domingo, 16 de março de 2025

Em coletiva, PT deixa em aberto quem apoiará na disputa pelo Governo de Pernambuco

 

Partido impõe uma condição: estar no palanque do presidente Lula


                   Por Ricco Viana

Em coletiva realizada na noite desta quinta-feira (13), o senador Humberto Costa (PT) admitiu que o Partido dos Trabalhadores ainda não definiu quem apoiará na disputa pelo Governo de Pernambuco em 2026: a atual governadora Raquel Lyra (PSD), recém-filiada a um partido da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ou o prefeito do Recife, João Campos (PSB), iminente candidato ao governo estadual, e que é correligionário do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB).

No entanto, o senador – que assumiu interinamente a presidência do PT pelos próximos quatro meses – impôs uma condição que chamou de "sine qua non": o partido só apoiará um candidato que esteja no palanque de Lula em sua campanha pela reeleição, em 2026.

"Essa discussão a gente vai fazer mais para frente. Para qualquer debate com quem queira ter o apoio do PT, a condição sine qua non é estar apoiando a candidatura do presidente Lula. Isso é a pré-condição para isso. Vamos nos posicionar dentro de uma estratégia nacional, levando em consideração as características do nosso estado", afirmou Humberto.

O prefeito do Recife, João Campos, repete – sempre que perguntado – que apoiará e votará no Lula em 2026, assim como fez em 2022. Por outro lado, Raquel Lyra tem se aproximado do petista, e sua mudança de partido reflete esse movimento. No entanto, a pessedista ainda não admitiu publicamente que apoiará a reeleição do presidente.

Por sinal, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, fala sobre a possibilidade do partido lançar candidatura própria à Presidência da República, no ano que vem. Perguntado sobre esse movimento, Humberto Costa desconversou.

"Ainda é muito cedo para a gente imaginar como cada partido vai se colocar. Minha tendência é imaginar que o PSD, que tem uma ala com divergências com o PT e o governo de Lula, libere o voto nacional", disse o senador.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Maioria dos americanos desaprova gestão de Trump na economia, diz pesquisa

  Pesquisa da CBS News mostra queda de quatro pontos nos índices de apoio às políticas econômicas do ex-presidente Presidente dos EUA, Donal...