segunda-feira, 27 de setembro de 2021

COMISSÃO - CCJ da Alepe aprova obrigatoriedade de vacinação para servidores estaduais

               Por: Diario de Pernambuco

Foto: Alepe / Comunicação

Reunidos virtualmente nesta segunda-feira (27), os integrantes da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovaram com apenas um voto contra, do deputado Alberto Feitosa, a obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19 para todos os servidores efetivos ou que prestam serviço ao poder público estadual.


A medida se estende a servidores, militares estaduais, contratados temporários, empregados de empresas estatais e prestadores de serviços e também se aplica aos outros poderes e órgãos estaduais, como Legislativo, Judiciário e Ministério Público.

A CCJ entendeu que o Projeto de Lei nº 2661/21, de autoria do Executivo, é constitucional, já que a Constituição Federal “estabelece a prevalência dos direitos coletivos à vida sobre eventuais interesses individuais, especialmente no enfrentamento às pandemias”. O relator da matéria na CCJ foi o deputado João Paulo (PCdoB).

Segundo o PL, aqueles servidores que não comprovarem a primeira dose ou dose única da vacinação serão impedidos de ingressar no local de trabalho e levarão falta até concluírem o ciclo vacinal. O prazo das doses do imunizante obedece ao calendário estabelecido por cada município. 

A falta ao trabalho também será atribuída aos servidores que atuam em regime de teletrabalho e não comprovaram a vacinação. Ainda de acordo com o Projeto de Lei, se perdurar por 30 dias a não comprovação da vacina, o servidor será submetido à instauração de um processo administrativo por abandono de serviço. 

O PL prevê que a única justificativa aceita para a não vacinação contra a Covid-19 será de natureza de saúde, que deve ser comprovada por atestado médico. O prazo para apresentação do comprovante de vacinação ou a declaração médica é de 20 dias, contados a partir da publicação da lei, caso seja aprovada pelo plenário da Alepe em sessão prevista para a próxima quinta-feira.



Petrobras deve anunciar novo aumento dos combustíveis

 

(Foto: ABr)

Uma reunião da direção da Petrobras na tarde desta segunda-feira (27) definiu que um novo aumento nos preços dos combustíveis deve ocorrer nos próximos dias. Vale lembrar que a gasolina foi um dos produtos que mais sofreu reajuste nos últimos 12 meses, servindo de gatilho para a disparada da inflação. Só em 2021 o acumulado passa dos 32%.

“Pontualmente os preços estão, sim, defasado… Em parte de alguns derivados, o que significa que a gente está, sim, avaliando um reajuste nos preços. Essa avaliação é interna, técnica, de uma análise de cenários, na verdade de uma evolução dos cenários, já que nossa análise não é pontual”, disse o diretor de Comercialização e Logística da Petrobras, Cláudio Mastella.

O governo federal ainda não se pronunciou oficialmente sobre o novo aumento, mas a julgar pela reação do presidente Jair Bolsonaro às críticas recebidas nos reajustes anteriores, a desculpa será a de sempre: a culpa é dos governadores e do ICMS. Fórum.



BLOG DO BILL NOTICIAS

UFPE - divulga número de vagas, pesos e notas mínimas para processo seletivo Sisu 2022

              Por: Diario de Pernambuco

Foto: Divulgação

A Universidade Federal de Pernambuco vai ofertar 7.012 vagas no Processo Seletivo UFPE/Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022 para ingresso em 105 cursos de graduação. Serão 40 vagas a mais na comparação com o Sisu 2021, correspondentes ao novo curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), a ser oferecido no Campus Caruaru. O quantitativo total foi aprovado, na última sexta-feira (24), pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), durante reunião remota. Também foram aprovados os pesos e as notas mínimas a serem aplicados ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, que será utilizado para a seleção do próximo ano.

As vagas serão destinadas aos cursos de graduação presenciais dos campi Recife (5.522 vagas), Caruaru (1.060 vagas) e Vitória (430 vagas), com ingresso em 2022 por meio do Sisu, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) em conjunto com a UFPE. Metade do quantitativo total será reservada às cotas.


As provas do Enem 2021 serão utilizadas integralmente na seleção da UFPE. A nota final, para efeito de classificação, será obtida por uma média ponderada das notas das provas objetivas e da prova de redação, de acordo com os pesos estabelecidos pela Universidade. As notas mínimas (ponto de corte) foram ajustadas pelos cursos da UFPE.

As normas para inscrição no Processo Seletivo UFPE/Sisu 2022 serão estabelecidas em editais complementares da Universidade. Já o cronograma do Sisu 2022 será definido pelo MEC e divulgado pelo ministério e pela UFPE.

Não participarão do Processo Seletivo UFPE/Sisu 2022 os cursos presenciais de Música/Canto – Bacharelado, Música/Instrumento – Bacharelado, Música/Licenciatura, Dança/Licenciatura, Letras Língua Brasileira de Sinais Libras/Licenciatura e Licenciatura Intercultural Indígena. Esses serão regidos por resolução específica, em consonância com o parágrafo único, artigo 5º, da Portaria Normativa MEC n° 21/2012.

Engenharias CTG (Recife)
Os candidatos classificados no conjunto Engenharias CTG (Recife), via Processo Seletivo UFPE/Sisu 2022, ingressarão no primeiro ano do ciclo básico dos cursos, devendo, no decorrer do segundo semestre letivo, fazer a escolha definitiva por um dos cursos. Fazem parte das Engenharias CTG (Recife) os seguintes cursos: Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Energia; Engenharia Eletrônica; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia de Materiais; Engenharia Naval; Engenharia Química; e Engenharia de Telecomunicações.

Inclusão regional 
Ainda no âmbito do Processo Seletivo UFPE/Sisu 2022, o Cepe aprovou a reafirmação do Argumento de Inclusão Regional para todos os cursos presenciais dos campi Caruaru e Vitória e para o curso de Medicina do Campus Recife para estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais no Estado de Pernambuco.

Nessa condição, para efeito de classificação, haverá os seguintes acréscimos na nota final do Enem: 10% para os cursos de Vitória e Caruaru, aos candidatos que tiverem cursado e concluído todo o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais das mesorregiões da Zona da Mata e do Agreste pernambucanos; 7% para o curso de Medicina do Campus Recife, aos candidatos que tiverem cursado e concluído todo o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais em Pernambuco; e 3% para os cursos de Vitória e Caruaru, aos candidatos que tiverem cursado e concluído, no mínimo, 2/3 do Ensino Médio nas escolas regulares e presenciais das mesorregiões da Zona da Mata e do Agreste pernambucanos, e para o curso de Medicina do Campus Recife, aos candidatos que tiverem cursado e concluído, no mínimo, 2/3 do Ensino Médio nas escolas regulares e presenciais em Pernambuco.

As resoluções aprovadas pelo Cepe sobre o Processo Seletivo UFPE/Sisu 2022 serão publicadas no Boletim Oficial da UFPE em breve.


Templos religiosos devem exigir comprovante vacinal completo para entrada de fiéis em Pernambuco

                Por: Diario de Pernambuco

Foto: Jaime Reina/AFP

Em edição extra do Diário Oficial de Pernambuco divulgada nesta segunda-feira (27), o governador Paulo Câmara (PSB) determinou, através do decreto nº 51.446, que as celebrações religiosas podem exceder o limite estabelecido de 300 pessoas. No entanto, para que isso aconteça, os templos religiosos devem exigir comprovante de esquema vacinal completo e/ou resultado negativo dos testes de Covid-19. A nova determinação se dá pela Portaria Conjunta da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

A orientação anterior, que valia até o dia 26 de setembro, permitia a capacidade de 300 pessoas nos templos. Nesta nova fase, o número de 300 pessoas só pode ser excedido pelos mediante apresentação do comprovante de imunização. 


BLOG DO BILL NOTICIAS

TSE julgará ação que pode cassar a chapa Bolsonaro-Mourão em outubro e ministros dizem que provas são "material forte"

 

TSE, Bolsonaro e Mourão (Foto: ABr | Alan Santos/PR)

O Tribunal Superior Eleitoral irá julgar em outubro a ação que pede a cassação da chapa Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão por impulsionamento ilegal de mensagens em massa pelo WhatsApp. De acordo com a reportagem do jornal Valor Econômico, as novas provas que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes aportou ao inquérito são um “material forte”. Elas indicam a existência de um núcleo político no comando da campanha de fake news. 

O material inclui dados obtidos a partir de quebras de sigilo de pessoas investigadas por integrar uma organização criminosa digital que atua desde 2018 em um esquema de financiamento, produção e publicação de notícias falsas e ataques às instituições democráticas.  

Na avaliação dos ministros do TSE há condições técnicas para cassar a chapa Bolsonaro-Mourão. Os quatro processos que correm na Corte revelam que foram cometidas irregularidades durante a campanha eleitoral de 2018.

Abuso de poder econômico e uso indevido das redes sociais se destacam entre as violações das leis cometidas pela campanha de Jair Bolsonaro. 

Atualmente, tramitam no TSE quatro ações eleitorais, conhecidas como Aije (Ações de Investigação Judicial Eleitoral), envolvendo a chapa Bolsonaro-Mourão. Elas apuram desde o uso fraudulento de nomes e CPFs de idosos para registrar chips de celular e garantir disparos em massa aos eleitores à existência de uma “estrutura piramidal de comunicação” para disseminar desinformação.

As provas de irregularidades cometidas pela chapa encabeçada por Bolsonaro foram compartilhadas com o TSE a partir de uma decisão proferida em julho pelo ministro Alexandre de Moraes, integrante do STF e da Corte eleitoral. Há indícios de que o material possa ter relação com as eleições passadas. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

LITORAL - Marinha do Brasil reforça alerta sobre ventos fortes e ressaca no Litoral de Pernambuco

 

As ondas podem aumentar por volta das 19h desta segunda (27)

             Por Dara Alves/Folhape

Na tarde desta segunda-feira (27), a Marinha do Brasil alertou para a intensificação de ventos fortes e ressaca marítima no litoral de Pernambuco. As marés podem aumentar por volta das 19h de hoje.

De acordo com a Marinha, a previsão é de que ventos fortes de até 60km/h sigam até a quarta-feira (29), o que pode favorecer a ocorrência de ondas de até 2,5 metros de altura na costa pernambucana. 

Banhistas e pescadores destas regiões devem ficar atentos às condições marítimas. O alerta serve para toda a região Nordeste.

BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...