Descubra o que fazer quando o cadastro é
considerado inconclusivo
Via:Santanavinicius

Hoje (27) a vice-presidente de Governo da Caixa Econômica
Federal, Tatiana Thomé, apresentou um tutorial sobre os procedimentos que o
cidadão deve seguir para contestar pedidos negados ou retificar informações do
auxílio emergencial.
Veja na íntegra
As
pessoas que tiveram o pedido de auxílio emergencial considerado inconclusivo
devem fazer um novo cadastro no site ou no
aplicativo Caixa Auxílio Emergencial.
Segundo
a vice-presidente de Governo da Caixa, Tatiana Thomé, o pedido de novo
cadastro deve ser preenchido em duas situações: quando o requerimento é
considerado inconclusivo (quando o cadastro não consegue ser avaliado) ou
quando o benefício é negado. Nos dois casos, o usuário pode corrigir
informações mais de uma vez, mas a análise e a liberação do benefício depende
da Dataprev, estatal de tecnologia que verifica as informações em 17 bases de
dados.
Quem
teve o benefício negado, mas discordou dos motivos, pode contestar a análise no
site ou no aplicativo da Caixa. Nesse caso, não é possível corrigir os dados.
Apenas confirmar as informações prestadas e pedir uma nova análise.
Diferentemente da apresentação de um novo pedido, a contestação só pode ser
pedida uma vez.
Por que o cadastro foi
considerado inconclusivo?
A
vice-presidente da Caixa apresentou a lista dos principais motivos pelos quais
o cadastro é considerado inconclusivo. Entre as razões, estão a marcação como
chefe de família sem indicação de parentes, não ter informação de
sexo masculino ou feminino nas bases do governo (ou sexo masculino numa base e
feminino em outra) e incorreção no número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)
ou da data de nascimento de pessoas da família.
Também
aparecem como motivos a informação de membros da família com indicativo de
morte e usuários que declararam membros da família no primeiro pedido e não
declararam no segundo ou declararam não ser chefes de família no primeiro
pedido e informaram sustentar a família no segundo cadastro.
Por que o cadastro não foi
aprovado?
O
aplicativo e o site da Caixa informam o motivo pelo qual o pedido foi
indeferido. No entanto, segundo Tatiana, a contestação e a nova solicitação com
retificação de dados só podem ser feitas em quatro circunstâncias: quando o
requerente tem vínculo empregatício, casos de morte na família, recebe algum
benefício (seguro-desemprego, seguro-defeso ou benefício da Previdência Social)
ou renda mensal familiar superior a três salários mínimos ou meio salário
mínimo por pessoa.
Caso
o aplicativo ou o site informem outro motivo, a contestação ou a retificação de
dados num novo cadastro não poderá ser feita. A vice-presidente da Caixa
explicou que os dados informados pelo cidadão para iniciar o novo cadastro
deverão ser iguais aos da Receita Federal. As últimas versões do aplicativo
permitem o uso de documentos como carteira de motorista, carteira de trabalho e
passaporte para o cadastro. Nas primeiras versões, só era possível apresentar a
carteira de identidade.
A
tela de abertura do aplicativo exige CPF, nome completo, data de nascimento e
nome da mãe. Caso o usuário tenha mãe desconhecida nos dados da Receita, deverá
marcar a opção, que aparece no aplicativo. As regras de pedido e de contestação
são definidas pelo Ministério da Cidadania. A Caixa apenas executa o pagamento.
Como faço para saber o
resultado da minha solicitação do Auxílio Emergencial?
1º
passo: Acesse aplicativo Caixa Auxílio Emergencial ou site e clique em “Acompanhe sua
solicitação”;
2º
passo: Preencher nome, data de nascimento, CPF e nome da mãe;
Caso
o auxílio não seja aprovado, será apresentado ao cidadão o motivo.
Se discordar, pode fazer nova solicitação (para corrigir informação) ou
contestar o resultado.
Para
corrigir informações já cadastradas, basta clicar em “Nova solicitação” e
preencher os dados.
Como faço para contestar
motivo de cadastro não aprovado?
1º
passo: Acesse aplicativo Caixa Auxílio Emergencial ou site “Acompanhe sua solicitação”;
2º
passo: Preencha nome, data de nascimento, CPF e nome da mãe;
3º
passo: Clique em “Contestação” e confirmar que quer fazer a contestação. A
contestação só pode ser feita apenas uma vez. Serão apresentados os motivos da
não aprovação;
4º
passo: Confirme a declaração da veracidade das informações prestadas;
5º
passo: Envie contestação vai pra análise.
O
cidadão pode acompanhar o resultado da contestação no aplicativo ou no site.
Basta clicar em “Acompanhe sua solicitação”.
O que fazer se o cadastro for
considerado inconclusivo?
1º
passo: Acesse aplicativo Caixa Auxílio Emergencial ou site “Acompanhe sua solicitação”;
2º
passo: Preencha nome, data de nascimento, CPF e nome da mãe;
Aparecerá
lista dos prováveis motivos do cadastro estar inconclusivo.
3º
passo: Fazer nova solicitação.
Aguardar
a avaliação da Dataprev. Para consultar a resposta, basta clicar em “Acompanhe
sua solicitação”.(Agência Brasil)