quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

RISCO À SAÚDE PÚBLICA Conselho denuncia falsos nutricionistas que prescreviam dietas em Pernambuco

 

Farsantes atuavam nas cidades do Recife e de Vitória de Santo Antão


O Conselho Regional de Nutricionistas 6ª Região (CRN-6) apresentou, nessa terça-feira (5), queixa-crime contra dois falsos nutricionistas que atuavam nas cidades do Recife e de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco.

Segundo o CRN-6, os falsos profissionais prescreviam dietas para a população. A prescrição dietética é uma atividade privativa do nutricionista, conforme a Lei Federal N° 8.234/91.

A atuação de falsos nutricionistas, portanto, significa sérios riscos à saúde.

“A prescrição dietética é prática daquele graduado e com registro ativo no Conselho de Classe. Além disso, a prescrição de dietética sem o menor conhecimento técnico-científico é um crime contra a saúde pública”, explica o presidente do CRN-6, Samuel Paulino.

A ação faz parte de ações do CRN-6 para combater o exercício ilegal da profissão de nutricionista em toda a jurisdição - Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. 

O conselho já prestou queixa-crime contra outros falsos nutricionistas nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte. 

No documento entregue à Polícia Civil, o Conselho apresentou uma série de ações e relatos que apontam a prática da contravenção penal. 

Exercer ilegalmente uma profissão regulamentada é considerado contravenção penal, passível de multa e até de prisão de 15 dias a 3 meses. (Por Portal Folha de Pernambuco).


BLOG DO BILL NOTICIAS

RS: Defesa Civil pede que pessoas não usem drones em áreas de resgate

  Cidadão não deve sair de casa se não houver necessidade Concresul/Divulgações A Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul pediu aos cida...