quarta-feira, 16 de março de 2022

Na ONU, Tereza Cristina defende que sanções contra Rússia não afetem fertilizantes e alerta para fome global

“É preciso encontrar formas de punir comportamentos específicos de um país sem prejudicar o suprimento mundial de alimentos”, disse a ministra.

(Foto: REUTERS/Adriano Machado)

Em reunião com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), nesta quarta-feira, 16, a ministra da Agricultura do Brasil, Tereza Cristina, defendeu que fertilizantes não sejam afetados pelas sanções econômicas internacionais aplicadas contra a Rússia por conta de sua operação militar na Ucrânia. 

"Para além dessas medidas, creio que deveríamos excluir os fertilizantes do regime de sanções, a exemplo do que ocorre com alimentos. E as razões são simples: reprimir o comércio desses insumos afeta a produtividade do campo, reduz a disponibilidade de alimentos, reforça tendência inflacionária das principais commodities. E, como consequência final, ameaça a segurança alimentar, especialmente de países mais vulneráveis", disse a ministra, conforme o portal g1.

A Rússia fornece 23% dos fertilizantes importados pelo Brasil. O Brasil é o quarto consumidor mundial de fertilizantes e importa cerca de 80% do volume utilizado na produção agrícola. As sanções contra o país governado por Vladimir Putin geram temores quanto a possíveis restrições no ramo dos fertilizantes. 

De acordo com a ministra, sanções no ramo de fertilizantes podem gerar fome em escala global ao reprimir a produtividade das lavouras.

“É preciso encontrar formas de punir comportamentos específicos de um país sem prejudicar o suprimento mundial de alimentos”, disse Tereza Cristina. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Astronauta norte-americano voltará à Terra de “carona” em nave espacial russa

O astronauta norte-americano Mark Vande Hei, de 55 anos, viajará a bordo de uma cápsula russa para o Cazaquistão

Astronauta Mark Vande Hei, de 55 anos (Foto: Reprodução (Nasa))

O astronauta norte-americano Mark Vande Hei, de 55 anos, que está no espaço há 355 dias, voltará à Terra de "carona" em uma nave espacial russa. Inicialmente, acreditava-se que Mark Vande Hei poderia ser deixado para trás na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) em consequência das tensões entre Estados Unidos e Rússia por causa da guerra na Ucrânia. 

Mas, de acordo com reportagem da BBC, foi confirmado que ele viajará a bordo de uma cápsula russa para o Cazaquistão. Ele será trazido de volta à Terra junto a dois astronautas russos.

"Posso dizer com certeza que Mark está voltando para casa...", afirmou o Joel Montalbano, gerente do programa da Estação Espacial Internacional da Nasa, agência espacial americana. "Estamos em comunicação com nossos colegas russos. Não há dúvidas sobre isso", complementou.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Senado aprova projeto que destina recursos do Fundeb para professores

 

Pagamento será para educação básica; projeto segue para sanção


Sumaia Vilela/Agência Brasil


O Senado aprovou, hoje (16), um projeto de lei (PL) que destina recursos não utilizados do Fundo de Manutenção da Educação Básica (Fundeb) para o pagamento de professores da educação básica da rede pública. O projeto segue para sanção presidencial.

Também foi definido que os recursos extraordinários recebidos por estados, Distrito Federal e municípios, em razão de decisões judiciais relativas ao cálculo do valor anual por aluno para a distribuição dos fundos e da complementação da União aos fundos relativos à educação, dentre eles o Fundeb, sejam investidos na educação.

Dentro desse investimento, o projeto destaca os professores da educação básica que estavam em efetivo exercício na rede pública durante o período em que ocorreu o repasse a menor ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), de 1997 a 2006, e ao Fundeb, de 2007 a 2020. Segundo o projeto, o valor pago aos professores saído dessa fonte não ser incorporado à sua remuneração, tendo, portanto, um “caráter indenizatório”.

Os percentuais desse pagamento e os critérios para a divisão do rateio entre os profissionais beneficiados ficarão a cargo de cada estado e município, que deverão aprovar leis específicas. O relator da matéria, senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL), destacou a luta judicial que os profissionais do magistério enfrentam há vários anos para receberem recursos oriundos dos precatórios do Fundef, a chamada subvinculação. Segundo ele, o projeto busca mostrar o direito dos professores à subvinculação.

“A valorização do professor é o primeiro passo para garantir educação de qualidade. A atuação do docente tem impacto dentro e fora de sala de aula, seja no desempenho dos estudantes, na qualidade da escola e no progresso do país”. (Por Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil - Brasília).

Edição: Kelly Oliveira



BLOG DO BILL NOTICIAS

Governador Paulo Câmara lança Plano de Descarbonização de Pernambuco

Anúncio foi feito durante a cerimônia de abertura da Primeira Conferência Internacional de Resíduos Sólidos

Cirsol reuniu estudantes e profissionais que atuam na área de resíduos sólidos no Brasil e no mundo (Aluisio Moreira/SEI)


O governador Paulo Câmara lançou, nesta quarta-feira, o Plano de Descarbonização de Pernambuco. O anúncio ocorreu durante a abertura da Primeira Conferência Internacional de Resíduos Sólidos, a Cirsol, que acontece no auditório do Museu Cais do Sertão, no Recife. Na ocasião, onde ele também assinou um decreto formalizando o compromisso com a neutralidade de emissões de carbono até o ano de 2050, além de criar o Comitê Estadual Pernambuco Carbono Neutro – CEPEN para apoiar e monitorar a implementação do plano.

“Pernambuco foi o primeiro estado a fazer o inventário dos gases de efeito estufa. Estamos com isso totalmente mapeado e agora temos a oportunidade de iniciar nosso Plano de Descarbonização, carbono neutro até 2050. Pernambuco é um estado que se dedica a promover o desenvolvimento sustentável, para que possamos aliar as atividades econômicas com o desenvolvimento social, sempre garantindo o meio ambiente protegido”, afirmou Paulo Câmara.

A iniciativa é uma estratégia estadual para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e contribuir para evitar o aumento do aquecimento global e suas consequências. As medidas envolvem os setores de energia e indústria, transportes, resíduos e agricultura, floresta e outros usos do solo.

De acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, o plano foi construído com o apoio da União Europeia. “Também tivemos apoio das universidades brasileiras e das nossas instituições, que traçam uma linha até 2050, como prevê o painel da ONU da emergência climática, de neutralizar as nossas emissões, modificando os processos produtivos da indústria, do setor de serviços e de setores governamentais, gerando qualidade, cuidando do meio ambiente e criando empregos verdes para a nossa população”, destacou.

A abertura da Cirsol reuniu estudantes, comunidades acadêmica e científica e profissionais que atuam na área de resíduos sólidos no Brasil e no mundo. A conferência continua até a próxima sexta-feira, dia 18, promovendo debates de extrema importância para a agenda nacional e internacional do meio ambiente, e deixará um legado importante no enfrentamento às mudanças climáticas.

O evento também pretende estimular a discussão sobre resíduos sólidos de forma multissetorial, com o intuito de gerar ações que resultem em impacto positivo para o cumprimento dos compromissos assumidos com a Agenda 2030 da ONU, um plano de ação global que reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas, visando promover uma vida digna para os seres humanos sem comprometer o meio ambiente e as próximas gerações. DP.


Soldados brasileiros na Ucrânia teriam facilitado ataque russo ao compartilhar fotos nas redes sociais

Internautas de várias nacionalidades culparam brasileiros pelos ataques. Veja a entrevista do coronel Fernando Montenegro sobre o caso e confira as reações nas redes sociais

À dor.: militares Leanderson Paulino, André Hack e André Kirvaitis (Foto: Reprodução)

Soldados brasileiros na Ucrânia fizeram, nas redes sociais, postagens que teriam facilitado o ataque de tropas russas. Internautas de várias nacionalidades culparam brasileiros pelos ataques. 

O coronel Fernando Montenegro disse à CNN de Portugal que "foi a vaidade dos caçadores de likes". "(Foi) uma motivação de caçadores de likes, na busca de fama". 

Um usuário, identificado como Spriter, comentou a iniciativa dos militares brasileiros: "é incrível como são descuidados e estúpidos os ‘voluntários’ brasileiros na legião estrangeira. Outro mercenário, capturado anteriormente perto de Lviv, também mantém discretamente um perfil aberto no Instagram, encantando regularmente os assinantes com novas histórias".

O internauta publicou imagens do perfil do Instagram de Leanderson Paulino, que tem mais de 41 mil seguidores e diz ser brasileiro. 

Não há comprovação que as publicações de brasileiros contribuíram para as mortes, mas as tropas russas lançaram vários ataques aéreos contra um centro de treinamento militar nos arredores da cidade de Lviv, no oeste da Ucrânia.

Reações

Outros usuários foram ao Twitter criticar a iniciativa dos brasileiros. "Não sei como descrever quem tenta ser influencer em cima da desgraça alheia". escreveu uma pessoa.

"A estupidez de mostrar fotos e vídeos nas redes sociais estaria servindo para localizar tropas da Legião Internacional de Defesa Territorial", disse um internauta. 247

 

 


BLOG DO BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...