terça-feira, 20 de março de 2018

MULHERES DO MST OCUPAM USINAS DA CHESF

:

Rede Brasil Atual - Na manhã desta terça-feira (20), cerca de duas mil mulheres sem terra ocuparam a sede da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), em Paulo Afonso, localizada no nordeste da Bahia. A mobilização é parte da Jornada de Lutas do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, o MST, que também na manhã de hoje ocuparam a fábrica da Nestlé em São Lourenço-MG. A Polícia Militar de Minas Gerais, estado governado pelo petista Fernando Pimentel, invadiu a empresa e, sem diálogo, lançou bombas de gás lacrimogênio contra as manifestantes. Duas mulheres ficaram feridas e outras passaram mal com o efeito do gás.
A ocupação mobiliza trabalhadoras assentadas e acampadas dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, com o objetivo de barrar as medidas antipopulares do governo Temer e as privatizações de empresas estatais como a Chesf.
A estatal atua com capital aberto e trabalha na geração e transmissão de energia em alta e extra-alta tensão, a partir da bacia hidrográfica do rio São Francisco. As sem terra enfatizam que a Chesf é do povo e, portanto, os frutos de sua produção devem estar a serviço da classe trabalhadora e não de empresas privadas.
Xingó
No Sergipe, mais de trezentas mulheres ocuparam a portaria da Usina de Xingó, em Canindé de São Francisco. As trabalhadoras residem no perímetro irrigado do Jacaré Curituba e afirmam que irão permanecer no local até que uma audiência seja marcada com a superintendência da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Reivindicam também que a audiência seja realizada com a presença de um procurador federal, pois querem documentada a informação de quem é a responsabilidade da gestão do perímetro irrigado do Jacaré Curituba.
Lucinéia Durães, da direção nacional do MST, diz que a água faz parte da soberania nacional. "Um povo que não controla seus recursos naturais não tem condição de ser soberano. Por isso ocupamos Chesf para dizer que defendemos o trabalho, defendemos nosso país e, principalmente, o nosso povo".

Blog do BILL NOTICIAS

Maioria dos americanos desaprova gestão de Trump na economia, diz pesquisa

  Pesquisa da CBS News mostra queda de quatro pontos nos índices de apoio às políticas econômicas do ex-presidente Presidente dos EUA, Donal...