sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Polícia canadense prende líderes de protesto antivacina

A polícia teria efetuado pelo menos sete prisões. O país declarou estado de emergência nacional

Protesto antivacina no Canadá (Foto: Reuters)


A polícia do Canadá prendeu líderes do protesto antivacina e iniciou uma operação com o objetivo de encerrar o bloqueio que paralisa a capital, Ottawa, há três semanas. A polícia teria efetuado pelo menos sete prisões. 

As manifestações começaram em protesto contra medidas sanitárias decretadas para conter a pandemia de Covid-19. Participantes dos atos pediram a queda do primeiro-ministro, Justin Trudeau, que declarou estado de emergência nacional na segunda (14) - agora o governo pode usar a força contra os manifestantes.

Leia abaixo a reportagem da Reuters: 

OTTAWA - A polícia começou a rebocar caminhões do centro de Ottawa nesta sexta-feira e intensificou as prisões de manifestantes em uma tentativa de encerrar um movimento liderado por caminhoneiros que bloqueou a capital do Canadá por três semanas e constrangeu o governo do primeiro-ministro Justin Trudeau.

Os manifestantes alinharam caminhões pesados ​​do lado de fora do parlamento e do escritório de Trudeau, e a polícia de Ottawa, temendo uma escalada ou violência, tentou dispersá-los com multas e ameaças.

Mas com dezenas de caminhões ainda ocupando o centro da cidade, a polícia prendeu na quinta-feira dois dos líderes do movimento e os acusou de dano. Na sexta-feira, após uma noite de neve pesada, os policiais montaram 100 bloqueios de estradas perto do local do protesto para impedir o acesso das pessoas e privar o local de novos suprimentos, como alimentos e combustível.

"Você deve sair. Você deve cessar mais atividades ilegais e remover imediatamente seu veículo e/ou propriedade de todos os locais de protesto ilegal. Qualquer pessoa dentro do local de protesto ilegal pode ser presa", escreveu a polícia de Ottawa no Twitter.

Pelo menos um caminhão de 18 rodas foi rebocado na sexta-feira, e a polícia foi vista prendendo outro para remoção, disse um fotógrafo da Reuters. Imagens de televisão ao vivo mostraram que a polícia prendeu pelo menos 12 manifestantes.

Os manifestantes inicialmente queriam o fim dos mandatos transfronteiriços de vacina COVID-19 para motoristas de caminhão, mas o bloqueio gradualmente se transformou em uma manifestação antigoverno e anti-Trudeau. Eles prometeram permanecer pacíficos, mas dizem que permanecerão firmes até que a polícia os remova fisicamente.

"Se eles quiserem me prender, eu vou colocar minhas mãos para fora, e eles podem torcer, me amarrar como todo mundo aqui. Vamos pacificamente", disse Mark, um manifestante da Nova Escócia que não deu seu último nome. Perto dali, manifestantes dentro de uma barraca fritavam ovos em um fogão portátil, sem planos aparentes de sair.

A polícia, que enviou centenas de policiais para o centro de Ottawa, diz que a operação para limpar o protesto levará dias. Pelo menos um BearCat, um veículo blindado de estilo militar, foi visto no centro de Ottawa.

'FICAR LONGE'

Trudeau invocou nesta segunda-feira poderes de emergência para dar a seu governo autoridades mais amplas para interromper os protestos. Os legisladores deveriam debater esses poderes temporários na sexta-feira, mas a Câmara dos Comuns suspendeu sua sessão, citando a atividade policial.

"Se você não estiver no recinto da Câmara dos Comuns, fique longe do centro da cidade até novo aviso", disse um aviso da Câmara dos Comuns.

Trudeau buscou os poderes especiais depois que os manifestantes fecharam as passagens de fronteira dos EUA, incluindo a Ambassador Bridge de Ontário para Detroit, um ponto de estrangulamento para as montadoras da região. O fechamento da ponte, que foi liberado no domingo, prejudicou as economias de ambos os países e representou uma grande crise para Trudeau.

Enquanto a polícia acelerava o trabalho para limpar o último reduto dos manifestantes, pelo menos uma dúzia de caminhões de reboque foram vistos se preparando para remover caminhões e outros veículos de protesto ainda estacionados no centro da cidade.

Muitos dos guinchos tiveram todas as marcas de identificação removidas. Antes de Trudeau invocar a Lei de Emergências, a polícia havia dito que alguns motoristas de caminhão de reboque tinham medo de cooperar com as autoridades, temendo que pudessem ser alvo de retaliação.

A Canadian Broadcasting Corp., citando fontes de segurança, disse que as autoridades estabeleceram vários centros de detenção temporária na cidade, presumivelmente para manter os manifestantes detidos.247


BLOG DO BILL NOTICIAS

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

  Dos 497 municípios, pelo menos 317 sofrem consequências dos temporais Lauro Alves/Secom As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grand...