quinta-feira, 18 de junho de 2020

Juazeiro registra 14 novos casos do novo coronavírus; número de infectados sobe para 281

                    Via:Carlos Britto
Secretaria de Saúde de Juazeiro-BA. (Foto: Divulgação)

A secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro (BA) divulgou em seu boletim desta quinta-feira (18) mais 14 casos do novo coronavírus (Coid-19). Entre eles, dois são profissionais de saúde – 12 resultados foram através do teste rápido e dois pelo Laboratório Central (Lacen) de Salvador (BA). Todos os pacientes estão em isolamento domiciliar, sem gravidade e acompanhados pelas equipes de saúde do município, com idades entre 1 e 85 anos. Com essa atualização, sobe para 281 o número de pessoas com a Covid-19. Também foram registradas mais seis recuperações, totalizando 78 pacientes clinicamente curados.
No boletim também foi confirmado um óbito pela Covid-19, que ocorreu no dia 13 de junho, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). No entanto, o resultado do teste realizado pelo Lacen de Salvador só chegou na tarde desta quarta-feira (17) e está sendo inserido hoje. O paciente era do sexo masculino, tinha 85 anos e era diabético. Com este dado, sobe para 13 o número de mortos em Juazeiro.
Até o momento Juazeiro tem 2.708 notificações para o novo coronavírus, sendo 2.302 descartadas para a doença e outras 125 pessoas estão aguardando resultado e/ou coleta. Dos 281 casos positivos, 138 são do sexo feminino e 143 do sexo masculino. Deste total, 52 são profissionais de saúde. A Secretaria ressalta que existem ainda 163 pessoas em isolamento domiciliar e 27 pacientes internados, sendo 18 em leitos de UTI e 9 em leitos intermediários – estes em unidades hospitalares pertencentes à rede PEBA e também na UPA da cidade, que é a unidade referência para o tratamento da Covid-19.
Quanto ao H1N1 não há alteração nos dados, permanecendo as 73 notificações com confirmação de 18 casos, incluindo dois óbitos. Os demais pacientes positivos para H1N1 estão em seus domicílios e sem gravidade, já que existe tratamento para a enfermidade. Estão em investigação 28 exames e outros 27 já foram descartados.
Rede PEBA
A UPA de Juazeiro conta com oito leitos equipados com respiradores e dois estão ocupados, representando ainda 25% de taxa de ocupação. Para atendimento intermediário a unidade tem 12 leitos e, destes, quatro estão ocupados com uma taxa de 33% de ocupação.    
O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) dispõe de 10 leitos de UTI exclusivos para Covid-19. No entanto, dois leitos ainda não foram habilitados para uso. No boletim desta quinta, a Sesau informa que só teve acesso a informações de pacientes que moram em Juazeiro e o registro é de que seis estão na UTI. Dos 29 leitos intermediários, quatro estão ocupados com pacientes da cidade.        
O Hospital São Pedro em Remanso (norte da Bahia) tem 10 leitos de UTI. A Sesau teve a informação que dois pacientes de Juazeiro estão internados na UTI da unidade. O hospital dispõe ainda de 30 leitos intermediários e não há pacientes de Juazeiro internados. O Hospital Ernesto Simões em Salvador permanece com um paciente de Juazeiro em estado grave na UTI da unidade e o Hospital Espanhol também tem outro de Juazeiro internado na UTI.                           
O Hospital Neurocardio em Petrolina (PE) também disponibilizou cinco leitos de UTI para atendimento da rede pública. Um paciente está internado em leito de UTI disponibilizado para a rede pública, um internado em UTI dos leitos privados da unidade e outro paciente internado em leito intermediário privado. 
O Hospital Memorial, também de Petrolina, disponibilizou cinco leitos de UTI para atendimento pelo SUS. Destes, quatro estão ocupados com pacientes de Juazeiro.


Blog do BILL NOTICIAS

Maioria dos americanos desaprova gestão de Trump na economia, diz pesquisa

  Pesquisa da CBS News mostra queda de quatro pontos nos índices de apoio às políticas econômicas do ex-presidente Presidente dos EUA, Donal...