terça-feira, 15 de março de 2022

Lula quer 'renacionalizar' Petrobrás e aumentar a presença do Estado caso seja eleito em 2022

Segundo a revista Veja, a aposta eleitoral do PT será impedir as privatizações da Eletrobras e dos Correios e defender a ideia de que é preciso "renacionalizar" a Petrobrás

Lula e Gleisi Hoffmann. (Foto: Ricardo Stuckert | SERGIO MORAES/REUTERS)

Com as eleições se aproximando, as táticas para atrair a população vão sendo postas em jogo. De acordo com a revista Veja, da parte do ex-presidente Lula, duas pautas serão importantes para chegar ao seu eleitorado: impedir as privatizações da Eletrobras e dos Correios e vender a ideia de que é preciso "renacionalizar" a Petrobras.

Atualmente, na visão dos petistas, a petrolífera brasileira se guia apenas pela lógica do lucro e está a serviço única e exclusivamente de seus acionistas, e não do desenvolvimento brasileiro, portanto, Lula e sua base querem aumentar a presença do Estado em empresas consideradas estratégicas para o desenvolvimento do país, relata a mídia.

No entanto, renacionalizar a Petrobras não significa reestatizar a empresa que continuaria com o capital aberto, no caso, a ideia do partido e se deu líder é colocar "os interesses do povo" acima do dos investidores na condução da companhia.

Essa posição do PT é antiga e conhecida, uma vez que o partido sempre acusou os adversários de "entreguismo", de uma suposta inclinação para entregar a Petrobras aos interesses das multinacionais, dos Estados Unidos e de todos os adversários.

Ao mesmo tempo, com a Operação Lava Jato, foi descoberto um esquema grande de corrupção envolvendo a própria Petrobras e a Eletrobras enquanto na presidência da República, quem ocupava a cadeira, era petista Dilma Rousseff.

Segundo a revista, nas campanhas eleitorais deste ano, é certo que os adversários dirão que o PT, ao defender a Petrobras a serviço dos interesses do povo, quer na verdade retomá-la para o controle do partido. Resta saber qual narrativa prevalecer na cabeça do eleitor. Sputnik Brasil



RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

  Dos 497 municípios, pelo menos 317 sofrem consequências dos temporais Lauro Alves/Secom As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grand...