Pesquisa do instituto Quaest divulgada nesta quarta-feira (8) indica baixa rejeição dos eleitores a uma eventual chapa com o ex-presidente Lula e o ex-governador Geraldo Alckmin de vice para as eleições de 2022.
Para 64%, Alckmin como vice de Lula não muda a intenção de voto no petista. 13% disseram que esta composição de chapa diminui a chance de votar em Lula e 12% afirmaram que Alckmin vice aumenta a chance de votar em Lula.
Veja os números:
A informação sobre a eventual chapa Lula-Alckmin não consta no relatório da pesquisa divulgado à imprensa. O assunto foi confirmado pelo diretor da Quaest, Felipe Nunes, em transmissão ao vivo sobre a pesquisa. Confira:
A pesquisa mostra Lula liderando com folga a disputa pela Presidência da República, se aproximando de uma vitória no primeiro turno. O petista lidera em todos os cenários, em primeiro e segundo turnos. Já Jair Bolsonaro permanece em segundo lugar, mas é derrotado em qualquer cenário de segundo turno.
No cenário com sete pré-candidatos, Lula teria 46% dos votos; Bolsonaro, 23%; Sergio Moro viria em terceiro, com 10%; Ciro Gomes, na quarta posição, com 5%; João Doria (PSDB), com 2%; e Rodrigo Pacheco (PSD) e Felipe D’Ávila empatados com 1%. O número de brancos e nulos é de 7% e o de indecisos, 5%.
Nas simulações de segundo turno, Lula vence em todas as situações: 55% dos votos contra 31% de Bolsonaro; 53% contra 29% de Sergio Moro; 54% contra 21% de Ciro Gomes; 57% contra 14% de João Doria; e 58% contra 13% de Rodrigo Pacheco.
O levantamento foi feito presencialmente, com 2.037 entrevistas em 120 municípios nos 26 estados e no Distrito Federal, entre 2 e 5 de dezembro. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para cima ou para baixo. Brasil247.