quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

STF DEVE BARRAR PROJETO DE DAMARES QUE TIRA CRIANÇAS DA ESCOLA

ABr | STF | ASCOM

247
A tentativa do governo Bolsonaro em aprovar um projeto que tira as crianças da escola - a homeschooling, educação em casa - pode esbarrar no STF (Supremo Tribunal Federal). A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, afirmou que o texto da MP está praticamente pronto e deverá ser encaminhado ao Congresso já em 1º de fevereiro. A oposição, no entanto, deve acionar o Supremo com um mandado de segurança para tentar anular a medida.
A reportagem do jornal Valor explica que "o argumento [da oposição] será o de que a MP - que tem força de lei, mas pode perder a validade se não for aprovada pelo Congresso em 60 dias - só é admitida em situações de relevância e urgência, o que não se aplicaria ao caso do ensino domiciliar. O correto, de acordo com fontes, seria tentar implementar a prática por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC)."
Segundo a matéria, "se o pedido não surtir efeito e a medida vier a ser de fato legitimada pelo Legislativo, os partidos de oposição devem entrar com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) na Corte. Nesse caso, o plenário decidirá se o ensino em casa viola o artigo 205 da Carta Magna, segundo o qual 'a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade'."
Sobre a constitucionalidade da homeschooling, o texto do jornal ainda destaca: "esse posicionamento foi defendido pela Advocacia-Geral da União (AGU) no governo de Michel Temer. 'A Constituição não conferiu aos pais a faculdade de levar ou não os filhos à escola. Foi estabelecido um dever, de frequência escolar, que também deve ser observado pelos pais', observou a então ministra Grace Mendonça. Seu sucessor, André Mendonça, deve arguir em sentido contrário."


Blog do BILL NOTICIAS

Maioria dos americanos desaprova gestão de Trump na economia, diz pesquisa

  Pesquisa da CBS News mostra queda de quatro pontos nos índices de apoio às políticas econômicas do ex-presidente Presidente dos EUA, Donal...