segunda-feira, 19 de abril de 2021

Dia do Índio, um exemplo de luta em Petrolina

 

Discurso de agradecimento do Índio Erasmo/Câmara de Vereadores de Petrolina

Como é do conhecimento de todos, o Dia do Índio é celebrado todo ano no Brasil, no dia 19 de abril.

Para que possamos entender melhor como tudo começou e o porquê desta data, vamos explicar com mais detalhes.

Em 19 de abril de 1940, foi realizado o primeiro Congresso Indigenista Interamericano na cidade de Patzcuaro no México.

A finalidade da realização do Congresso era tentar reunir todos os lideres indígenas de diferentes regiões de todo o continente americano, com o intuito de defender e zelar pelos direitos indígenas.

Diante da situação, foi proposto que todos os países da América adotassem essa data 19 de abril como sendo o Dia do índio.

Aqui no Brasil, a referida data se tornou oficial pelo Decreto-lei de nº 5.540, em 2 de junho de 1943.  

O Referido Decreto tem como objetivo principal, mostrar para toda a população Brasileira, a grande contribuição indígena para nossa população. Contribuição esta que continua até os dias de hoje.

Em nossa cidade de Petrolina-PE, temos como exemplo de luta indígena, o índio Erasmo Maraguá, descendente da tribo Maraguá, povo indígena da região Amazonas que vive na região do rio Abacaxis, nos municípios amazonenses de Nova Olinda do Norte e Borba, território conhecido como  Maraguapajy.

Erasmo Maraguá já reside em Petrolina há alguns anos, e tem relevantes serviços prestados ao nosso município e região, principalmente no que se refere às questões indígenas e Quilombolas.

Em 20 de Dezembro de 2018, pelo reconhecimento aos seus serviços prestado e sua luta no que se refere aos Direitos indígenas e Quilombolas.  a Câmara Municipal de Petrolina, concedeu por meio do Decreto Legislativo nº 617/2018, de autoria do vereador Ibamar Fernandes, Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Dom Malan ao Senhor Erasmo de Souza Reis, pelos relevantes serviços prestados em defesa dos direitos das comunidades indígenas e quilombolas do Vale do São Francisco.

Ibamar Fernandes entregando a medalha

Afonso/Erasmo/Ibamar

Honra ao Mérito Legislativo

O índio Erasmo Maraguá e família

Erasmo Maraguá índio/Franklimberg de Freitas Presidente da Funai


BLOG DO BILL NOTICIAS

Decisão do futsal entre Palmeiras e Corinthians termina em pancadaria generalizada (vídeo)

Clube alviverde vencia por 5 a 2 quando a briga começou; não havia policiamento preventivo no local Briga na decisão entre Corinthians e Pal...