quinta-feira, 9 de abril de 2020

Recife inaugura mais um hospital de campanha e chega a 186 leitos para Covid-19

                 Por: Mariana Fabrício/DP
 (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

A Prefeitura do Recife anunciou a ampliação da quantidade de leitos destinados ao atendimento dos pacientes com a Covid-19. Nesta quinta-feira (9), começou a funcionar o terceiro hospital de campanha da capital, com 38 novos leitos criados na Unidade Provisória de Isolamento (UPI), instalada na Policlínica e Maternidade Professor Arnaldo Marques, localizada no bairro do Ibura, na Zona Sul da cidade. O Recife conta agora com 186 leitos para receber pacientes com novo coronavírus.

No hospital de campanha montado no Ibura, dois leitos possuem respiradores para estabilização dos pacientes mais graves. A unidade ainda está equipada com 30 concentradores de oxigênio, um raio-x digital, três monitores de sinais vitais e um desfibrilador cardíaco. Oito leitos foram destacados dentro da própria Policlínica e mais 30 camas hospitalares instaladas na unidade provisória. "Nessas estruturas, nós temos a oportunidade de ofertar aos pacientes oxigênio, que é um elemento fundamental do tratamento de pessoas que precisam de cuidados respiratórios. Além de termos condições de fazer o Raio-X, que é também um importante componente no diagnóstico e acompanhamento desses casos", comentou o secretário de saúde do Recife, Jailson Correia.

A UPI foi montada em anexo à Policlínica Arnaldo Marques, com uma porta de entrada diferente do restante da unidade para evitar cruzamento de fluxo de pacientes e profissionais direcionados a outros tipos de atendimento. Para quem precisa de outros tipos de atendimentos de emergência, o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) da Arnaldo Marques continua funcionando normalmente. "Isso é uma coisa importante, que faz parte da estratégia segregar as pessoas com síndrome gripal daquelas que irão receber o pronto-atendimento ou irão para a maternidade", esclarece o secretário.

Os pacientes que chegam na unidade com sintomas de gripe passam por uma triagem, recebem uma avaliação clínica e dependendo do quadro são liberadas para casa com as devidas recomendações de isolamento ou permanecem internadas se precisarem de algum tipo de serviço hospitalar. "Eles não têm toda a estrutura de UTI porque a ideia é que essas salas de estabilização sirvam para manter os pacientes sob cuidados intensivos, mantendo-os vivos até a transferência para uma unidade de referência. No nosso caso, na rede municipal hospitalar é o Hospital da Mulher ou uma outra unidade da rede estadual", explica Jailson Correia.

Outros dois hospitais funcionam nos bairros de Casa Amarela e Campina do Barreto, na Zona Norte da capital e mais quatro estão em construção e devem ficar prontos em maio. O Hospital da Mulher do Recife (HMR) é a unidade com maior quantidade de leitos para atender os pacientes contaminados pelo novo coronavírus, com 31 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 34 de enfermaria. De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife, o HMR já está com mais de 70% de ocupação na UTI dedicada à Covid-19.

"Todos esses investimentos são feitos com recursos exclusivos da Prefeitura do Recife. Nós já cortamos R$ 186 milhões para conseguir fazer esses investimentos no atendimento da Covid-19", comentou o prefeito Geraldo Júlio, que ainda fez um apelo para que as pessoas fiquem em casa nesse feriado da Semana Santa. "Essa será uma Páscoa diferente. Evitem encontrar os familiares pessoalmente. Façam isso por vídeo, não vamos fazer aglomerações. Precisamos ampliar o isolamento social. A Páscoa é um período que a gente passa do sofrimento para a celebração da vida. Então vamos salvar vidas", reforça. 

- Vagas na rede municipal de saúde

Hospital da Mulher do Recife (HMR) : 31 leitos de UTI e 34 de enfermaria
BR-101, s/n, Curado

Unidades Provisórias de Isolamento (UPI)

- Policlínica e Maternidade Professor Arnaldo Marques : 38 leitos
Avenida Dois Rios, sem número, Ibura

- Policlínica e Maternidade Professor Barros Lima : 42 leitos
Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, 6465, Casa Amarela

- Policlínica Amaury Coutinho : 41 leitos
Rua Iguatu, s/n, Campina do Barreto




Blog do BILL NOTICIAS

PRF quer comprar internet de Elon Musk para patrulhar áreas remotas da Amazônia

Equipamento está em fase de testes na região do Oiapoque e pode permitir que empresa do bilionário Elon Musk tenha acesso a informações priv...