sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

40% das cidades de Minas Gerais estão em Estado de Emergência por causa das chuvas. Há riscos de rompimento de barragens

Segundo o governo, 26.492 pessoas estão desalojadas e outras 4.047 que estão desabrigadas no estado. Em Ouro Preto, barragem da Vale subiu alerta de emergência

(Foto: Reprodução/TV Globo)

As fortes chuvas que têm caído em Minas Gerais nas últimas semanas elevaram para 374 o número de cidades em situação de emergência, o que corresponde a 43% de todo o estado.

Entre as cidades atingidas pelas enchentes estão a capital, Belo Horizonte, Nova Lima, Betim, Montes Claros, Governador Valadares, Caratinga, Teófilo Otoni e Pará de Minas.

De acordo com o Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, divulgado nesta quinta-feira (13), 26.492 pessoas estão desalojadas e outras 4.047 que estão desabrigadas por conta das chuvas. O estado contabiliza 25 mortes desde o início do período chuvoso.

Segundo o governo de Minas, cerca de 36 mil itens de ajuda humanitária foram entregues aos municípios nas regiões atingidas, sendo 11.820 cestas básicas, 4.157 colchões, 10.125 kits de limpeza e 10.555 kits de higiene.

Barragem da Vale sobe alerta de emergência

Na cidade de Ouro Preto, onde ocorreu o deslizamento de uma barreira que soterrou casarão histórico, a barragem da Vale denominada Área IX, da Mina da Fábrica, subiu de nível 1 de emergência para o nível 2, nesta quinta-feira (13), devido às chuvas. Neste estágio, recomenda-se a retirada de pessoas vizinhas à estrutura.

De acordo com informações do G1, documento assinado por um funcionário da Vale afirma que a água na barragem alcançou seu maior nível máximo desde o início do monitoramento. “A barragem segue sendo inspecionada diariamente e monitorada 24 horas por dia, 7 dias por semana, pela Geotecnia Operacional e Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG)”, diz o texto.

O documento diz ainda que não há pessoas na área de autossalvamento. 247




BLOG DO BILL NOTICIAS

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

  Dos 497 municípios, pelo menos 317 sofrem consequências dos temporais Lauro Alves/Secom As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grand...