quarta-feira, 24 de julho de 2019

CHUVAS - Deslizamento de barreira deixa quatro mortos em Abreu e Lima; decretado estado de emergência

Ao todo, subiu para nove o número de mortos devido às chuvas no Grande Recife

  Por: Armando Holanda/folhape
Deslizamento de barreira em Abreu e Lima
Deslizamento de barreira em Abreu e LimaFoto: Paullo Allmeida/ Folha de Pernambuco


Um deslizamento de barreira deixou cinco pessoas soterradas na manhã desta quarta-feira (24), na Estrada Córrego da Prata, no bairro de Caetés II, no município de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife (RMR). De acordo com a Defesa Civil do Município, quatro das cinco pessoas já foram retiradas dos escombros sem vida - uma jovem de 19 anos faleceu no caminho do hospital e as outras três resgatadas sem vida - e outra se encontra desaparecida. O prefeito de Abreu e Lima, Marcos José, decretou Estado de Emergência no município.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Abreu e Lima, Júnior Lopes, as equipes do órgão seguem prestando socorro aos moradores. “Estamos aqui com a equipe, procurando, sem parar, pelas outras duas pessoas. Toda assistência está sendo prestada aos moradores. Estamos em busca. Nos avisaram que são cinco pessoas e já retiramos quatros. Temos fé de encontrar o outro desaparecido nos escombros com vida”, afirmou Júnior.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, um adolescente de 15 anos, identificado como Luis Henrique, um homem de 50 anos, identificado como Dalmir Santos, uma jovem de 19 anos e um outro homem - cuja identidade não foi divulgada - não resistiram e morreram. Uma jovem de 21 anos, grávida de oito meses, está desaparecida sob os escombros. 

Em Abreu e Lima, o reinicio das aulas previsto para hoje para cerca de seis mil alunos nas 32 escolas municipais também foi suspenso, e alguns Postos de Saúde não abriram devido aos transtornos causados pelas chuvas. 
A Prefeitura informou que disponibilizou uma quadra esportiva para atender os
possíveis desabrigados e "providenciará as medidas cabíveis para atender os prejudicados pela chuva, como colchonetes e cestas básicas. Foi disponibilizado também um local para receber donativos para as vitimas do desabamento, a Agência de Desenvolvimento, na avenida Duque de Caxias, 1010, próximo à prefeitura, no Centro da cidade, que recebe, das 8h às 17h água mineral, alimentos, roupas, fraldas e cobertores.
As fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife pelo quinto dia consecutivo já causaram diversos transtornos para a população. Além de deslizamentos, boa parte da RMR está alagada, o que impossibilita a locomoção dos residentes do Grande Recife.
De acordo com a Defesa Civil do Jaboatão dos Guararapes, sete barreiras deslizaram. Ninguém ficou ferido, mas as famílias residentes nos locais de risco precisaram deixar suas casas. A Defesa Civil do Município pode ser acionada pelos telefones 0800 281 20 99 ou (81) 9 9195 6655.


Blog do BILL NOTICIAS

Lula derrota todos os adversários também nos cenários de segundo turno

  Pesquisa Datafolha aponta favoritismo do presidente Lula contra possíveis candidatos da extrema direita Lula - Estaleiro Ecovix, Rio Grand...