sexta-feira, 22 de junho de 2018

TIJOLAÇO: GEÓLOGA DA PETROBRAS DIZ QUE CONGRESSO BRASILEIRO SAQUEIA SEU PRÓPRIO PAÍS

WILTON JUNIOR

Com base em artigo da geóloga Ana Patrícia Laier, o blog Tijolaço aponta como o congresso nacional age contra o próprio país ignorando o volume de reservas que está em jogo na seção às empresas estrangeiras. A geóloga afirma que há uma discrepância de 15 bilhões de barris de petróleo desde a capitalização da Petrobras, em 2010, para os dias de hoje, quando se pode verificar o verdadeiro potencial da área do campo de Búzios.

O Tijolaço diz que “Trata-se, essencialmente, de áreas do campo de Búzios (antes conhecido como Franco) e ainda a de outros que, somadas, representam um potencial de extração de cerca de 20 bilhões de barris. Isso é mais do que temos, hoje, em reservas de petróleo certificadas. No negócio da capitalização, a União vendeu à estatal o direito de explorar o mínimo que se estimava na época, 5 bilhões de barris, com a revisão de que jazidas excedentes pudessem ser adjudicadas à Petrobras pelo regime de partilha, dividindo com o governo brasileiro o que viesse a ser produzido a mais.”
O blog ainda aponta que os estudos na área avançaram e que os números foram modificados: “(...) viu-se à medida em que os estudos sísmicos e os poços pioneiros avançavam, era muito mais: quadruplicou a expectativa dos reservatórios de óleo. E, com ela, a expectativa de ganhos para o Estado brasileiro, algo em torno de 650 bilhões de reais.”(247).
Leia mais aqui.

Blog do BILL NOTICIAS

Incêndio de grandes proporções atinge colégio centenário em Santa Maria (RS)

  Em rede social, o prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo (PSD), afirmou que está acompanhamento o caso.                                 P...