segunda-feira, 1 de abril de 2019

URUGUAI DÁ EXEMPLO AO BRASIL E DEMITE CÚPULA MILITAR APÓS OMISSÃO SOBRE CRIME NA DITADURA


DW Brasil - O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, decidiu demitir nesta segunda-feira (01/04) seu ministro da Defesa, Jorge Menéndez, e autoridades da cúpula militar do país acusadas de terem se omitido diante da confissão de um ex-oficial sobre crimes cometidos durante a ditadura militar.
O escândalo foi revelado neste fim de semana pelo jornal uruguaio El Observador. Segundo o diário, o ex-militar José Nino Gavazzo confessou ao Tribunal de Honra do Exército ter jogado em um rio, em 1973, o corpo do guerrilheiro Roberto Gomensoro. O ativista é considerado o primeiro desaparecido político da ditadura uruguaia, que se estendeu de 1973 a 1985.
A confissão, feita no ano passado, foi ignorada, e o tribunal concluiu que os atos de Gavazzo "não representaram uma afronta à honra" do Exército. A decisão foi homologada pelo Poder Executivo.
Segundo o Observador, o presidente uruguaio teria ficado muito chateado por não ter sido informado da confissão de Gavazzo, incluída nas atas do Tribunal de Honra. A assinatura de Vázquez aparece na homologação da decisão da corte ao lado da do vice-ministro da Defesa, Daniel Montiel, que assumia a pasta interinamente enquanto Menéndez estava de licença médica.
Leia o texto na íntegra na DW Brasil


Blog do BILL NOTICIAS

Decisão do futsal entre Palmeiras e Corinthians termina em pancadaria generalizada (vídeo)

Clube alviverde vencia por 5 a 2 quando a briga começou; não havia policiamento preventivo no local Briga na decisão entre Corinthians e Pal...