terça-feira, 15 de dezembro de 2020
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL decide que amante não tem direito de dividir pensão com viúva
Pernambuco registra 293 homicídios em novembro, menor total do mês em sete anos
Em relação a novembro de 2019, houve uma queda de 2,3%, uma vez que naquele mês a SDS contabilizou 300 homicídios no Estado
Em novembro de 2020, Pernambuco contabilizou 293 homicídios, segundo balanço da Secretaria de Defesa Social (SDS-PE) divulgado nesta terça-feira (15). É o menor total de mortes violentas no mês de novembro desde 2013, quando foram registradas 271 mortes.
Em relação a novembro de 2019, houve uma queda de 2,3%, uma vez que naquele mês a SDS contabilizou 300 homicídios no Estado.
Nos demais meses de novembro dos anos seguintes, foram notificadas 319 mortes em 2014, 357 em 2015, 406 em 2016, 456 em 2017 e 300 em 2018.
No recorte por regiões em comparação a novembro de 2019, a Zona da Mata apresentou queda de 23,29%. Em novembro de 2020 foram 56 mortes violentas contra 73 do novembro do ano passado.
No Sertão, a redução foi de 6,82%: de 44 para 41. Na Região Metropolitana do Recife (RMR), a queda apresentada foi de 3,75%: de 80 para 77 mortes violentas.
O Agreste registrou mais homicídios em novembro de 2020 do que em novembro de 2019: foram 75 este ano contra 71 do ano passado. Já o Recife também apresentou aumento: de 32 em 2019 para 44 em 2020.
Governo prevê salário mínimo de R$ 1.088 em 2021
Em abril, a estimativa era que o piso salarial fosse de R$ 1.079 no próximo ano
Países devem redesenhar progresso e reduzir pressão sobre o planeta
Artistas lançam campanha ‘O Brasil precisa do SUS’ (vídeos)
Artistas como Chico Buarque e Caetano Veloso lançam às 14h desta terça-feira (15) a campanha O Brasil precisa do SUS. Segundo Caetano, "num Brasil tão desigual, precisamos defender o SUS como nossa maior política pública social"
Artistas como Chico Buarque e Caetano Veloso lançam às 14h desta terça-feira (15) uma campanha O Brasil precisa do SUS. Os músicos integram a Frente pela Vida, que tem a participação de outras personalidades como o jornalista Juca Kfoury, o cineasta Silvio Tendler, Cristiana Brasil, do Grupo de Palhaços de Roda Gigante do Rio de Janeiro, e Ana Petta, atriz e criadora da série Unidade Básica.
Chico Buarque destacou que "a característica principal do SUS é ser um serviço universal, ou seja, atender a qualquer pessoa desde os casos mais simples aos casos mais complexos".
Segundo Caetano, "num Brasil tão desigual, precisamos defender o SUS como nossa maior política pública social".
O jornalista Juca Kfoury disse que, "se não fosse o SUS essa pandemia ainda teria causado e estaria causando mais estragos que já causa pela irresponsabilidade das maiores autoridades do País".
De acordo com o texto do site da Frente pela Vida, "ações relevantes de enfrentamento, que deveriam ter sido lideradas pelo governo federal, foram sabotadas pelo presidente Jair Bolsonaro". "A ausência de coordenação nacional, testes armazenados sem uso e recursos financeiros retidos são alguns exemplos. Essa desorientação propositada tem alimentado as mais altas taxas de mortalidade e letalidade da Covid-19 nas Américas, só comparáveis às dos Estados Unidos, Peru e Chile", diz.
"O presidente da república incentivou aglomerações, desarticulou medidas de proteção de populações vulneráveis, como os povos indígenas. Não existe plano para a futura vacinação, o que gera ansiedade e insegurança na população. Essas aberrações levaram à denúncia do governo Bolsonaro por crime contra a humanidade no Tribunal Penal Internacional, em Haia, Holanda", continua.
Segundo a frente, "coube aos governadores, prefeitos e secretarias municipais de saúde atuarem para minimizar a tragédia que a nação vive. O SUS, nosso Sistema Único de Saúde, público e de acesso gratuito a todos, demonstrou sua importância para o enfrentamento dos desafios impostos pela pandemia".
"O SUS é base essencial para saúde e bem-estar da população. No entanto, precisa de recursos humanos, materiais e financeiros para conter a circulação do novo coronavírus. Precisa de coordenação uniforme, nacional, articulada, e medidas de segurança sanitária. Precisa de orçamento adequado. Os valores para 2021 são menores do que os de 2020 - menos 40 bilhões de reais! Sem orçamento suficiente, não poderá cumprir seu papel de cuidar e salvar vidas". (247)
Lula e Xi Jinping estreitam laços com a assinatura de 37 acordos bilaterais entre Brasil e China
Acordos abrangem mais de 15 áreas estratégicas, como agronegócio, tecnologia, saúde, educação, infraestrutura e energia Presidente da Repú...