terça-feira, 17 de agosto de 2021

TRANSNORDESTINA - Ministro da Infraestrutura garante a Paulo Câmara (PSB) que Transnordestina chegará a Suape

              Por: Lara Tôrres/DP

Foto: Hélia Scheppa/SEI

Na última segunda-feira (16) o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), se reuniu com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em Brasília, quando garantiu que o trecho da Ferrovia Nova Transnordestina entre o município de Custódia e Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros, mais conhecido como Porto de Suape, será viabilizado. Cerca de um mês atrás, o próprio ministro afirmou que as obras da ferrovia iriam somente até o Porto do Pecém, deixando em segundo plano o ramal para o Porto de Suape.

Também estiveram na reunião o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio; o presidente de Suape, Roberto Gusmão; e o diretor de Planejamento do Porto, Francisco Martins. O trecho, de acordo com o ministro, será desmembrado da atual concessão, podendo então ser finalizado pelo Estado através de uma nova concessão. Tarcísio de Freitas também assegurou que a Ilha de Cocaia será retirada poligonal do Porto Organizado de Suape e poderá ser utilizada como terminal de uso privativo para exportação de minérios.

“O ministro deixou claro que sua declaração anterior, de que apenas o Ramal de Pecém da Transnordestina seria concluído, se referia ao que vai permanecer dentro do contrato de concessão com a TLSA. A intenção do Governo Federal é retirar o Ramal de Suape do contrato existente e liberar o trecho para que possamos fechar uma nova concessão”, afirmou Paulo Câmara.

PEC da Transnordestina 

Paulo Câmara lembrou que, antes do encontro com o ministro, enviou à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na última semana, um Projeto de Emenda à Constituição Estadual que previa a possibilidade do governo estadual explorar o serviço ferroviário dentro de seu território. 

“Temos conversas avançadas com investidores interessados em concluir a ferrovia e explorar esse novo modal logístico através de Suape, um porto campeão nacional em movimentação de cargas”, concluiu Câmara.

Na última quinta-feira (12) foi aprovada na Alepe a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Ramal de Suape, formada antes mesmo da matéria começar a ser distribuída na Comissão de Constituição e Justiça para escolha do relator, pelos deputados Aluísio Lessa (PSB), Isaltino Nascimento (PSB), Erick Lessa (PSB), Laura Gomes (DEM), Tony Gel (MDB), Fabrício Ferraz (PP), José Queiroz (PDT), Priscila Krause (DEM) e Diogo Moraes (PSB).



RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

  Dos 497 municípios, pelo menos 317 sofrem consequências dos temporais Lauro Alves/Secom As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grand...