sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Campanha de combate ao HIV/AIDS encerra com alerta para alto número de casos em Petrolina



Após um mês de ações de conscientização sobre o HIV e AIDS, a Secretaria de Saúde de Petrolina encerra a campanha ‘Dezembro Vermelho’ com um alerta para o alto índice de casos da infecção no município. Durante as atividades, realizadas pela equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento e o Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE), foram levadas orientações sobre as medidas preventivas, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com o vírus, além da realização dos testes rápidos e distribuição de preservativos.
Foram feitos, durante o mês, 730 testes rápidos, além de cinco palestras em localidades diferentes. Do total, 12 deram reagentes positivos para o HIV. De acordo com a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, houve um aumento de quase 50% no número de testes realizados neste mês de dezembro.
“Através do trabalho de divulgação e conscientização, tanto no CTA quando nas unidades de saúde, nós conseguimos dobrar o número de pessoas que estão procurando as equipes para a realização dos testes. Antes realizávamos cerca de 35 testes por dia, hoje estamos fazendo esse número por turno”, frisou.
O CTA/SAE funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e fica localizado na Av. Joaquim Nabuco S/N (em frente ao Hospital Dom Malan/Imip).
NÚMEROS
Segundo a UNAIDS, órgão das Nações Unidas criado para lidar com a doença, em 2016, 48 mil pessoas foram confirmadas com o vírus HIV no Brasil. Em Petrolina, de 2015 a outubro de 2017, foram registrados 297 casos de HIV em adultos, 33 em gestantes e dois em crianças. (Ascom),(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Maioria dos americanos desaprova gestão de Trump na economia, diz pesquisa

  Pesquisa da CBS News mostra queda de quatro pontos nos índices de apoio às políticas econômicas do ex-presidente Presidente dos EUA, Donal...