Foto: Rodolfo Loepert/PCR
Após a cerimônia simbólica do governo do estado que impulsionou a vacinação de 10 idosos no Compaz Ariano Suassuna, a Prefeitura do Recife dará início oficialmente, nesta quarta-feira (27), a vacinação contra a Covid-19 em idosos com idade a partir de 85 anos. Para distribuir a imunização da AstraZena/Oxford, o município montou nove centros de vacinação, totalizando 65 salas de vacina, além de três pontos de drive-thru. A capital pernambucana recebeu 16.520 mil doses do imunizante produzido em conjunto pelo fármaco indiano e pela universidade inglesa e, com isso, vai avançar para a segunda etapa do Plano Recife Vacina com as 16.520 mil doses disponíveis para o grupo prioritário.
Maria das Neves, de 91 anos, saiu de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, para receber o imunizante. "Desde o início da pandemia, eu já tinha expectativa de tomar a vacina. E quando anunciaram que ia começar aqui no Recife, já pedi pra minha filha fazer o meu cadastro e agendar. Acredito e confio na vacina, tanto que tomo a de gripe todo ano", disse a aposentada, momentos antes de garantir a primeira dose da proteção contra a doença.
Seu William Machado, de 85 anos, passou os últimos meses em casa isolado, seguindo as recomendações das autoridades de saúde. O motivo pelo qual saiu de casa, nesta terça, com a filha Ruth, foi especial. "Criei coragem para estar aqui e tomar a vacina, porque nós precisamos dela para acabar com essa doença", declarou o contador aposentado.
Os centros de vacinação funcionarão, a partir desta quarta (27), de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30, para atender o público-alvo da segunda etapa do Plano Recife Vacina. Para ser imunizado, é necessário fazer um cadastro online pelo endereço
minhavacina.recife.pe.gov.br ou a partir do Conecta Recife (cujo app está disponível nas lojas PlayStore, para Android; e AppStore, para dispositivos iOS). Em seguida, o usuário poderá agendar o dia, horário e local da vacinação.
"Essa estratégia foi pensada para garantir que os idosos passem o menor tempo possível expostos ao risco, por isso estamos disponibilizando o agendamento, e abrindo vagas em vários pontos da cidade. É importante que o idoso realize o cadastro previamente para facilitar o agendamento da sua imunização", explica a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque. A gestora ressalta ainda que os idosos acamados receberão a visita de uma das 26 equipes volantes, para serem imunizados em casa.
Os idosos que não conseguirem fazer o cadastro, poderão fazer o preenchimento de dados no sistema nos centros montados pela prefeitura, onde haverá profissionais para realizar o serviço. Caso haja vagas remanescentes de agendamento prévio no momento, eles poderão receber suas doses de vacina.
Pontos de vacinação:
Compaz Dom Helder Câmara, Coque; Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela; Compaz Miguel Arraes, na Caxangá; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Escola Miguel Arraes de Alencar, na Estância; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Escola Nadir Colaço, na Macaxeira; e UPA-E Fernando Figueira, no Ibura. Os pontos do drive-thru serão no Parque da Macaxeira, Geraldão e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e também é necessário agendar.
Novas doses
As novas 11.340 doses da CoronaVac que o Recife recebeu, ontem (25), continuarão sendo aplicadas nos trabalhadores de saúde da linha de frente e nos profissionais das instituições de longa permanência para idosos e das residências inclusivas. A Prefeitura do Recife já vacinou 100% das pessoas acima de 60 anos que vivem nos abrigos regulamentados pelo SUS e as pessoas maiores de 18 anos com deficiência severa que estão institucionalizadas. Mais de 100 profissionais, entre eles enfermeiros e técnicos de enfermagem, estão envolvidos no esquema.
Vacinômetro
A população pode acompanhar diretamente a operacionalização do plano Recife Vacina graças ao vacinômetro, ferramenta que estará disponível para a população através do Conecta Recife, além do Web App https://conectarecife.recife.pe.gov.br/vacinometro/. Até o começo da tarde desta terça-feira (26), 11.023 mil pessoas dos grupos prioritários receberam a vacina contra o novo coronavírus.
Com a Covid-19, o Conecta Recife passou a ser uma importante ferramenta de base de dados, serviços e informações que podem ser acessados de maneira fácil e didática. No vacinômetro, os cidadãos poderão conferir dados como número total de doses recebidas, relatório diário e total de pessoas imunizadas, bem como doses aplicadas por Distrito Sanitário, além de vacinas aplicadas por grupos prioritários. Dentro da plataforma também estão todas as informações sobre o Plano de Vacinação do Recife (pronta para download, considerando as etapas, grupos entre outros detalhes).
Fiscalização
A Prefeitura do Recife criou um canal voltado para denúncias de pessoas que tentarem burlar a fila de vacinação contra a covid-19. A ferramenta tem o objetivo de estimular o controle social e impedir que a população que não se enquadra nos grupos definidos em cada fase do Plano Recife Vacina receba as doses. Segundo o município, será montada uma parceria com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para que as denúncias feitas pelo canal sejam apuradas e que sejam aplicadas as medidas cabíveis. O canal de denúncias irá funcionar no aplicativo Conecta Recife e já está disponível em https://conectarecife.recife.pe.gov.br. (Por: Diario de Pernambuco).