terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

Dilma critica ordem financeira global 'injusta' e destaca ascensão do BRICS como motor de transformação (vídeo)

Presidente do Banco do BRICS afirma que a tendência é de crescimento do peso do bloco de países emergentes na economia global

A presidente do Banco do BRICS, Dilma Rousseff (Foto: REUTERS/Aly Song)

A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), também conhecido como Banco do BRICS, Dilma Rousseff, fez críticas à atual ordem financeira global e destacou a ascensão do bloco de países emergentes como um fator que pode reverter o que chamou de 'injustiças'. 

"O poder dos países BRICS de fato cresceu rapidamente, o que é uma boa base para entender a força que apoia o multilateralismo. Medindo com base em paridade de poder de compra, os países BRICS já representam 31,5% do PIB global, ultrapassando os países do G7, que representam 30,8%", disse Dilma ao discursar no World Government Summit, em Dubai, EAU, onde foi uma das convidadas de destaque. 

Ela afirma que a tendência é de crescimento do peso do BRICS na economia global. "Mesmo com dificuldades relacionadas à ordem financeira internacional injusta e a grande dívida dos países em desenvolvimento, as figuras do FMI são uma boa ilustração dessa nova tendência", disse. 

Em 1º de janeiro, Egito, Etiópia, Irã, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita tornaram-se oficialmente membros plenos dos BRICS. Antes disso, o bloco era formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. - 247.


Lula e Xi Jinping estreitam laços com a assinatura de 37 acordos bilaterais entre Brasil e China

  Acordos abrangem mais de 15 áreas estratégicas, como agronegócio, tecnologia, saúde, educação, infraestrutura e energia Presidente da Repú...