sexta-feira, 5 de abril de 2013

Hospital de Urgências e Traumas amplia atendimentos ambulatoriais



imagem imagem1O ambulatório do Hospital de Urgências e Traumas em Petrolina duplicou o número de consultas e procedimentos clínicos e cirúrgicos, alcançando a marca de 16.204 atendimentos em 2012, sendo 5.451 procedimentos em ortopedia, 6.709 em cirurgia geral e vascular, 1.160 em neurologia e 981 em cardiologia.
Desde que começou a funcionar em 2011, o ambulatório recebe pacientes encaminhados pela central de regulação da Secretaria Municipal de Saúde e pacientes do pós-operatório, procedentes do hospital. O serviço disponibiliza consultas clínicas e cirurgias eletivas de hérnia, vesícula, retirada de tumores, cirurgias ortopédicas adulto e infantil, cirurgias cardiológicas e vasculares. O hospital é o único na região a proporcionar o tratamento especializado para doenças do fígado, através da Unidade do Fígado do Vale do São Francisco.
As consultas e tratamentos são oferecidos em 15 especialidades entre elas, hepatologia, nefrologia, endocrinologia, pneumologia, cardiologia e dermatologia.
A dona de casa Francisca Rodrigues, 61 anos, moradora do Projeto Senador Nilo Coelho Núcleo – 8, explica que sofria com problemas de trombose e há 2 meses realiza acompanhamento no ambulatório, onde fez consultas e exames. “Antes da cirurgia passei pelo cardiologista, gastroenterologista e cirurgião vascular para receber os pareceres cirúrgicos, tudo com muita tranquilidade”, conta.
Segundo o diretor médico do HUT Dr. Paulo Saad a implantação do ambulatório também tem possibilitado o tratamento de pacientes que possuem doenças crônicas graves, como hepatites e até alguns tipos de câncer no próprio hospital.“O atendimento ambulatorial é diferenciado porque os profissionais podem fazer um acompanhamento contínuo dos pacientes desde a realização do diagnóstico, exames, consultas e em alguns casos a cirurgia, tudo aqui mesmo, sem a necessidade de deslocamento para as capitais onde as pessoas teriam que aguardar até meses por uma simples consulta”, disse.
Somente este ano a equipe da clínica médica diagnosticou quatro pessoas acometidas por um tipo de câncer muito agressivo que ataca o fígado, conhecido como ‘colangiocarcinoma’. “Esses pacientes foram encaminhados para o devido tratamento sob os cuidados do médico oncologista, equipe de cirurgiões e residentes”, disse o hepatologista Dr. Ricardo Pernambuco que coordena o ambulatório clínico.
Ele ainda explica que a presença dos médicos residentes, tem contribuído para a oferta de novos serviços. Na ortopedia, por exemplo, um novo tratamento ambulatorial está sendo oferecido, beneficiando crianças que nascem com ‘Pé torto congênito’ (doença genética que causa deformidade nos ossos e articulações dos pés). Mais de 40 casos são acompanhados pelo ortopedista especialista e pelos três médicos residentes. “Estamos construindo um ambiente de trabalho cada vez mais estimulante, capaz de motivar a descoberta e a formação de novos talentos, e quem ganha é a população que tem acesso a um serviço diferenciado com profissionais qualificados e atualizados,” afirmou Dr. Ricardo Pernambuco.
O ambulatório do Hospital de Urgências e Traumas de Petrolna funciona de segunda a sexta-feira das 8 às 17h no endereço: Avenida José de Sá Maniçoba,s\n, centro.
Especialidades oferecidas:
Clínico e cirúrgico
Endocrinologia
Cirurgia geral (hérnia,vesícula, retirada de tumor)
Hepatologia
Cirurgia ortopédica
Cardiologia
Cirurgia vascular
Neurologia
Cirurgia plástica reparadora
Penumologia
Hematologista
Fonoaudilogia
Fisioterapia
Neurocirurgia
Infectologia
Pré-operatório
Oncologista
Assessoria de Comunicação
HUT Petrolina
Blog do Banana

Decisão do futsal entre Palmeiras e Corinthians termina em pancadaria generalizada (vídeo)

Clube alviverde vencia por 5 a 2 quando a briga começou; não havia policiamento preventivo no local Briga na decisão entre Corinthians e Pal...