quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

EDUCAÇÃO NA PANDEMIA - Escolas da rede estadual retomam as aulas nesta quinta-feira em modelo híbrido

O secretário de Educação e Esportes afirmou que todas as instituições possuem lavatórios de mãos, álcool 70% em gel, sinalização e placas educativas

Volta às aulas do ensino médio na Escola Técnica Estadual Miguel Batista - Foto: Arthur Mota / Folha de Pernambuco

Estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual deram início, nesta quinta-feira (4), ao ano letivo de 2021. Em todo o Estado, são 1.060 escolas que estão abrindo para receber os mais de 303 mil alunos.

Seguindo os protocolos sanitários de higiene, a retomada das aulas adota o modelo híbrido, mesclando aulas presenciais e remotas.

O secretário de Educação e Esportes, Marcelo Barros, salientou que todas as instituições redes estão munidas de lavatórios de mãos, totens de álcool 70% em gel, sinalização e placas educativas sobre a obrigatoriedade de distanciamento social e uso de máscara. "Estamos esperando um volume moderado de estudantes nesse início de ano letivo. Preparamos as nossas unidades para garantir a segurança de cada estudante", afirmou o secretário.

No bairro da Macaxeira, na Zona Norte do Recife, a Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Batista realizou o acolhimento dos alunos novatos. Aluna do primeiro ano do curso de Comunicação Visual, a estudante Maria Eduarda, 15, estava ansiosa para voltar a frequentar a escola. "Eu não via a hora de poder ter aula presencial, porque ano passado praticamente não tive contato cara a cara", disse. "Assim que cheguei, tive a minha temperatura medida e higienizei minhas mãos com álcool. Também recebi um kit com três máscaras da escola", emendou.

De acordo com o gestor da ETE Miguel Batista, Jamesson Nunes, dos 180 alunos dos cursos da escola, 158 optaram por voltar no modelo presencial. "Percebemos que o interesse dos pais e alunos por ter aulas presenciais cresceu. Para garantir a segurança, vamos organizar um horário com um revezamento dos estudantes, alternando os horários de parte da turma com aulas remotas e aulas em sala de aula", explicou o gestor.

Também na escola alguns pais de alunos, que estavam fazendo a retirada dos livros dos estudantes. Claudimar Avelina, 42, é mãe de uma aluna do primeiro ano do ensino médio da instituição. Animada com o início das aulas, Claudimar gostou da organização da escola. "Vim fazer a retirada dos livros e gostei do que vi. Muitas pias e locais para higienizar as mãos, além dos cartazes com as orientações. Acredito que esse reforço quanto ao uso de máscara, distanciamento e higienização das mãos, que já vem sido tão explicado desde o início da pandemia, ajude a manter a segurança e a saúde", declarou Claudimar.

Todos os estudantes e professores vão receber kits com máscaras e protetores faciais, respectivamente. O Estado garantiu também todos os programas criados durante a pandemia, como o Educa-PE, Conecta Aí e Cartão Alimentação Escolar. (Por Portal Folha de Pernambuco).


Volta às aulas do ensino médio na Escola Técnica Estadual Miguel Batista. Foto: Arthur Mota



BLOG DO BILL NOTICIAS

Maioria dos americanos desaprova gestão de Trump na economia, diz pesquisa

  Pesquisa da CBS News mostra queda de quatro pontos nos índices de apoio às políticas econômicas do ex-presidente Presidente dos EUA, Donal...