quinta-feira, 18 de junho de 2020

Juazeiro registra 14 novos casos do novo coronavírus; número de infectados sobe para 281

                    Via:Carlos Britto
Secretaria de Saúde de Juazeiro-BA. (Foto: Divulgação)

A secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro (BA) divulgou em seu boletim desta quinta-feira (18) mais 14 casos do novo coronavírus (Coid-19). Entre eles, dois são profissionais de saúde – 12 resultados foram através do teste rápido e dois pelo Laboratório Central (Lacen) de Salvador (BA). Todos os pacientes estão em isolamento domiciliar, sem gravidade e acompanhados pelas equipes de saúde do município, com idades entre 1 e 85 anos. Com essa atualização, sobe para 281 o número de pessoas com a Covid-19. Também foram registradas mais seis recuperações, totalizando 78 pacientes clinicamente curados.
No boletim também foi confirmado um óbito pela Covid-19, que ocorreu no dia 13 de junho, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). No entanto, o resultado do teste realizado pelo Lacen de Salvador só chegou na tarde desta quarta-feira (17) e está sendo inserido hoje. O paciente era do sexo masculino, tinha 85 anos e era diabético. Com este dado, sobe para 13 o número de mortos em Juazeiro.
Até o momento Juazeiro tem 2.708 notificações para o novo coronavírus, sendo 2.302 descartadas para a doença e outras 125 pessoas estão aguardando resultado e/ou coleta. Dos 281 casos positivos, 138 são do sexo feminino e 143 do sexo masculino. Deste total, 52 são profissionais de saúde. A Secretaria ressalta que existem ainda 163 pessoas em isolamento domiciliar e 27 pacientes internados, sendo 18 em leitos de UTI e 9 em leitos intermediários – estes em unidades hospitalares pertencentes à rede PEBA e também na UPA da cidade, que é a unidade referência para o tratamento da Covid-19.
Quanto ao H1N1 não há alteração nos dados, permanecendo as 73 notificações com confirmação de 18 casos, incluindo dois óbitos. Os demais pacientes positivos para H1N1 estão em seus domicílios e sem gravidade, já que existe tratamento para a enfermidade. Estão em investigação 28 exames e outros 27 já foram descartados.
Rede PEBA
A UPA de Juazeiro conta com oito leitos equipados com respiradores e dois estão ocupados, representando ainda 25% de taxa de ocupação. Para atendimento intermediário a unidade tem 12 leitos e, destes, quatro estão ocupados com uma taxa de 33% de ocupação.    
O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) dispõe de 10 leitos de UTI exclusivos para Covid-19. No entanto, dois leitos ainda não foram habilitados para uso. No boletim desta quinta, a Sesau informa que só teve acesso a informações de pacientes que moram em Juazeiro e o registro é de que seis estão na UTI. Dos 29 leitos intermediários, quatro estão ocupados com pacientes da cidade.        
O Hospital São Pedro em Remanso (norte da Bahia) tem 10 leitos de UTI. A Sesau teve a informação que dois pacientes de Juazeiro estão internados na UTI da unidade. O hospital dispõe ainda de 30 leitos intermediários e não há pacientes de Juazeiro internados. O Hospital Ernesto Simões em Salvador permanece com um paciente de Juazeiro em estado grave na UTI da unidade e o Hospital Espanhol também tem outro de Juazeiro internado na UTI.                           
O Hospital Neurocardio em Petrolina (PE) também disponibilizou cinco leitos de UTI para atendimento da rede pública. Um paciente está internado em leito de UTI disponibilizado para a rede pública, um internado em UTI dos leitos privados da unidade e outro paciente internado em leito intermediário privado. 
O Hospital Memorial, também de Petrolina, disponibilizou cinco leitos de UTI para atendimento pelo SUS. Destes, quatro estão ocupados com pacientes de Juazeiro.


Blog do BILL NOTICIAS

Lula retoma o sonho de um Brasil grande

“Se a gente sonhar pequeno, nem lembra do sonho de manhã. As coisas grandes são resultado de muita coragem", disse o presidente Lula du...