelos habitantes locais, sua extensão real só pôde ser comprovada após o desmatamento e os satélites revelarem sua grandeza: mais de 230.000 quilômetros quadrados salpicados de montes de terra divididos de forma regular, quase matemática.
“Os montículos sempre estiveram bem escondidos entre a vegetação seca da região (a caatinga) e geralmente quase não é possível vê-los. Os de fora só puderam observá-los após uma porção de terra ter sido desmatada para pastos”, diz o pesquisador da Universidade Estadual de Feira de Santana e coautor do estudo, Roy Funch. “Alguns moradores locais pensavam que haviam sido erguidos por cupins, formigas e outra criatura parecida. Mas para muitos, simplesmente estavam lá, formações naturais feitas por Deus que sempre existiram”, afirma.
Sempre não, mas há pelo menos 3.800 anos. A datação de uma amostra de murundus (como esses montículos são conhecidos na região) indica que muitos deles estão lá há milênios, o que os transforma em uma das estruturas de origem biológica mais antigas. E também não são obra divina e sim do Syntermes dirus, um cupim. Melhor dizendo, de colônias e colônias deles. Mas não são seus ninhos. É a terra que os insetos escavam enquanto buscam folhas caídas para alimentar a colônia.
O estudo aprofundado dos murundus, publicado agora na revista Current Biology, mostra que há mais de 200 milhões divididos por 230.000 quilômetros quadrados da caatinga dos Estados da Bahia e Minas Gerais, uma extensão comparável à de todo o Reino Unido. Os autores do estudo estimaram uma densidade de 1.800 montículos por quilômetros quadrado. “É, de longe, a maior e mais extensa estrutura animal jamais encontrada”, afirma o entomologista da Universidade de Salford (Reino Unido) e coautor do estudo, Stephen Martin. Especialista em insetos sociais, Martin ajudou Funch a desvendar todos os mistérios dos murundus.
Tudo é enorme aqui. Cada montículo é formado por 50 metros cúbicos de solo, de modo que os cupins precisaram escavar 10 quilômetros cúbicos de terra, o equivalente ao necessário para levantar 4.000 pirâmides como a de Gizé. Mas mais do que a quantidade de terra movida, o que intriga os cientistas é a regularidade. Com pequenas variações, os montículos têm uma altura média de dois metros e meio e uma base de nove metros. Também fascina como estão regularmente distribuídos sobre o terreno. Os montículos distam entre si 20 metros em média, de modo que formam padrões geométricos regulares visíveis do ar e espaço. “Vistos de cima, formam um padrão, sempre aproximadamente com o diâmetro de dois montículos de distância entre um e outro, e nunca se tocam”, diz Funch.
A intriga tem a ver com dinâmicas de caráter biológico. De acordo com os autores do estudo, os cupins liberam duas substâncias químicas que criam uma espécie de mapa de feromônios que permite aos cupins “minimizar o tempo do trajeto de qualquer ponto da colônia ao montículo de entulho mais próximo”. Isso daria o limite inferior à distribuição dos murundus. O exterior viria da interação entre os mapas de feromônios das diversas colônias de cupins.
Esse mecanismo relacionaria os murundus do Brasil com outras criações geométricas naturais, como os círculos de fadas da Namíbia e Austrália e os mima do norte da América. Em todos esses casos parece funcionar um processo de difusão-reação já postulado pelo matemático, informático (e cada vez mais biólogo) Alan Turing. (Msn Notícias)

Blog do BILL NOTICIAS

Esperança no sertão. Curaçá e Sobradinho serão novamente beneficiados com cisternas do Constesf

   Via:Vinicius de Santana


O Projeto Cisternas, executado pelo Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), atenderá mais uma vez aos municípios de Curaçá e Sobradinho. Nesta nova etapa, serão construídas cisternas para consumo humano, com capacidade para armazenar até 16 mil litros de água.
Mais de 320 tecnologias já foram entregues em Curaçá e agora mais famílias serão atendidas. “O Projeto Cisternas volta a Curaçá para garantir que mais comunidades tenham acesso à água de qualidade, formamos uma comissão e vamos dar início ao cadastramento das famílias que receberão a tecnologia”, explicou o coordenador do projeto, Mauro Macêdo.
Já em Sobradinho, 360 tecnologias já foram construídas, segundo o Presidente do Constesf e Prefeito de Canudos, Genário Rabelo. “Todos os municípios do Território do Sertão do São Francisco receberam o Projeto Cisternas, continuamos com o objetivo de universalizar o acesso à água nas regiões mais secas e por isso estamos ampliando a nossa meta. Em Sobradinho, além das 360 tecnologias já entregues, mais homens e mulheres do campo estão sendo capacitados para receber cisternas em suas propriedades”, declarou.
Através do curso de gerenciamento de água, os beneficiados e beneficiadas recebem instruções sobre o uso e manutenção da tecnologia de convivência com o semiárido. O curso tem o objetivo de orientar os beneficiários sobre o funcionamento das cisternas, noções agroecológicas e sustentabilidade. (Ascom)

Blog do BILL NOTICIAS

Novembro Azul. Prefeitura de Salgueiro realiza ações de prevenção contra o câncer de próstata

  Via:Vinicius de Santana

A Campanha Novembro Azul é lembrada no mundo todo como uma forma de combater o câncer de próstata. Com conscientização e serviços voltados à população masculina, a Prefeitura de Salgueiro através da Secretaria de Saúde realizaram ações de prevenção, conscientização e orientação sobre a doença. Embora seja uma doença comum, por medo ou desconhecimento, muitos deles preferem não conversar sobre esse assunto.
A ação aconteceu na Academia das Cidades, onde os profissionais de saúde orientaram os homens sobre os cuidados com a saúde e principalmente quanto ao preconceito para realização de exame de toque, a forma mais eficaz para detectar o câncer de próstata.
A campanha segue até o dia 30 e tem como objetivo a conscientização dos cuidados necessários com a saúde do homem, enfatizando a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Blog do BILL NOTICIAS

Michelle Bolsonaro visita Brasília para conhecer os palácios; veja fotos


A futura primeira-dama Michelle Bolsonaro veio nesta 4ª feira (21.nov.2018) a Brasília para conhecer os palácios do governo e as residências oficiais da Presidência. A agenda prevê visitas ao Palácio do Planalto, ao Palácio da Alvorada e à Granja do Torto.
A mulher do presidente eleito, Jair Bolsonaro, deve também discutir detalhes da posse presidencial, em 1º de janeiro de 2019.
No Palácio da Alvorada, Michelle deve ser guiada pela atual moradora da residência, a primeira-dama Marcela Temer. A visita está prevista para as 11h. Em seguida, a mulher do presidente eleito deve ir à Granja do Torto –uma casa de campo numa ampla propriedade que atende ao presidente da República.
Evangélica, Michelle trará pastores em sua comitiva para Brasília. Pretende fazer uma oração na Granja do Torto para espiritualizar e abençoar o local.
A família avalia utilizara a Granja do Torto como residência provisória até 31 de dezembro, quando então assumirá o governo e ocupará o Alvorada. (Msn Notícias)

Blog do BILL NOTICIAS

Comissão do Senado aprova relatório que amplia oferta de energia e torna conta mais barata para consumidor

   Via:Carlos Britto
(Foto: Reprodução)


A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou na manhã de hoje (21), por unanimidade, relatório do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) ao projeto de lei (PLS 232/2016) que amplia o chamado ‘mercado livre de energia’, aumentando a concorrência no setor, reduzindo os custos para o consumidor e expandindo a geração por fontes renováveis. O PLS ainda permite a portabilidade da conta como também a venda de energia elétrica por consumidores e a prorrogação das concessões de geração destinadas à produção independente de energia.
O projeto tem a finalidade de estabelecer normas legais consistentes e seguras para uma prestação pública mais eficiente de energia elétrica”, afirmou Fernando Bezerra. “Ele reduz desigualdades regionais ao aperfeiçoar ou eliminar subsídios tarifários que oneram os cidadãos de menor poder aquisitivo e as regiões menos desenvolvidas. Ao mesmo tempo, promove a livre concorrência, a defesa do consumidor e a proteção ao meio ambiente”, acrescentou o relator.
Acatado hoje pela CCJ com emendas ao texto que foram apresentadas e aprovadas na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado na terça-feira (20), o PLS 232/2016 – de autoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) – tem como um dos principais objetivos reduzir gradualmente os limites de carga para os consumidores regulados. A ideia é que eles passem a ter o direito de escolher o fornecedor do qual contratarão a compra de energia elétrica.
Atualmente, só têm esta liberdade os consumidores com carga igual ou superior a 3 mil KW e aqueles com carga igual ou superior a 500 KW e inferior a 3 mil KW que compram energia das chamadas “fontes incentivadas” (empreendimentos hidrelétricos com potência de até 50 mil KW e também com base em fontes solar, eólica e de biomassa cuja potência injetada nos sistemas de transmissão ou distribuição seja menor ou igual a 50 mil KW). “A liberdade de escolha por parte do consumidor aumenta a concorrência entre as empresas, o que reduz o preço e melhora a qualidade do serviço prestado”, pontuou o senador Fernando Bezerra.
Produção independente
Em relação às concessões destinadas à autoprodução e produção independente, o PLS 232/2016 propõe que elas sejam prorrogadas por até 30 anos, sem licitação, como forma de privilegiar a indústria nacional. O projeto também permite, entre outros benefícios à população, a possiblidade de o consumidor vender energia, estimulando a produção das chamadas ‘energias limpas por fontes alternativas’, como é o caso da solar e de biomassa.
Fica claro, portanto, que este projeto de lei promove a defesa do consumidor quando ele dá direito de escolha ao usuário. A livre concorrência também é incentivada quando se eliminam reservas de mercado, quando se estimula a concorrência entre fontes de geração e quando se permite que o consumidor tenha um papel efetivo no setor elétrico”, destacou o relator. O PLS 232/2016 segue à análise da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado.

Blog do BILL NOTICIAS

CONFIRMADO: BOLSONARO CONVIDOU O FILHO PARA SER MINISTRO DA SECOM


247 - Após a crise ser instalada na área de comunicação do futuro governo, diante das pressões para a nomeação de uma equipe técnica, o presidente eleito Jair Bolsonaro bateu o martelo e decidiu nomear o próprio filho para o mais poderoso cargo do setor. Carlos Bolsonaro ficará com a Secom, a suculenta Secretaria de Comunicação - que administra toda a verba publicitária do governo. Carlos é hostil às mídias tradicionais e atua diretamente nas plataformas digitais que provocaram polêmica com o volume de fake news e disparos em massa financiados por empresários em apoio à candidatura Bolsonaro.
A informação é do site de extrema-direita O Antagonista: "Jair Bolsonaro revelou a O Antagonista que estuda nomear o filho Carlos ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência. Ele ficaria responsável por administrar a verba publicitária oficial, além de atuar como porta-voz do governo. Segundo Bolsonaro, a pasta teria status de ministério".
Segundo o site, Jair Bolsonaro disse: "o cara é uma fera nas mídias sociais. Tem tudo para dar certo".
O site ainda infirma que "o presidente eleito explicou ainda que pensa em reduzir a verba de comunicação do governo, mas não pretende cortá-la. A decisão sobre a nomeação depende agora do próprio Carlos Bolsonaro, que, segundo o pai, 'está avaliando os prós e contras'.".

Blog do BILL NOTICIAS

Jovem de 18 anos é morto a facadas no N-4 na Zona Rural de Petrolina

   Via:Vinicius de Santana

(G1 Petrolina)
Um adolescente de 18 anos foi morto a facadas na noite de terça-feira (20), no Núcleo 4 do projeto irrigado Nilo Coelho, na Zona Rural de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, o crime aconteceu às 19h, na Rua A, em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade. A vítima Mateus Bruno da Silva Nascimento não tinha antecedências criminais.
Segundo a polícia, o suspeito do assassinato ainda não foi encontrado. Aguardem novas informações.

Blog do BILL NOTICIAS

Ciro Gomes passa por nova cirurgia e segue internado

   Via:Vinicius de Santana

Mensagem postada na conta do Twitter pessoal de Ciro Gomes afirma que o pedetista passou por cirurgia prostática na última segunda-feira, 19. De acordo com a nota, o procedimento foi realizado para tratar o crescimento benigno da glândula. Ciro segue internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, e deve receber alta até o fim desta semana.
Durante o primeiro turno da campanha presidencial, o cearense também passou por procedimento cirúrgico. Ciro sentiu desconforto na região da bexiga e precisou ser levado ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, mesmo local onde o pedetista está internado nesta semana.
À época, Ciro Gomes passou por um procedimento de cauterização dos vasos da próstata. O médico, Miguel Srougi, foi responsável pela cirurgia em setembro e, quase dois meses depois, realizou novamente os procedimentos cirúgicos no cearense.  (O povo)



Blog do BILL NOTICIAS

TJPE decide que o Recife terá que regulamentar lei que proíbe circulação de veículos de tração animal

Só com a regulamentação da PCR, ficarão proibidas as carroças puxadas a cavalo, burro ou outro animal de circular pelo Recife
Imagem: Divulgação/MPPE
Imagem: Divulgação/MPPE

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), na última segunda-feira (19), por maioria de votos, concedeu a ordem, nos autos do mandado de injunção nº 0496742-2, impetrado pela 12ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital - Meio Ambiente, contra a omissão da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) em regulamentar a Lei Municipal nº 17.918/2013, que trata da proibição do transporte que usa animais de tração pelas ruas da capital pernambucana.

A lei foi criada e sancionada pelo Prefeito Geraldo Júlio de Melo Filho, em 25 de outubro de 2013, e estabeleceu que o Poder Executivo a regulamentaria no prazo de 120 dias contados de sua publicação aprovada pela Câmara de Vereadores, o que não ocorreu. Só com a regulamentação da PCR, ficarão proibidas as carroças puxadas a cavalo, burro ou outro animal de circular pelo Recife, assim como condução de animais com cargas e trânsito montado.

A lei prevê também que “é de responsabilidade do Poder Executivo a regulamentação do Programa Gradual de Retirada dos Veículos de Tração Animal, bem como a inserção em programas de assistência e social para obtenção de outras fontes de renda por parte dos condutores destes veículos que comprovem a utilização dos mesmos como atividade profissional principal há mais de um ano”.

Na época em que a lei foi sancionada, a PCR alegou falta de verbas para regulamentá-la. O MPPE expediu, em dezembro de 2015, uma recomendação para que o Município do Recife adotasse as medidas necessárias para a regulamentação e cumprimento da legislação, o que não ocorreu.

O Órgão Especial do TJPE entendeu que a postergação da PCR vai contra o direito constitucional ao meio ambiente equilibrado, assim como contra o dever público de assegurar a proteção da fauna, como é o caso dos animais de tração serem submetidos a maus-tratos e trabalho extenuante.



Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...