quarta-feira, 5 de abril de 2017

Após celeuma, matadouro de Rajada será reaberto nesta sexta-feira


A reabertura do matadouro do distrito de Rajada, na zona rural de Petrolina, acontecerá nesta sexta-feira (7). A informação foi confirmada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, José Batista da Gama, logo após reunião esta semana com o gestor administrativo do abatedouro, Cândido Roberto de Araújo.
De acordo com o secretário, a reabertura do abatedouro só foi possível graças à parceria compartilhada entre a Prefeitura de Petrolina e a Associação de Desenvolvimento Comunitário do distrito de Rajada (Fundec). O matadouro foi aberto pela gestão passada por apenas uma semana, e antes das eleições municipais. Depois, fechou as portas.
A gestão passada fechou. Agora, a nova gestão da Prefeitura de Petrolina está reabrindo com muita responsabilidade. Os criadores da região estão cientes de todos os trâmites legais, como a Guia de Trânsito de Animais (GTA) para o transporte, o baú devidamente higienizado para colocar as mercadorias, além do inspetor sanitário que estamos cedendo, tudo dentro das normas“, destacou José Batista.
Segundo o prefeito Miguel Coelho, a reabertura é uma das alternativas encontradas diante da restrição para o abate de animais na cidade. O gestor explicou que será firmada uma parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) para a utilização do abatedouro localizado no campus de Ciências Agrárias. Miguel ainda disse que já estudou também a reestruturação do abatedouro municipal, seguindo todas as normas sanitárias vigentes.
Gestão
A gestão do equipamento, explicou Cândido Roberto de Araújo, será compartilhada entre a prefeitura e um grupo de técnicos, através de um contrato de comodato, e os associados serão prestadores de serviços. O espaço tem a capacidade para abater 200 animais por semana. A previsão é de que esse número aumente de acordo com a demanda e a procura de criadores e comerciantes do ramo. (foto/arquivo Blog Carlos Brito).

Blog do BILL NOTICIAS

PRF quer comprar internet de Elon Musk para patrulhar áreas remotas da Amazônia

Equipamento está em fase de testes na região do Oiapoque e pode permitir que empresa do bilionário Elon Musk tenha acesso a informações priv...