A Prefeitura do Recife e o Comando Militar do Nordeste realizaram, neste domingo (16), apresentações de paraquedismo, exibição de viaturas e exposição simbólica
Por: Malu Mendes
Foto: Francisco Silva/DP
Na manhã deste domingo (16), o Segundo Jardim de Boa Viagem foi palco de um evento especial em homenagem aos 488 anos do Recife, celebrados no último dia 12, e também aos 80 anos da Força Expedicionária Brasileira. Promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, e pelo Comando Militar do Nordeste, o evento teve saltos livres de paraquedistas, exposição de viaturas do Exército Brasileiro e uma apresentação especial de cães de guerra.
![]() |
Foto: Francisco Silva/DP |
Como foi
Moradores e banhistas se aglomeraram próximos às grades de proteção para assistir de perto ao espetáculo dos "cometas", como são conhecidos os paraquedistas que realizaram o salto livre a mais de 4 mil pés de altura, aproximadamente 1.800 metros de altitude.
![]() |
Foto: Francisco Silva/DP |
Roberta, moradora do bairro de Boa Viagem, acompanhou atentamente o salto ao lado de seus filhos Luísa, de 1 ano, e Fernando, de 6.
"A criançada está gostando bastante! Desde ontem estamos acompanhando os preparativos. Moramos aqui na frente e desde o ano passado fazemos questão de prestigiar. É emocionante acompanhar tudo isso de perto", contou.
![]() |
Foto: Francisco Silva/DP |
O pequeno Fernando, entusiasmado, destacou o que mais lhe chamou atenção: "As viaturas, elas são muito legais! Tirei foto com várias".
Homenagem
O general Maurílio Miranda Netto Ribeiro, comandante militar do Nordeste, ressaltou a importância do evento como uma forma de celebrar a histórica relação do Exército Brasileiro com a cidade do Recife.
"O Comando Militar do Nordeste está muito agradecido e satisfeito com a oportunidade de participar dessa programação alusiva ao aniversário da cidade. Recife sempre acolheu o Exército ao longo da história e participa ativamente das nossas atividades. É uma oportunidade de homenagearmos essa cidade tão importante para nós e mostrarmos o trabalho que realizamos diariamente em prol da nação brasileira", afirmou o general.
![]() |
Foto: Francisco Silva/DP |
Ele também enfatizou o significado histórico dos 80 anos da Força Expedicionária Brasileira e a exposição montada no local para relembrar os feitos dos soldados brasileiros nos campos de batalha da Segunda Guerra Mundial.
O vice-prefeito do Recife, Victor Marques, também marcou presença no evento e destacou os valores representados pelos paraquedistas.
"Esse evento é uma oportunidade para os paraquedistas mostrarem suas habilidades, mas também para transmitir valores como coragem, capacidade de trabalho em equipe e disciplina. Esses são princípios que também fazem parte da história da nossa cidade, que luta diariamente por melhores condições de vida para sua população", disse ele.
Espetáculo de paraquedas
![]() |
Foto: Francisco Silva/DP |
O chefe da equipe de salto livre do Exército, Leonardo Vilhena, destacou a complexidade e a beleza do paraquedismo.
"O paraquedismo tem um apelo visual muito grande. É a imagem do homem se lançando no vazio, confiando no funcionamento perfeito do seu paraquedas para aterrissar em segurança. Trabalhamos o ano inteiro treinando para desafios como esse, saltando no mar e pousando em uma pequena faixa de areia. Estamos muito felizes por sermos convidados para essa atividade", comentou.
Ele também ressaltou a beleza única do Recife vista das alturas:
"Saltar aqui é diferenciado, primeiro porque a paisagem é linda. Assim que decolamos, já viramos em direção ao litoral e conseguimos ver toda essa praia espetacular. Do avião, observamos os arrecifes que dão nome à cidade. A sensação de abrir o paraquedas e contemplar o mar e a cidade é indescritível."