sexta-feira, 19 de junho de 2020

Brasil ultrapassa 978 mil casos e 47 mil mortes por Covid-19

O Brasil é o segundo país do mundo com maior número de infecções e óbitos em decorrência da Covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos, que possuem cerca de 2,2 milhões de casos e 117 mil mortes

(Foto: Amanda Perobelli/Reuters)

SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Brasil registrou nesta quinta-feira 22.765 novos casos de coronavírus, o que eleva o total no país para 978.142, além de mais 1.238 mortes, fazendo com que a contagem de óbitos atinja 47.748, informou o Ministério da Saúde, que apontou uma tendência de estabilização da epidemia.
O Brasil é o segundo país do mundo com maior número de infecções e óbitos em decorrência da Covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos, que possuem cerca de 2,2 milhões de casos e 117 mil mortes, e pode superar na sexta-feira a emblemática marca de 1 milhão de casos confirmados da Covid-19.
Em comparação, o terceiro país do mundo com maior número de casos é a Rússia, com pouco mais de 560 mil infecções.
Pelo terceiro dia seguido o Brasil registrou mais de 1 mil óbitos em 24 horas, repetindo tendência das últimas semanas. De acordo com o Ministério da Saúde, a epidemia se encaminha para uma estabilidade, ainda que com números altos.
“Quando você olha a inclinação da curva epidemiológica de novos casos de Covid-19 por semana epidemiológica, dá a entender que nós estamos entrando em um platô. A inclinação da curva se encaminha para uma estabilidade”, disse o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia, em entrevista coletiva.
Segundo ele, será necessário confirmar essa tendência nas próximas duas semanas.
Na quarta-feira, o chefe do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mike Ryan, já havia indicado que a situação está se estabilizando no Brasil, mas alertou que a pandemia ainda é “severa” e exige “extrema precaução”. [nS0N2D101B]
Apesar dos números permanecerem altos, muitas cidades e Estados já promovem reaberturas econômicas e flexibilizam as medidas de distanciamento social —entre eles estão São Paulo e Rio de Janeiro, os dois Estados mais afetados pela pandemia no país, segundo dados do Ministério da Saúde.
Pelos números compilados pela pasta às 17h30 desta quinta-feira, São Paulo possui 192.628 casos confirmados e 11.846 mortes. Após o recorde diário de 389 óbitos na véspera, o Estado notificou 325 mortes nas últimas 24 horas.
O Rio de Janeiro, por sua vez, conta com 87.317 infecções e 8.412 óbitos, sendo acompanhado de perto pelo Ceará na lista do ministério, uma vez que o Estado nordestino contabiliza até este momento 87.273 casos e 5.377 mortes.
Ainda de acordo com a pasta, o país possui 482.102 pacientes recuperados da doença e 448.292 em acompanhamento.


Blog do BILL NOTICIAS

Lula retoma o sonho de um Brasil grande

“Se a gente sonhar pequeno, nem lembra do sonho de manhã. As coisas grandes são resultado de muita coragem", disse o presidente Lula du...