Evento será na sede do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo. Trabalhadores entregarão a Lula documento sobre a matriz energética brasileira
O pré-candidato do PT à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva participará na próxima terça-feira (7) de ato contra a privatização da Eletrobras.
O ato ocorrerá na sede do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo. Durante o evento, Lula receberá propostas da Fenatema (Federação Nacional dos Trabalhadores em Energia, Água e Meio Ambiente) sobre a matriz energética brasileira, informa o Painel da Folha de S.Paulo.
Lula é contrário à venda da estatal e já afirmou que pode reverter a privatização em seu governo.
A privatização da estatal está sendo proposta pelo governo Jair Bolsonaro (PL) e foi anunciada como prioridade pelo novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, junto com a venda da Petrobrás e do Pré-Sal.
Na Eletrobras, o governo busca um esquema de capitalização, no qual a União oferecerá ações que detém da empresa na Bolsa de Valores, deixando de ser acionista majoritário e entregando a energia brasileira para os acionistas privados.
A ex-presidente Dilma Rousseff denunciou que a privatização da Eletrobras é um ato de abdicação da soberania nacional. 247