sábado, 9 de março de 2019

Codevasf investe R$ 4 milhões em operação e manutenção do Projeto Pontal, em Petrolina (PE)

   Via:Vinicius de Santana

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está investindo R$ 4 milhões em ações de operação e manutenção do Projeto Pontal, em Petrolina (PE). A empresa contratada iniciou os trabalhos de operação das estações de bombeamento e canais de irrigação no início de fevereiro e concluiu o processo de mobilização das equipes de manutenção e administração previstas no contrato.
“A manutenção é realizada nas infraestruturas que já foram implantadas e que estão em funcionamento no Projeto, com destaque para as estações de bombeamento de captação e elevatórias assim como os canais de irrigação”, explica Douglas Oliveira Nunes, técnico da Codevasf e fiscal do contrato.
No contrato, estão previstas diversas manutenções, entre elas a limpeza e a desobstrução do canal de aproximação da estação de captação; manutençãode estradas de acesso às infraestruturas do Projeto; das comportas de setor e tomadas d´água instaladas nos canais de irrigação; das estações de bombeamento e redes pressurizadas de abastecimento de água para áreas de sequeiro e capineiras coletivas (pulmões verdes) e sistemas de abastecimento humano para povoados situados no Projeto e adjacências. Além da manutenção de canais de irrigação (limpeza das margens, recuperação de placas de concreto e juntas de dilatação), dos reservatórios (limpeza e desassoreamento) e das edificações que compõem as estações de bombeamento e canteiro administrativo.
Serão contempladas também as manutenções preventivas das subestações de energia elétrica das estações de bombeamento e manutenção eletromecânica preditiva e preventiva das eletrobombas das estações de bombeamento atualmente em operação – captação e estações elevatórias (EBs 01, 02 e 03).
Sobre o Projeto Pontal
O Projeto Pontal está localizado à margem esquerda do Submédio do rio São Francisco. O acesso à área do projeto se dá pela BR 122/428, que liga Petrolina a Recife (PE), ou pela BR 407, que liga Petrolina a Picos (PI). A distância entre Petrolina e os acessos do projeto é de aproximadamente 30 km.
O objetivo do Projeto Pontal é contribuir para o desenvolvimento da região semiárida por meio da agricultura irrigada, com sustentabilidade ambiental, incorporando cerca de 7,7 mil hectares ao processo produtivo e elevando a produção e a produtividade das safras agrícolas. Com isso, deverá gerar renda, aumento da oferta de alimentos e propiciar a abertura de milhares de empregos diretos e indiretos. (Ascom)


Blog do BILL NOTICIAS

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

  Dos 497 municípios, pelo menos 317 sofrem consequências dos temporais Lauro Alves/Secom As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grand...