quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

População deve evitar ir a centros de teste perto do horário de encerramento, diz Estado

 

Secretaria de Saúde ressalta que 'existe uma capacidade operacional diária' nos locais


                            Por Fabio Nóbrega e Isabelle Barbosa
Teste de coronavírus - Foto: Myke Sena/Ministério da Saúde

A piora no cenário epidemiológico, com o surto cruzado de Covid-19 influenza A H3N2, e a nova exigência por testes para ida a eventos provocam uma procura ainda maior pelos exames para coronavírus em Pernambuco. 

Nesta quarta-feira (12), uma fila quilométrica ocupava o entorno do centro localizado no Geraldão, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife, maior posto de testagem administrado pelo Governo do Estado. O cenário vem sendo comum nas últimas semanas.

Com as extensas filas, há queixas de que algumas pessoas são impedidas na entrada antes do horário de encerramento. Sobre essa reclamação, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) recomenda que a pessoa se dirija com antecedência ao local do teste e evite se deslocar perto do horário de encerramento, uma vez que “existe uma capacidade operacional diária”

Dados da SES-PE mostram que a demanda de testes mais que dobrou no ginásio, que atende por demanda espontânea: antes do Natal, eram cerca de 474 exames por dia; na primeira semana do ano, o número saltou para 1 mil por dia.

Segundo a pasta, qualquer pessoa, assintomática ou sintomática, pode realizar o teste rápido de Covid-19 no Geraldão e demais centros administrados pelo Estado [veja a lista completa abaixo]. Não há restrições para fazer o teste nos postos.

Para realizar o teste, o paciente deve apresentar um documento oficial com foto e informar o número de CPF. A SES-PE também esclarece que, em caso de resultado positivo para Covid-19, um novo teste só pode ser feito após, no mínimo, 14 dias. 

Para a população que realizou a testagem nos centros sob gestão estadual, o resultado pode ser acessado no site meuexame.saude.pe.gov.br

Para verificar o andamento da amostra, o usuário precisa preencher, obrigatoriamente, alguns dados pessoais como nome completo, número de CPF e data de nascimento; a data da coleta; e o número da requisição do exame, usado para cadastramento do serviço no Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL). Essa informação é repassada pela equipe que faz a testagem.

Recife
A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife informou que a testagem para Covid-19, do tipo RT-PCR, deve ser feita, preferencialmente, até o sétimo dia do início dos sintomas. Caso a pessoa ainda esteja sintomática, a coleta pode ser realizada até o décimo dia.

Já os testes rápidos podem ser realizados a qualquer momento, uma vez que estão sendo disponibilizados para sintomáticos e assintomáticos.

Além das ações de testagem itinerantes para Covid-19, a Sesau oferece testes gratuitos no Parque Urbano da Macaxeira, no bairro de mesmo nome, e no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro.

Nestes pontos, que funcionam das 9h às 16hnão é necessário agendamento, basta apresentar um documento de identificação com foto.

A pasta municipal também oferece exames gratuitos em oito Unidades Provisórias Covid (UPC), das 8h às 17h:

- Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro;
- Upinha Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério;
- Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela;
- Upinha Vila Arraes, na Várzea;
- Centro de Saúde Professor Romero Marques, no Prado;
- Centro Social Urbano (CSU) Afrânio Godoy, na Imbiribeira;
- Upinha Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição;
- Policlínica Arnaldo Marques, no Ibura.

Para ter acesso ao serviço nestes locais, a população deve agendar o teste através do aplicativo Atende em Casa (disponível em lojas de aplicativos) ou pelo site https://testecovid19.recife.pe.gov.br.

Eventos

Para frequentar eventos em Pernambuco, com capacidade restrita a até 3 mil pessoas, será preciso apresentar um teste negativo para Covid-19 com prazo de 24 horas de antecedência em caso de exames de antígeno e 72 horas para RT-PCR - o esquema vacinal primário, com duas doses, será obrigatório para quem tem até 54 anos; quem tem 55 anos ou mais, terá que apresentar também a dose de reforço. As novas regras começam a valer nesta sexta-feira (14) e seguem, a princípio, até 31 de janeiro.

Questionado sobre a demanda, o secretário estadual de Saúde, André Longo, garantiu que Pernambuco tem testes suficientes para atender a população. O gestor informou que há 600 mil testes de antígeno no estoque e testes de RT-PCR suficientes para três a seis meses.

“Nós temos testes rápidos e estamos abastecendo os municípios. E ainda temos mais testes que estão sendo prometidos pelo Ministério da Saúde. A gente não tem problema de testes aqui, mas a gente quer que os municípios testem cada vez mais. É fundamental isso”, destacou Longo.

Centros de testagem do Estado

Cefospe - Boa Vista
Funciona por agendamento pelo Atende em Casa, de domingo a domingo, das 8h às 17h.

Seduc - Várzea
Funciona por agendamento pelo Atende em Casa ou por demanda espontânea, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Geraldão - Imbiribeira
Funciona por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 17h.  

Pontos do Testa PE

TIP - Várzea
Funciona por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 18h.

Fusam - Boa Vista
Funciona por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 17h.

Aeroporto do Recife - Imbiribeira
Funciona por demanda espontânea, exclusivo para passageiros em desembarque e funcionários, de domingo a domingo, das 8h às 17h.
 

BLOG DO BILL NOTICIAS

Maioria dos americanos desaprova gestão de Trump na economia, diz pesquisa

  Pesquisa da CBS News mostra queda de quatro pontos nos índices de apoio às políticas econômicas do ex-presidente Presidente dos EUA, Donal...