POR
O prefeito Julio Lossio participa nesta terça (10), em Brasília, do anúncio dos municípios selecionados para o Centro de Iniciação ao Esporte(CIE). O convite foi feito pela ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, e pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo. O novo Centro faz parte do programa de infraestrutura esportiva que compõe o PAC 2. O evento acontece às 14h30, no Auditório da sede do DNIT.
Orçado em mais de três milhões de reais, o projeto do CIE feito pela Usina de Projetos e a secretaria de Esportes de Petrolina, prevê a construção de Ginásio Poliesportivo, área de apoio com administração, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito e academia e Arena Poliesportiva externa. Uma área que contemplará diversas modalidades olímpicas e paraolímpicas deverá ser construída em Petrolina.
Toda a documentação necessária para a viabilidade de um desses CIEs para Petrolina já está regulamentada, assim como a contrapartida do município quanto à aquisição do terreno para a construção da obra, que deverá ser construída nas imediações do pátio de eventos nas imediações do Aeroporto de Petrolina.
A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Esportes, acredita que a construção do CIE na cidade, vai potencializar ainda mais a descoberta de atletas na região além dos muitos benefícios que pode trazer no que se refere à prática esportiva e de lazer para a população.
“Petrolina já é berço de grandes atletas nacionais. Com mais infraestrutura esportiva, nossos jovens terão mais um espaço para praticar exercícios e possivelmente serão descobertos aqui, novos grandes competidores. Quem sabe com esse Centro não revelaremos, também, nomes para as Olimpiadas de 2016, que é uma das principais finalidades do governo Federal em promover a instalação de equipamentos como esse”, destaca o secretário de Esportes, Britto Júnior. O próximo passo é a aprovação final da candidatura da cidade como uma das contempladas com o CIE.
Modalidades olímpicas como esgrima, boxe, levantamento de peso, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, judô, basquete e atletismo são compreendidas pelo projeto e ainda algumas paraolímpicas tais como o esgrima de cadeira de rodas, voleibol sentado e halterofilismo.
Ascom PMP
Blog do Bill Art´s