sábado, 9 de março de 2019

DILMA: LULA ERA UM PRESIDENTE FEMINISTA


247
A presidente deposta pelo golpe, Dilma Rousseff, participou do debate "Mulheres e Resistência", promovido pela TV 247 neste 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. Em sua fala, ela, que foi a única mulher na história do País a ocupar a cadeira da presidência da República, expõe os últimos avanços promovidos pelos governos do PT no que diz respeito às políticas públicas para mulheres e também aponta que a luta pelos direitos emancipatórios está apenas no início. "Enquanto o patriarcalismo estiver tão forte, comemoraremos o 8 de março", destaca. 
Participaram também do debate a deputada federal Benedita da Silva, a deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, a deputada federal Maria do Rosário, a ex-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres Eleonora Menicucci e a ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Tereza Campello. 
Dilma enfatizou a ação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no sentido de dar protagonismo às mulheres em seus programas e políticas públicas. "Lula foi um presidente Feminista. Eu tinha a obrigação de dar mais atenção às mulheres, mas dei continuidade às ações de um presidente que foi sensível", afirmou. 
A presidente deposta destaca que tanto o seu governo quanto o de Lula trataram a "questão da mulher como algo central a todas políticas públicas, tanto na área social, quanto na área dos direitos humanos". 
Dilma cita a Lei Maria da Penha (2006) e a Lei do Feminicídio (2006) como grandes marcos desses governos, pois “definiu e criminalizou a violência familiar contra a mulher”. “A misoginia se manifesta através da violência, esse é o aspecto mais terrível de uma sociedade patriarcal”, salienta. 
Ela também considera como grande marco no avanço do empoderamento feminino o fato de a titularidade do programa Bolsa Família ficar a cargo das chefes de família. "Dessa forma, transformamos a mulher como agente principal de combate à pobreza", elucida. 
Ela ainda ressalta em sua fala que "o oito de março será sempre comemorado enquanto a sociedade patriarcal estiver tão forte” e que "não haverá direitos humanos se as mulheres não forem consideradas".


Blog do BILL NOTICIAS

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

  Dos 497 municípios, pelo menos 317 sofrem consequências dos temporais Lauro Alves/Secom As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grand...