segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Alerta - Ações de combate à dengue em Petrolina são intensificadas com ‘Sexta sem Aedes’

                       Via: carlos Britto

Foto: Jaquelyne Costa/PMP SMS

Para orientar e alertar a população sobre o aumento do número de casos de dengue em Petrolina, equipes da prefeitura estão intensificando as ações preventivas com a realização semanal da ‘Sexta sem Aedes’. Recentemente, o nível de infestação do mosquito Aedes Aegypti – responsável também pela zika e chicungunya – foi de 2,3% na cidade.

Diante desse número apontado pelo Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2022, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, foi possível identificar também os bairros onde há maior número de casos de pessoas infectadas para, assim, executar o combate dos focos do mosquito.

Os Agentes de Combate às Endemias (ACEs), além de orientar os moradores do diversos bairros sobre os cuidados necessários para evitar possíveis focos de postura de larvas do Aedes, também apontam os principais sintomas em caso de contaminação das doenças transmitidas pelo inseto e como proceder para que haja atendimento junto às Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Além disso, os agentes também realizam ações como vistoria de reservatórios, aplicam o larvicida apropriado e uma tela de proteção em algumas caixas d’água que oferecem maior risco para entrada do mosquito.

Visitas

As visitas dos ACEs acontecem ao longo do ano, mas toda sexta-feira as equipes têm se dedicado a intensificar a ação semanal para atender, principalmente, os bairros onde foram identificados maiores índices de pessoas infectadas com dengue. Na última sexta (11), as equipes estiveram no bairro Jardim Petrópolis, onde cerca de 700 residências foram vistoriadas.

No primeiro LIRAa desse ano já identificamos que o município apresenta médio risco para um surto de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, e temos cada vez mais intensificado as ações preventivas. No entanto, pedimos a colaboração de cada morador para que atenda às orientações e assim contribuir não somente para proteger seus familiares, mas os vizinhos e a população como um todo.  Essa é uma responsabilidade de todos nós“, alertou o diretor de Vigilância Epidemiológica, Acácio Andrade.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Decisão do futsal entre Palmeiras e Corinthians termina em pancadaria generalizada (vídeo)

Clube alviverde vencia por 5 a 2 quando a briga começou; não havia policiamento preventivo no local Briga na decisão entre Corinthians e Pal...