quarta-feira, 12 de julho de 2017

139 anos de Juazeiro leva ao público concerto, exposição, festival de fanfarras e lançamento de livro

?

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes tem programação cultural diversificada para homenagear os 139 anos da cidade. No dia 13 de julho, às 18h, no Museu Regional do São Francisco, acontece o lançamento do livro ‘Canção de Ninar Nego D’água’ e exposição ‘Juazeiro nos Caminhos da História’. Dia 14, às 20h, em frente ao Paço Municipal, haverá o concerto da Orquestra do Sertão e o Coro Vozes do Sertão; dia 15, após o hasteamento da bandeira no Paço Municipal, às 08h20, na Orla I, tem Festival de Fanfarras.

Orquestra Sertão

‘Canção de Ninar Nego D’Água’ é um livro de poemas e crônicas escrito pelo multiartista juazeirense Wellington Monteclaro, que era mais conhecido por seu talento incomum no teatro, na dança e nas artes plásticas. “Antes de transmutar-se para o plano de luz, Wellington manifestou o desejo de também tornar pública a sua literatura e me foi dada essa honrosa missão. Consegui apoio da editora CLAE e a Prefeitura entrou na parceria. Decidimos então fazer essa homenagem póstuma no aniversário da cidade que Wellington tanto amou”, explica Luiz Hélio, editor da obra do saudoso artista.
Seguindo a programação, dia 14, através de uma parceria com a Universidade do Vale do São Francisco, Juazeiro será presenteada com o Concerto da Amizade. “Juazeiro tem esse público de música erudita e nós não poderíamos deixar de aproveitar o momento para convidar essa belíssima orquestra e coro de vozes. A ideia deles é promover a circulação de música de concerto e formação de platéia, além de homenagear a cidade”, explica o Superintendente de Cultura e Turismo, Maurício Dias.
Essa será a primeira exibição do Coro e Orquestra juntos em Juazeiro. “O repertório é composto de peças clássicas e populares, escritas para coro e orquestra, num passeio por trilhas como ‘Chariots of Fire’ de Vangelis e clássicos da MPB como ‘Vilarejo’ de Marisa Monte. Uma hora de boa música para agradar a todos os gostos”, diz o Regente da Orquestra do Sertão, Ozenir Luciano.
Ainda nos festejos da cidade aniversariante, será realizado o Festival de Fanfarras, que acontece na Orla I de Juazeiro. “O encontro de Fanfarras será uma grande celebração em homenagem a Juazeiro. Sempre que temos o desfile cívico, um dos grandes sucessos de público é a apresentação de fanfarras, então decidimos oferecer esse momento aos juazeirenses, consolidando a nossa cultura. Serão 12 fanfarras, seis daqui de Juazeiro”, conclui Josinaldo Cícero (Naldinho do Kidé). (Ascom),(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Maioria dos americanos desaprova gestão de Trump na economia, diz pesquisa

  Pesquisa da CBS News mostra queda de quatro pontos nos índices de apoio às políticas econômicas do ex-presidente Presidente dos EUA, Donal...