Presidente nacional do PCdoB reforça presença feminina e digital do líder-mor do PT na chapa
Por Renata Bezerra de Melo
Luciana Santos como vice de Danilo reforça cara de Lula na chapa - Heudes Regis/SEI e Divulgação
Presidente nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos é aliada de primeira hora do PT e do ex-presidente Lula com quem tem relação antiga e estreita. Ela esteve presente nos diversos momentos da tajetória eleitoral dele desde 1989, assim como também sempre esteve ao lado da Frente Popular em Pernambuco. Não à toa a dirigente nacional dos comunistas foi fundamental em articulações decisivas, como a que resultou na retirada, pelo PT, da candidatura de Marília Arraes ao Palácio das Princesas em 2018 em favor do PSB.
Coube a Luciana, ali, fazer o meio de campo entre o PSB e o PT. Agora, ela pode ser, mais uma vez, uma peça-chave para o PSB em meio às construções para a corrida eleitoral que se avizinha. Luciana tende a ser, agora, uma nova variável a reforçar a digital de Lula na chapa encabeçada por Danilo Cabral, pré-candidato do PSB ao Palácio das Princesas, caso venha a ser a candidata a vice do socialista.
Essa tese tem ganhado força nos bastidores desde a semana passada. Luciana teria o aval de socialistas graúdos, a exemplo do governador Paulo Câmara, de quem é vice atualmente. A costura em curso passa ainda pelo reforço que a comunista daria à ala feminina na chapa, que já conta com a deputada estadual Teresa Leitão como pré-candidata ao Senado. Ter duas mulheres nessa composição daria a Danilo Cabral mais lastro para ir para uma disputa tendo duas pré-candidatas de peso no páreo, que são Marília Arraes e Raquel Lyra.
No caso da tucana, ela ainda trabalha com a previsão de ter a deputada estadual Priscila Krause na chapa, o que impulsiona ainda mais os socialistas a escolherem Luciana para assumir a missão de postular a vice-governadoria mais uma vez. Luciana deve ainda ser personagem determinante no enfrentamento a Marília Arraes, que vem ancorando sua pré-candidatura no apoio a Lula, a despeito de ter trocado o PT pelo Solidariedade.
O fato de Marília vir colando em Lula soma também para que Luciana seja convocada. No próximo sábado, Luciana estará, inclusive,com Lula em Salvador (BA). A agenda dele em Pernambuco que, como a coluna antecipara, deve compreender passagens pelo Recife, Garanhuns, Caetés e Serra Talhada e tinha previsão de ocorrer entre 10 e 15 de julho, tem, agora, nova data para agosto. O novo prazo saiu da reunião de agenda da pré-campanha do líder-mor do PT, realizada nesta terça-feira (23).
Benção > Luciana Santos chegou a lançar sua pré-candidatura ao Senado. Na ocasião, se ventilou a hipótese de ela vir a ocupar a vaga com a benção de Lula, o que pode se dar, agora, na vice.
Anarriê > Como a coluna cantara pedra, Simone Tebet teria agenda em PE, originalmente, na última sexta (24), que acabou adiada para esta semana. A ideia era que ela conferisse os festejos do São Pedro, em Caruaru. Mas a equipe dela fez alerta a aliados sobre votações no Senado que poderiam inviabilizar a agenda.