Domingo (31) pode ser o último dia para
comprar automóveis com as alíquotas atuais do Imposto sobre Produtos
Industrializados (IPI), previstas para subir no dia 1º de abril. O
governo, no entanto, avalia prorrogar novamente o benefício, com o
objetivo de ajudar no combate à inflação e na recuperação da atividade
econômica.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e a
Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea),
se reuniram na quinta-feira (28) em São Paulo para avaliar a situação do
setor neste início de ano. Segundo a associação, o ministro se recusou a
falar sobre o possível adiamento na alta do imposto durante o encontro,
mas não descartou que isso ocorra.
Entre maio e dezembro de 2012, o governo
reduziu o IPI dos veículos flex de até 1.000 cilindradas de 7% para
zero. Em 1º de janeiro de 2013, a alíquota dessa categoria subiu para 2%
e deverá subir para 3,5% a partir de segunda-feira (01/04), voltando
aos 7% originais em 1º de julho, segundo cronograma divulgado pelo
governo no final do ano passado.
Para os veículos flex de 1.000 a 2.000
cilindradas, a alíquota do IPI caiu de 11% para 5,5% até 31 de dezembro,
subiu para 7% em 1º de janeiro e deverá ir para 9% na segunda-feira
(01/04). Para veículos a gasolina, o IPI original saiu de 13% para 6,5%
entre maio e dezembro do ano passado, foi para 8% em 1º de janeiro e a
previsão é de que chegará a 10% a partir de segunda-feira. Já para os
veículos utilitários, a alíquota de 8% ficou em 1% até dezembro, subiu
para 2% em janeiro e deverá ir para 3% agora. Em todos os casos, as
alíquotas originais voltariam a valer a partir de julho, caso o governo
decida manter o cronograma de alta do IPI.